VOCÊ SENTE MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?

Responda com sinceridade: quando precisa falar em público, você dorme mal na noite anterior? Diante das pessoas sua boca fica sec, a respiração ofegante, e você não consegue pensar em mais nada além da “batedeira” em que se transformou seu coração? É difícil disfarçar o nervosismo e o público percebe seu descontrole emocional? Então você é uma das 3 entre 4 pessoas que, no mundo inteiro, sofrem de GLOSSOFOBIA – o medo de falar em público.

Em 2013, a empresa britânica OnePoll divulgou os resultados de uma pesquisa feita com 2 mil voluntários, que perguntava quais eram as situações que mais lhes causavam temor. Falar em público só ficou atrás do medo de morrer ou perder entes queridos!

Mas se é tão difícil, por que falar em público é tão importante? Primeiro porque e-mails e mensagens de texto são impessoais, não carregam a emoção e a credibilidade da comunicação oral. Ao receber e-mail do chefe dizendo “parabéns pelos resultados alcançados”, se você não ouvir a entonação de sua voz ou não vir as nuances de sua expressão facial, pode ficar em dúvida: “ele está reconhecendo meu esforço ou acha que não fiz mais que minha obrigação?”. Segundo, porque falar é a maneira mais simples de transmitir informação de um HD (o cérebro de uma pessoa) para outros (os cérebros de outras pessoas) – nunca se inventou uma maneira mais fácil de passar conhecimento adiante! Terceiro, porque ao falar para as pessoas você tem a oportunidade de construir uma boa imagem e incrementar seu marketing pessoal e profissional.

Saber passar a informação com clareza, transmitindo confiança e criando empatia com o público é requisito fundamental para aumentar a sua produtividade e impulsionar sua carreira.

A ORATÓRIA DE BOA QUALIDADE é a ferramenta através da qual você consegue se comunicar com seus ouvintes de maneira:

  • Clara;
  • Segura;
  • Com conteúdo e forma em consonância;
  • Transmitindo confiança e credibilidade;
  • Levando as pessoas à reflexão;
  • Acrescentando algo à vida de quem lhe ouve.

A boa notícia é que existem técnicas que podem te ajudar a se comunicar melhor! Ao longo das próximas colunas vou dar dicas práticas de como você pode administrar o medo e a ansiedade, preparar seu conteúdo, reforçar sua autoconfiança, incrementar seu foco e concentração, gerenciar sua voz e linguagem corporal e desenvolver a capacidade de usar a forma e as palavras certas nas apresentações de suas ideias, projetos, palestras e vendas!

 

Forte abraço e SOLTA O VERBO !

RODRIGO LACERDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rodrigo Lacerda
Rodrigo Lacerda é empresário, palestrante, apresentador, locutor e mestre de cerimônias. Com 27 anos de experiência, já se apresentou para grupos de até 50.000 pessoas, entre colaboradores e presidentes de empresas, brasileiros e estrangeiros, em pequenos eventos privados até a Rio2016. Atuou em todas as regiões do Brasil, além de metrópoles como Nova Iorque, Vegas, Miami, Barcelona, Paris e Dubai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *