Projeto traduz Sambas de Enredo para deficientes auditivos e visuais!

A Prefeitura do Rio, através da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (SUBPD) e com o apoio da empresa All Dubbing Group, traduziu os 14 sambas-enredo do grupo especial para Língua Brasileira de Sinais – Libras e Audiodescrição.

Além dos 14 sambas das escolas do grupo especial, também será interpretado o samba dos Embaixadores da Alegria, uma escola que desfila no dia das Campeãs somente com pessoas com deficiência.

A parceria com o estúdio de Libras e dublagem, All Dubbing Group, foi fundamental para a produção dos vídeos, após convite feito pela SUBPD.

 

Ana Lúcia Motta, presidente da All Dubbing Group, comentou sobre o projeto:

“É gratificante saber que com este projeto todos vão ser incluídos e poderão sentir um pouco a magia e a alegria do carnaval. É um trabalho lindo. Temos a expertise em acessibilidade e produzimos projetos para o audiovisual desde 2015, através das mídias de vídeo e em eventos, então a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência nos convidou para viabilizar o projeto que traduz e divulga os Sambas Enredos do grupo especial em Libras no Ano de 2019”.

Trecho do samba de Enredo 2019 da Mangueira em Libras

O projeto contou com sete intérpretes de libras :

“Cada intérprete gravou dois sambas e ainda tem o da Escola dos Embaixadores da Alegria, que é a escola de deficientes que desfila na Sapucaí. É gratificante saber que com este projeto todos vão ser incluídos e podem sentir um pouco a magia e a alegria do carnaval. É um trabalho lindo”, comentou Ana Lúcia.

O Subsecretário da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira, conta como se sente em relação ao projeto:

“É importante levarmos acessibilidade e inclusão a todas as pessoas com deficiência, ainda mais em uma das maiores festas do mundo. Principalmente a comunidade surda que sofre exclusão dentro do seu próprio País.”

Veja abaixo os primeiros sambas de enredo já disponíveis em libras!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serão divulgados os 14 sambas + o samba do embaixadores da alegria, escola de pessoas com deficiência que desfila na Sapucaí.
Nossos parabéns a todos os envolvidos neste excelente projeto de acessibilidade!

RAPHAEL GOMIDE

Sobre o Projeto:

 

Outros links sobre o projeto:

Links do Site da Prefeitura sobre o projeto:

Coluna do Ancelmo Góis :

Reportagem sobre o Projeto no Jornal O DIA : 
Reportagem da TV Brasil sobre este mesmo projeto no Carnaval do ano passado (2018):

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador e Diretor Geral do ArteCult.com, Sócio-fundador e editor do QuadriMundi, ambos projetos da Webstaff, sua empresa que está sendo estruturada e que também gerencia outros portais como o BandasNovas, OlheiroMusical, Bullyng nas Escolas, Reação Adversa e CasarOnLine. Apaixonado pela sua família e por toda forma de ARTE e CULTURA. No Facebook, administra vários grupos tais como Dicas de Filmes, Dicas de Livros, Dicas de Músicas , além das páginas Futuristiko (sócio-fundador), Infância80, Olheiro Musical, Bullying nas Escolas, Reação Adversa e Portal TEAmigo (app em desenvolvimento para a comunidade TEA - Transtorno do Espectro Autista).

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *