Aula inaugural do e-Cidade faz história

Alunos do Instituto Federal da Bahia-IFBA

Pela primeira vez, desde 2013, um software público realiza um curso de capacitação que aproxima as empresas que prestam serviços ao software, a comunidade e os alunos de uma instituição pública de ensino superior. A aula inaugural aconteceu na quarta-feira, dia 22/07, e contou com a presença de quase 40 alunos do Instituto Federal da Bahia-IFBA.

O curso foi oferecido gratuitamente para o IFBA e participantes da comunidade sob a liderança do Comitê Gestor do e-Cidade, composto pelas empresas DBSeller, CPD Municipal, Contass, Navarro Tecnologia e a cooperativa LibreCode. O conteúdo tem um foco técnico e busca ensinar a linguagem PHP aplicado ao e-Cidade.

Na visão do professor Wanderlei Silva, da empresa CPD Municipal, a aula inaugural foi um sucesso e um importante marco alcançado pela comunidade. Na aula inaugural foram abordados o inicio do software e-Cidade, a sua importancia até hoje como genuíno software público brasileiro, as parcerias e projetos  que o curso proporcionará envolvendo o e-Cidade e o ” Cidades Inteligentes”, projeto do IFBA.

Entrando na parte mais tecnica, a palestra abordou a arquitetura do e-Cidade, informações fundamentais sobre o sistema, a filosofia e importancia do cenário atual do software público.

O professor contou com o apoio de Wellington Carvalho ( Sertão Digital) e Gabriel Senna ( DBseller) que também vão ministrar o curso.

Para Gabriel Senna, analista da empresa DBSeller, a aula sobre a arquitetura base do e-cidade foi muito esclarecedora para que os alunos entendam  o ecossistema desse GRP.

Durante a explicação do modelo cliente-servidor, Gabriel comentou sobre a base sólida do ambiente, usando tecnologias de código aberto que já conhecemos, como Linux, PostgreSQL, Apache e PHP. “Deu para perceber claramente a evolução tecnológica da plataforma durante os slides e os anos: começamos vendo que o sistema começou com aquela estrutura clássica de frontend (HTML4, CSS3, JavaScript e AJAX) e depois fomos apresentados aos frameworks mais modernos que utilizamos, como Vue.js e Laravel. A parte de comunicação web também fluiu muito bem; a revisão sobre o protocolo HTTP e a estruturação em XML preparou o terreno para entendermos as diferenças entre APIs RESTful e o protocolo SOAP.”

Na abertura do evento, o convidado Corinto Meffe, especialista em Ecossistemas Digitais, comentou que o curso demonstra como o software público tem capacidade de gerar soluções e oportunidades de forma mais acelerada que outros modelos. Os alunos podem se tornar profissionais que atuem nas empresas do Comitê Gestor ou criem as suas próprias empresas, fortalecendo o empreendedorismo digital.

O curso acontece em ambiente cedido pelo IFBA e o conteúdo será aplicado diretamente no projeto de Cidades Inteligentes, que é liderado pelo Instituo na região de Irecê, na Bahia.

Conheça mais sobre o e-Cidade:
https://ecidade.softwarepublico.org/

 

Clique AQUI para ver mais artigos da Comunidade e-Cidade em parceria com o ArteCult !

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *