Você tem medo de quê?

 

Você tem medo de quê?
Das coisas darem errado?
De saírem do seu controle?

Tem medo também quando as coisas dão certo demais? Isso assusta você?

Estranha quando tudo de bom acontece, pois é muito bom para ser verdade para você?

Você desiste fácil?
Quando algo começa a dar errado, ou não sai exatamente como você desejava, você já considera que não era para ser e desiste de uma vontade ou de um sonho?

Nossa vida está sempre em constante mudança, e é isso que nos permite ter experiências boas ou ruins, que fazem parte da nossa evolução e do nosso aprendizado diário.

Segundo a definição de dicionário:

”Medo é um estado emocional que surge em resposta à consciência perante uma situação de eventual perigo.

A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo.”

 

O quanto você fica sempre em estado de alerta, apreensivo, esperando que algo ruim vá acontecer?

Essa liberação de adrenalina, essa produção de hormônios que acelera seu coração, ativa seu senso de defesa e de fuga e que gera ansiedade e stress, precisa ser bem percebida e cuidada.

O quanto perdemos de saúde em função de medos, alguns completamente infundados?

Seu medo paralisa?

Não deixe que o medo o impeça de tomar atitudes ou caminhar, de perseverar e lutar.
Embora esse sentimento muitas vezes o proteja, ele também o coloca numa posição em que fica difícil crescer e mudar, pois você trava.

O medo muitas vezes nos faz regredir, porque perdemos a garra, porque deixamos de acreditar que nosso desejo seja possível de ser alcançado.

O medo é necessário e inerente, mas não pode ser o fator primordial que vai controlar sua vida e suas decisões.

Procure conhecer seus medos. Procure perceber os gatilhos para disparar seu mecanismo de defesa.

Há diversas formas de tratamento para o medo.

Abrace seu medo e fique confortável com ele, sem se deixar imobilizar.

“Alimente sua motivação e seus medos morrerão de fome!”

Tenha certeza do que você quer, de onde quer chegar e de como vai se preparar para a caminhada!

Quando você decide conhecer suas forças, talentos e habilidades, você mapeia seus pontos fortes, conhece suas fraquezas e pontos a evoluir e busca resgatar em você suas próprias ferramentas para transformar positivamente suas vulnerabilidades.

A bravura pode ser intencionalmente conquistada através de pequenos passos, de atitudes que se transformam em hábitos e de pequenas conquistas que irão provando a você, e aos que o cercam, que a sua transformação é possível.

 

Tem medo de falar em público?

Entenda o porque, e busque cursos de oratória e técnicas de palestrante, grave sua evolução, você se surpreenderá.

Comece com pequenas experiências e vá se desafiando, se expondo, aceitando convites e participando de momentos que lhe dêem chance de ser bem sucedido, vencendo seu medo!

 

Tem medo de se expor em reuniões de trabalho com a alta gestão?

Observe os cenários técnicos e políticos culturais da sua empresa e das reuniões, aprenda a fazer uma boa leitura de ambiente, essa análise fará com que você conheça seus diferenciais e busque o momento certo para se posicionar.

Conheça suas limitações e se prepare para a cada nova oportunidade causar uma boa impressão, estar mais seguro e destacar seus resultados, se apresentando aos poucos e de forma consistente, cada vez melhor.

A preparação e o treino prévio são capazes de operar milagres.

 

Somos mais corajosos do que imaginamos ser quando nos conhecemos e encaramos nossas vulnerabilidades, transformando-as!

 

Inspirado dentre outras matérias no livro Empodere-se, da autora Maynara Fanucci, da Editora Benvirá.

Para mais artigos visite o Portal Projetando Pessoas: www.projetandopessoas.com.br

 

SANDRA PORTUGAL
Projetando Pessoas
www.projetandopessoas.com.br
Siga @projetandopessoas no Instagram

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

SANDRA PORTUGAL
Head da Projetando Pessoas há 11 anos, Empresa de prestação de serviços em coaching, mentoria de executivos e empresários, consultoria em gestão e empreendedorismo, eventos e palestras, com a missão de inspirar e desenvolver pessoas. Projetar Pessoas! Editora do Portal de Conteúdos www.projetandopessoas.com.br Matemática de formação, graduada pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Sistemas pela COPPE-UFRJ, MBA em Gestão de Negócios (FAAP-SP) e Gestão Avançada APG – Amana Key. 38 anos de experiência em posições executivas em grandes empresas, respondendo por gestão de pessoas, governança de processos e projetos complexos, tendo atuado em projetos de Transformação Digital e inovação. Sou Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante formada pelo INAP(Instituto de Neurociências Aplicada) com sólido portfólio de palestras realizado em eventos corporativos e workshops de liderança. Certificada Positive Practioner & Trainer pelo Instituto Felicidade é Ciência, atuo com Positive Coaching e Formação de Lideranças Positivas, baseados na Ciência da Felicidade e na Psicologia Positiva. Co-autora do Livro Liberte seu Poder, Editora Leader (2015), presença no Livro Undeterred (USA-2015) e autora de artigos periódicos em Portais de Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *