Como evitar que o perfeccionismo te atrapalhe em sua carreira profissional

Você gosta de tudo muito bem organizado e se irrita com coisas fora do lugar? Você é pontual, sempre chega antes do horário marcado e fica louco da vida com quem se atrasa? Você é metódico e procura fazer o seu trabalho seguindo uma ordem lógica?

Cuidado você pode estar sendo dominado pelo sabotador Insistente.

Sabotadores são nossos inimigos internos e formam um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crença e suposições que trabalham contra o que é melhor para nós. E os sabotadores são um fenômeno universal e aí a questão não é saber se você tem ou não tem, e sim saber quais você tem e qual é a sua força.

E o sabotador Insistente te leva ao perfeccionismo e a necessidade de organização exagerada. E ele pode fazer você se sentir frustrado e decepcionado consigo mesmo e com os outros por não conseguir alcançar os altos padrões que você espera. Que pode estar te fazendo sentir angustiado por medo de os outros estragarem a ordem e o equilíbrio que você criou.

Ou ainda, te fazer pensar constantemente que o certo é o certo e o errado é errado, e que você sabe o jeito certo, e que se o outro não consegue fazer com perfeição, então é melhor nem fazer, deixa que eu mesmo faço! Preciso ser mais organizado e metódico do que os outros para que as coisas sejam feitas.

Esse safadinho do Insistente pode estar te atrapalhando na realização das suas tarefas no seu cotidiano. Quer saber quando ele está te atrapalhando?

Você se torna uma pessoa mais rígida e reduz a flexibilidade quando aparecem mudanças repentinas ou percebe estilos diferente do seu. Se sobrecarrega de tarefas, pois acredita que você fará bem feito e aí sente ansiedade. Também pode gerar ressentimento nos outros por não acreditar que também possam fazer um bom trabalho. Se critica o tempo todo, achando que poderia ter feito melhor. E se você for um líder com seu Insistente forte é muito provável que vai gerar ansiedade e frustração na sua equipe pois serão muito cobrados para entrar um trabalho com perfeição.

Você é assim? Calma, que é possível mudar isso!

O primeiro passo é identificar e trazer para a consciência os momentos em que o seu Insistente aparece, identificar quais são os sentimentos e pensamentos que aparecem e ver claramente que eles não são bons para você.

O segundo passo é rotular os sentimento e pensamentos que esse safadinho do Insistente promove e batizá-lo com um nome, por exemplo Dona Perfeição. E você pode dizer para si mesmo: “Ah, a Dona Perfeição resolveu aparecer para dizer que o meu trabalho não está bem feito” ou “Dona perfeição apareceu de volta porque não posso delegar o trabalho ao outro, pois não fará tão bem quanto eu”.

Fazendo estas ações se tornarem um hábito você vai conseguir enfraquecer em muito o seu sabotador Insistente e se sentirá mais livre para se preocupar com outras questões.

E aí o que você achou deste assunto?

Comenta se isso faz sentido para você.

Priscila Timbó
Coach de Carreira e Realização Profissional

Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.

Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e de desenvolvimento humano. Desde 2015 atua como Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Priscila Timbó
Coach de Carreira e Felicidade Profissional. Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas com formação em Coaching IKIGAI. Eu acredito que o Coaching é uma forma de ajudar as pessoas a descobrir aquilo que traz satisfação em sua vida, e que coaches podem ajudar as pessoas a conquistar os seus objetivos, e pessoas que conquistam os seus objetivos evoluem e se sentem mais realizadas e felizes. Meu histórico profissional se perfaz em atuação em consultoria de recursos humanos na área de desenvolvimento humano, onde respondi por atividades como Recrutamento e Seleção de profissionais especialistas e executivos, implantação de gestão por competências, assessment de profissionais executivos e especialistas, pesquisa de clima organizacional, Aconselhamento de carreira e Outplacement (Recolocação). ATUALMENTE atendo diversos profissionais no formato de assessoria individual (presencial e online) em SERVIÇOS DE COACHING DE REALIZAÇÃO PROFISSIONAL | RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL E TRANSIÇÃO DE CARREIRA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *