Quarentena Literária: Conheça vários projetos on line que estão conseguindo manter nossa paixão pela leitura

 

Não fomos só nós que, através da campanha #ParaAGenteLembrarDaPoesiaDaVida, arranjamos um jeitinho de a literatura servir de apoio e alimento nos longos dias dessa quarentena.

Muitas pessoas se uniram a outras pessoas, através de projetos literários virtuais, que permitiram a criação de espaços para discussões interessantes ou encontro de almas afins.

Entre as experiências que nos chegaram, compartilhamos com vocês as seguintes:

  • O jornalista e roteirista Valmir Moratelli teve a ideia de produzir um clipe em que 50 pessoas de diversas áreas profissionais mostraram, de suas casas, o livro que estava sendo seu companheiro de quarentena. A ideia era promover um aquecimento da venda on line de livrarias que sentiam os primeiros efeitos da crise econômica. Alguns que participaram da ação: Cinnara Leal, atriz – “Um defeito de cor”; Ricardo Brajterman, advogado – “Os advogados vão ao cinema”; Dandara Mariana, atriz – “Hibisco Roxo”; Nana Moraes, fotógrafa – “Pequeno manual antirracista”; Rosane Svartman, autora – “Memórias póstumas de Brás Cubas”; Natalia Gonsales, atriz – “Reforma o Revolucion” e “Sapiens”; Amanda Lee, atriz e triatleta – “A coragem de ser imperfeito”; Romeu Evaristo, ator – “Adeus, Gana”.  Confira:
  • O IEL (Instituto Estação das Letras) é muito conhecido por leitores, escritores e aspirantes à arte de escrever, aqui no Rio de Janeiro. Entre os palestrantes e professores do IEL estão figuras literárias consagradas, como José Castello, Ruy Castro, Arthur Dapieve, Fabrício Carpinejar, entre tantos outros. A pandemia provocou a realização de todas as aulas on line, o que acabou expandindo o campo de alcance dos projetos do IEL, já que os alunos podem frequentá-las, à distância, de qualquer lugar do país. A grade de cursos está no sítio do Instituto: http://estacaodasletras.com.br/. Em alguns cursos, acontece uma primeira aula aberta ao público, como aperitivo para as deliciosas que surgirão depois. Entre os cursos de agosto, destaco os dos escritores Ruy Castro  e João Paulo Vaz . Além disso, o Instituto tem promovido os eventos “Sextas com Letras”, às sextas-feiras, às 17 horas, em que, conduzidos por um leitor-guia convidado, os participantes discutem leituras previamente combinadas, através da Plataforma Zoom. Para saber sobre os eventos futuros, é só mandar email para iel@estacaodasletras.com.br. As inscrições ocorrem no seguinte endereço: https://www.sympla.com.br/iel.
  • O ator Odilon Esteves é o administrador da página Espalhemos Poesia” no Facebook , em que reproduz curtos vídeos produzidos para seu canal no Youtube.São declamações de textos literários consagrados, em que Odilon une a linguagem literária à do teatro. Como no vídeo a seguir, confira:

 

 

 

  • Em @contosmentirosos1967 no Instagram, a escritora Rosana Andréia promove as lives da “Quarta Poética“, toda quarta-feira, às 20h. Nesses encontros, recebe um convidado, normalmente outro escritor, para conversas sobre temas ligados à Literatura.

    Uma das lives conduzida pela escritora Rosana Andréia

  • O site THE QUARENTENA foi criado em abril, por um coletivo de pessoas para falar de literatura e cultura. Seus posts possuem depoimentos, entrevistas, textos literários ou sobre crítica literária. O objetivo é promover o debate de ideias e falar sobre cultura na contemporaneidade, ligando pessoas do mundo inteiro.
  • Toda sexta-feira, às 18h, em sua página no Instagram (@escolaananke), a Escola Anánke promove debates em várias áreas: Filosofia, Política, Arte e Ciência.
    Os vídeos ficam gravados no IGTV da página, bem como no canal da escola no Youtube.

    Uma das chamadas de Escola Ananke

  • No Canal da TV Cátedra Unesco (de Leitura da PUC/RJ) no Youtube, a ideia é divulgar um clássico da Literatura por semana, na série “Por que ler os clássicos?”, baseada no livro homônimo de Italo Calvino. Sandra Regina Guimarães, professora do curso “Os Clássicos” do CCE-PUC/RJ, protagoniza os vídeos da série, apresentando as histórias comentadas de “Ilíada” e “Odisséia”, por exemplo.
  • Conheça também o projeto Aleatórios , que foi adaptado aos tempos de pandemia. O Aleatórios é um evento que está em seu segundo ano e traz escritores da Baixada Fluminense para produção de contos temáticos e leitura sem assinatura. Ele pode ser acompanhado pelo canal de Thiago Kuerques. Durante a pandemia do novo coronavírus o evento já fez parceria com escola de teatro, com compositores e com ilustradores. Confira:

 

 

 

 

E vocês?

Possuem alguma dica para dividir com nossos seguidores?

Estão realizando algum projeto literário nesse período? Conte-nos e, quem sabe, podemos ajudar a divulgá-lo!

 

Equipe LITERATURA (canal.literatura@artecult.com) do ARTECULT.COM  

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *