RIO MATSURI: Rio terá 1º Festival de Gastronomia Japonesa

Mini Festival Rio Matsuri: o combinado do Gendai Premium Niterói

 

Estava por aqui, pensando com meus botões e planejando os próximos artigos pro ARTECULT – sim, preparem-se, ainda virão muitas novidades em 2020, desde novas paradas pela gastronomia dos Estados desse nosso Brasil continental até ensaios sobre as novas tendências e (re)visitas aos pratos clássicos que nos encantam através dos tempos – quando dei de cara com um evento que tem tudo pra ser um verdadeiro sucesso!

Sou (bem) suspeito pra falar da culinária japonesa, pois sou apaixonado por ela. Me lembro do tempo em que ainda morava em Minas, antes dos meus dezoito anos – nossa, tem tempo isso! – e não me imaginava comendo peixe cru. Argh! Deveria ser horrível, pensava naquela época…

Ledo engano! Quando fui apresentado ao universo fascinante dessa culinária que mistura SABOR e ARTE, com sensibilidade extrema, foi amor à primeira vista. Por isso, não poderia deixar de abrir espaço na minha coluna pra divulgar 1º Festival de Gastronomia Japonesa Rio Matsuri, que será um circuito inteiramente dedicado à culinária nipônica e que tomará conta da cidade no início de 2020, em janeiro.

Combinações surpreendentes aguardam os amantes da gastronomia japonesa durante a 1ª edição do Festival de Gastronomia Japonesa Rio Matsuri, que começa no dia 4 de janeiro e vai até o dia 2 de fevereiro. O público poderá desvendar os sabores do Japão em um circuito que envolve os principais restaurantes de culinária nipônica da cidade. Cada um deles terá um prato que traduz a cultura milenar do país pelo ponto de vista de seus chefs. O circuito tem o apoio do SindRio e antecipa o Festival Rio Matsuri, que aproxima o Japão do Rio entre os dias 17 e 20 de janeiro, no Riocentro.

Dos tradicionais aos mais contemporâneos, mais de 20 restaurantes fazem parte do circuito (lista completa abaixo), que tem como objetivo consolidar o mês de janeiro como o mês da culinária japonesa na cidade. A gastronomia leve e saudável caiu no gosto do carioca e é sempre uma boa pedida, ainda mais para os dias quentes de verão.

“A culinária é uma das principais portas de entrada para entender e se apaixonar pela cultura de um país. Assim, pretendemos começar a envolver a cidade no clima do Festival Rio Matsuri, que trará muitas atrações e experiências para os visitantes”, diz Milena Palumbo, diretora geral da GL events no Rio de Janeiro, responsável pelo festival de cultura, que está em sua terceira edição.

A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação. O Guia Michelin, que certifica os melhores restaurantes do mundo, concedeu mais estrelas aos restaurantes das cidades japonesas do que para qualquer outro país do mundo: sozinha, Tóquio tem mais estrelas do que Paris, Hong Kong, Nova York, Los Angeles e Londres juntas.

“O Rio Matsuri é mais um evento importante para o Rio de Janeiro e o 1º Festival Gastronômico em restaurantes japoneses também vai entrar para o calendário da cidade. A gastronomia japonesa é difundida mundo afora, os cariocas adoram e o diferencial do Rio é ter sabores diversos e com muita qualidade. Janeiro é uma ótima época para realizar esse evento, pois a cidade está com muitos turistas e consequentemente eles frequentam os restaurantes”, afirma Fernando Blower, Presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio).

Restaurantes confirmados:

Aloha Sushi – Azumi – Gendai Niterói – Grupo Benkei – Gurumê – Hachidori – Haru Sushi Bar – Japa Temaki Niterói – Ki – KõBã Izakaya – Minimok – Mitsuba – Pabu Izakaya – Sr Hashi – Sunsaki Niterói – Sushi Akyrio – Sushimar Laranjeiras – Sushimar Barra – Sushimar Recreio – Sushiten – Ten-Kai Sushi Bar – Togu- Tokkuri.

 

Sobre o Rio Matsuri

O Festival de Cultura Japonesa Rio Matsuri está em sua terceira edição, consagrando-se no calendário do Rio de Janeiro como um importante momento de intercâmbio cultural. A maior comunidade japonesa fora do Japão fica no Brasil – são cerca de 1,8 milhão de nikkeis (japoneses e seus descentes) – e cerca de 60 mil vivem no Rio, segundo o IBGE. Os amantes da cultura nipônica podem, portanto, esperar muitas experiências e atrações para todos os públicos, como exposições, danças folclóricas, shows, mangás, animes e games. Este ano, a seis meses dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Rio passará o bastão para a capital japonesa com um festival que vai reunir o melhor da cultura nipônica e também dos esportes que estarão pela primeira vez nos Jogos, como Karatê e Skate. Entre os dias 17 e 20 de janeiro, durante o Festival Rio Matsuri, o Riocentro terá um pavilhão dedicado aos esportes, promovendo experiências aos visitantes. O festival também sediará uma etapa do mundial de cosplayers.

 

SERVIÇO

Festival de Gastronomia Japonesa Rio Matsuri

  • Data: de 4 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020
  • Local: Restaurantes selecionados
  • Valor: Varia conforme restaurante
  • Mais informações: www.riomatsuri.com.br
  • Rio Matsuri 2020
  • Datas: 17 a 20 de janeiro de 2020
  • Local: Riocentro – Pavilhão 4 – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca .
  • Classificação etária: livre
  • Ingressos: de R 25 a R 40, dependendo do lote (com direito à meia entrada prevista por lei). Crianças de até 10 anos não pagam.
  • Cosplayers também terão benefício de meia entrada.
  • Matsuri Experience: R 90 (número de kits limitado)
  • Vendas pelo site: http://www.riomatsuri.com.br

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Del Schimmelpfeng
Del Schimmelpfeng é Analista Judiciário do TJERJ, mas desde que se lembra - e coloca tempo nisso! - ama cozinhar! Apesar de ter feito as faculdades de arquitetura e direito, é se misturando aos pratos, panelas e temperos que se sente inteiro, completo, pleno. É autodidata, nunca fez curso de culinária, tampouco se imaginou um profissional da área. Considera-se apenas um curioso, que procura o conhecimento em tudo e que tenta, de todo jeito, viver da melhor forma possível - apesar de todas as dificuldades. Afinal, não haveria graça se elas não existissem... Participou da décima nona edição do reality "Jogo de Panelas", apresentado por Ana Maria Braga no programa "Mais Você" da Rede Globo, sagrando-se campeão. Possui, ainda, textos publicados em livros de conto e poesia. Blog: http://delschimmelpfeng.blogspot.com Instagram: @del.schimmelpfeng

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *