Você precisa ver lógica em tudo? Cuidado você pode estar se sabotando!

Você frequentemente pensa que “os sentimentos atrapalham e são irrelevantes”?
Pensa “como as pessoas são irracionais e medíocres no que pensam”?
Afinal, “pensar de forma lógica e racional é o melhor caminho, sentimentos e emoções não são lógicos, não fazem sentido” …

Cuidado: você pode estar deixando o sabotador Hiper-racional te sabotar! E sabe como isso acontece?

Você está se sabotando sempre que você não se sente bem com isso, ou quando isso te atrapalha e não deixa você seguir em frente, ou quando causa desconforto nas pessoas a sua volta.

No caso do sabotador Hiper-Racional ele faz com que você deixe de lado os seus sentimentos e emoções e não dá atenção a necessidade emocional e sentimental do outro.

O Hiper-racional enxerga situações emocionais como algo desagradável e até desnecessário, porque para ele o mais importante é a parte intelectual e racional. Por isso gosta muito de sabedoria, conhecimento, entendimento das coisas, e não entende como as outras pessoas podem perder tanto tempo com questões “irrelevantes”, como as emocionais e sentimentais.

E as pessoas que tem esse sabotador são vistas pelos outros como fria, não tem empatia, é arrogante. Além disso, essa pessoa tem dificuldade de expor os seus próprios sentimentos e emoção, pois quer na maior parte do tempo se mostrar forte, controlando seus sentimentos.

Você já deve ter percebido que se relacionar com alguém hiper-racional não é nada fácil, devido ao distanciamento que ele tende a manter, seja no trabalho ou na vida pessoal. Por isso há pouca flexibilidade e profundidade nestas relações, pois o hiper-racional limita e impede que se conheça mais da sua vida “interna” e dos seus sentimentos.

E como não cair na armadilha do Hiper-Racional?

Permita-se sentir! Ok, isso não parece ter muita lógica não é mesmo? Kkkk

Observe a si mesmo. Preste atenção ao seu corpo, onde o hiper-racional ataca e como você se sente quando ele está no comando. Tome consciência de que ele está aparecendo e se quiser pode até dar um nome a esse sabotador, para que toda vez que ele apareça e te atrapalhe em suas relações você o jogue para escanteio.

Pratique a empatia, por si mesmo e pelo e outro. Ter empatia é sentir e mostrar apreciação, compaixão e perdão. Permita-se ter empatia por si mesmo, estamos acostumados a ouvir empatia como algo para o outro, se colocar no lugar do outro. Coloque-se no seu próprio lugar e sinta o que isso muda em suas relações.

E lembre-se de que você tem um cérebro sobrevivente que é onde os sabotadores atuam e um cérebro sábio onde sua inteligência positiva assume o controle.

Priscila TimbóCoach de Carreira e Realização Profissional

Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.

Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e de desenvolvimento humano. Desde 2015 atua como Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação.

Visite o LinkedIn de Priscila Timbó

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Priscila Timbó
Coach de Carreira e Felicidade Profissional. Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas com formação em Coaching IKIGAI. Eu acredito que o Coaching é uma forma de ajudar as pessoas a descobrir aquilo que traz satisfação em sua vida, e que coaches podem ajudar as pessoas a conquistar os seus objetivos, e pessoas que conquistam os seus objetivos evoluem e se sentem mais realizadas e felizes. Meu histórico profissional se perfaz em atuação em consultoria de recursos humanos na área de desenvolvimento humano, onde respondi por atividades como Recrutamento e Seleção de profissionais especialistas e executivos, implantação de gestão por competências, assessment de profissionais executivos e especialistas, pesquisa de clima organizacional, Aconselhamento de carreira e Outplacement (Recolocação). ATUALMENTE atendo diversos profissionais no formato de assessoria individual (presencial e online) em SERVIÇOS DE COACHING DE REALIZAÇÃO PROFISSIONAL | RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL E TRANSIÇÃO DE CARREIRA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *