SESC 24 DE MAIO – Prédio revitalizado para “conversar” com o entorno

Fachada do SESC 24 de Maio – foto: SESC-Divulgação

As instalações do SESC, seja em São Paulo ou em outras cidades, sempre primou pelo projeto arquitetônico que continha um propósito social: a comunidade de trabalhadores do comércio e de serviços. Exemplo desta intenção pode-se ver em trabalhos feitos por arquitetos renomados, como o SESC Fábrica, prédio fabril, na capital paulista, reformulado para atividades de laser por ninguém menos que Lina Bo Bardi.

piscina panorâmica – foto: SESC-Divulgação

 

Não fugindo ao seu “destino”, dessa vez, o arquiteto chamado à tarefa foi Paulo Mendes da Rocha, o tão aclamado ganhador do prêmio Pritzker (é o “Oscar” da arquitetura) em 2006, e no ano passado, pelo conjunto de sua obra, o Leão de Ouro de Veneza da Bienal Internacional de Arquitetura.

A “coisa” a ser reformulada era o prédio existente ali, na esquina da rua 24 de Maio com a Dom José de Barros: o SESC 24 de Maio.

O resultado afigura-se, desde agosto, para deleite dos transeuntes da região no Centro.

As rampas que vão até o 11 andar – foto: A. Assis

No prédio, há décadas atrás, funcionava a Mesbla. A reforma durou quase 10 anos. Segundo o projeto, a ideia é permitir que pessoas passem pelo prédio e circulem por ele, mesmo que seja só no térreo. A fachada é recoberta de vidro, que não só permite a entrada de luz natural, como, também, permite que o lado de fora veja o lado de dentro e vice-versa, deixando a rua e edifício “dialogarem”.

Uma das inovações é a existência de rampas ao longo do todos os andares, o que convida ao trânsito de pessoas, no lugar do elevador fechado (mas tem elevador, viu ?). Também diferente é a área de serviços – banheiros, vestiários, escritórios de funcionários – que ganhou um espaço só seu graças à aquisição de um pequeno edifício ao lado. Isto deixa o espaço da antiga loja de departamento inteirinho ao usufruto do usuário.

Biblioteca especializada em artes e tecnologia – foto: A. Assis

Para alegria dos frequentadores, o SESC 24 de Maio tem não só as quadras de esporte, mas biblioteca, sala de leitura/aulas/oficinas, cafeteria, restaurante e “a” panorâmica piscina instalada no último andar cuja vista, segundo alguns, será um novo cartão postal da cidade, especialmente quando o verão chegar…

Vale, sim, a pena a visita.

Ver novas formas arquitetônicas que se preocupam com as pessoas já é um bom motivo para sair da poltrona e da frente da TV.

As estações mais próximas são a Anhangabaú (linha 3 vermelha) e República (linha 4 amarela). A maioria das atividades são gratuitas, mas há aquelas que são destinadas aos comerciários (obrigatoriedade de cadastro, o que eles chamam de “credencial plena) que têm prioridade.

ANDRÉA ASSIS

 


SERVIÇOS

. Onde: R. 24 de Maio, 109 – República, São Paulo – SP, 01041-001
. Horário: 09:00 às 21:00
. Telefone(11) 3350-6300

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Andréa Assis
Carioca, mas paulistana da gema radicada há mais de 20 anos na capital. Formada em Relações Internacionais, tem mestrado em Administração de Empresas em Lyon, na França. Orgulhosa da cidade onde vive, adora mostrá-la aos visitantes, sejam eles brasileiros ou não. Procura sempre descobrir lugares novos e diferentes, por isso sempre se mantém atualizada sobre o que acontece nestas bandas. Para isso, vai sempre às exposições que pipocam aqui e acolá e é sobre elas que pretende lançar seu olhar crítico que não se restringe só às obras, aos trabalhos expostos, mas também ao ambiente: como estão organizadas, se existem informações para os visitantes, enfim, se vale a pena o leitor investir o seu tempo para ir vê-las. Eventualmente, faz críticas de filmes, mas prefere deixá-las aos mais habilitados. Mas não deixa de acompanhar os lançamentos. Humildemente, pede ao leitor paciência para com o que ele lê aqui no espaço, pois a escritura e análise pedem apuro ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *