Patrocínio esportivo e cultural. Um acordo bilateral e sua importância para a sociedade

Olá, meus amigos. Tudo bom?

Hoje vamos falar sobre apoios financeiros que sustentam a carreira de um atleta e levam visibilidade às empresas. O patrocínio.

Do latim patrocinium, patrocínio significa um auxílio, amparo, ajuda ou uma proteção. O ato de patrocinar consiste em dar uma contribuição (em dinheiro ou em serviços) com ou sem contrapartidas publicitárias. Geralmente as instituições ou empresas ajudarem financeiramente um determinado projeto em troca de publicidade.

No dia a dia, lido com atletas profissionais, semiprofissionais e amadores. Além de administrar e coordenar operacionalmente suas vidas esportivas, buscamos apoio financeiro para a manutenção daqueles que levarão a marca do empresário ao topo do pódio e ao mundo.

Dr. Estélio Dantas, professor da UNIT – Universidade de Tiradentes e um dos maiores pesquisadores de Educação Física no país, disse que “estamos no Período de Marketing – segundo a Teoria do Treinamento Esportivo”, onde tudo “gira” em torno as propagandas, como entrevistas, logomarcas em uniformes, divulgação em redes sócias, comerciais de TV ou simplesmente consumir um produto.

É muito importante também estar sempre atualizado com novas marcas, mídias e especializações. Um amigo corredor, que nos deixou esse ano, falava: “DIAS! VISIBILIDADE É TUDO!”.

Ele estava e está certíssimo! Redes sociais são o “boom” do momento. Fotos, vídeos, likes, lives, views, follows e Twitter, mostrando sempre um bom trabalho, ético, transparente, com credibilidade e resultados, aumentam a possibilidade de renovações ou novos patrocínios.

Anderson Almeida, CEO da BJJMAG, sugere que “para aumentar as chances de conquistar um patrocínio, precisa ter em mente que ele é quase um contrato de negócio, como qualquer outro. É fundamental que se apresente benefícios para a empresa patrocinadora.

Ser um campeão requer um pouco mais do que talento. Requer apoio de terceiros, seja através de serviços, alimentação, suplementação, valores ou, até mesmo, um incentivo moral. Muitos desistem da carreira por receberem muitos “NÃOS”. Isso afeta a sua autoestima, fator importantíssimo às pessoas no dia a dia. Há dois tipos de motivações: Motivação Intrínseca (de dentro para fora – onde a própria pessoa demonstra interesse) e a Motivação Extrínseca (de fora para dentro – onde o atleta em questão recebe apoio de terceiros). À segunda opção podemos chamar patrocínio. Um Apoio de terceiros.

“Nossa profissão é muito difícil!”, afirma Daniel Heleno, fundista campeão em diversas provas como 5.000, 10.000 e Meias Maratonas. “Os empresários, presidentes de assessorias, na maioria, não querem patrocinar. Só gostam de se aproveitarem dos atletas. Mas a maioria não sabe disso. Nós atletas nos ‘bancamos’ o tempo todo. Tênis, suplementos, alimentação, estadia, passagens, etc”, completa o desportista.

As sócias Marla Moreno e Conceição Morais, fundadoras da Empresa PROPES de Consultoria e Recursos Humanos, patrocinadora da Equipe DIAS COACH DE TREINAMENTO FUNCIONAL E CORRIDA DE RUA, acreditam que “ações de Responsabilidade Social e de Qualidade de Vida devem fazer parte dos investimentos de qualquer empresa, seja em projetos de patrocínio de atletas ou de cultura ou educação, pois contribuem para o desenvolvimento, inclusão e fortalecimento das relações na sociedade, assim como para difundir os valores da empresa junto aos seus ‘stakeholders’ (clientes, investidores, fornecedores, etc)”.

A despeito de sua importância, algumas causas da baixa adesão das empresas brasileiras aos projetos de patrocínio são a sua falta de estruturação, ou seja, a ausência de objetivos claramente definidos, investimento e retorno esperado (financeiro, de fortalecimento de marca, etc) e o medo de associar a marca a algo negativo que poderia gerar grandes prejuízos.”, concluem.

E você? O que acha disso? Como empresário, ajudaria um atleta? E você, atleta? Precisa de um apoio a mais?

Deixe seu comentário e continue nos acompanhando aqui e nas Redes sociais.

Forte abraços e bons treinos!

Prof. Diogo Dias.
Visite nosso Canal no Youtube e nossa página no Facebook .

Acesse também o link abaixo e fique por dentro das melhores dicas fitness, qualidade de vida, atividades físicas, culturais, alimentação e corrida de rua:

https://chat.whatsapp.com/IqfJMu0xTUULFO1rdZtisc

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

diogodias
Profissional de Educação Física/Técnico em Emergências Médicas. CREF 044956-G COREN 283443 RJ. Coordenador Técnico da Equipe Dias Coach - Personal Care. Whatsapp 21 99554-8565 e-mail: diogodiasdesouza@hotmail.com Site: https://web.facebook.com/diogodiascoach Acesse também o link abaixo e fique por dentro das melhores dicas fitness, qualidade de vida, atividades físicas, culturais, alimentação e corrida de rua: https://chat.whatsapp.com/IqfJMu0xTUULFO1rdZtisc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *