PANTERA NEGRA – TODA A GRANDEZA DE UM HERÓI

O ArteCult foi conferir, em primeira mão, a sessão especial do incrível filme “Pantera Negra”, a nova grande aposta da Marvel Studios. Fomos na cabine de imprensa realizada pela Disney no Rio de Janeiro.

Seu diretor, Ryan Coogler, já demonstrou muita eficácia e talento em filmes como: “Creed” e “FruitVale Station”. Neste filme traz consigo um grande elenco de “responsa”, composto por nomes como: Chadwick Boseman, Michael B.Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Daniel Kaluuya, Andy Serkis, Martin Freeman, Forest Whitaker e muitos outros. Tudo isso resulta no que podemos afirmar ser um dos melhores filmes de origem de super-heróis já lançados pela Marvel.

Temos na história T’Challa assumindo o trono de Wakanda, após os eventos acontecidos durante o filme Capitão America – Guerra Civil, onde o seu pai morre e ele se vê diante de uma grande responsabilidade: governar a nação, diante de ameaças internas e externas, bem como as incertezas de como conduzir sua liderança da melhor forma para seu povo.

Ryan Coogler e Joe Robert, ambos responsáveis, também, pelo roteiro do filme, trazendo uma trama bem concisa, logo não encontramos nesse filme pontas soltas.

Vê-se um bom desenvolvimento dos personagens, com ótimas cenas, todos têm seus próprios momentos para brilhar na telona. E vemos aqui também um dos filmes mais sérios do Universo Marvel.

Mas, mesmo a trama possuindo grandes reviravoltas, não é deixada à deriva a veia cômica, marca registrada Marvel. E isso não é feito de maneira aleatória: funciona bem, de maneira certeira e, dessa vez, bem equilibrada.

A trama em torno do reinado de T’Challa é conduzida para entendermos como funciona Wakanda, qual o motivo desta nação possuir uma tecnologia muito mais avançada que a do resto do mundo e a incerteza do próprio rei entre revelar a verdade sobre o seu reino ou continuar agindo de maneira isolada, assim como todos os seus antepassados.

Estes aspectos se encontram bem arraigados na trama, conduzindo-a de maneira fluida, através de um roteiro muito bem elaborado.

Vemos também uma excelente fotografia e os efeitos visuais com o padrão Marvel. Aliás, caso tenham a oportunidade de conferir em IMAX, a experiência de imersão será ainda mais promissora!

A trilha sonora desenvolvida por Ludwig Goransson, com músicas de Kendrick Lamar, pontua ainda mais positivamente a obra. O CGI é de extrema qualidade, logo não impacta em absolutamente nada a experiência de imersão no filme.

Os diversos e incríveis personagens que compõem a trama são um espetáculo a parte: T’Challa (Chadwick Aaron Boseman) encarna verdadeiramente o seu personagem e toda sua carga dramática sendo mais um grande acerto dos estúdios, além disso podemos dizer que temos até o momento um dos melhores vilões da Marvel (ao lado de Loki) em Erik Killmonger (Michael B. Jordan), traz uma atuação excelente, onde você entende a profundidade na motivação do personagem e seu antagonismo, sendo extremamente emocional e convincente o desencadear deste personagem durante trama. Alguns outros personagens merecem também destaque: a irmã de T’Challa, Shuri (Letitia Wright), sendo uma das mais carismáticas (ela é incrivel e traz momento memoráveis em suas passagens), Okoye (Danai Gurira), a general da guarda real de Wakanda (Dora Milajes) representa de maneira imponente e com muita garra a mulher guerreira, vivendo várias cenas grandiosas. E não para por aí: no forte elenco feminino temos ainda a sensacional (e ganhadora do Oscar) Lupita Nyong’o, que encarna uma das principais personagens, com todo seu apelo social, força, além de formar o par romântico com o personagem principal.

Chegada em Wakanda

Mas, alguns pontos de extrema importância que vale ressaltar sobre o filme “Pantera Negra” são suas questões sociais e políticas que são abordadas na trama, o peso da importância da representatividade que este filme traz consigo e com todo seu incrível elenco, a profundidade e importância de entender suas raízes. Também como a tecnologia e a cultura de um povo podem andar respeitosamente de mãos dadas, ou seja, tudo isso resulta em uma obra grandiosa em todos os sentidos, não somente sendo considerada como apenas mais um filme de super-herói, mas como um marco na indústria cinematográfica.

Os telespectadores vão adorar ver o Pantera Negra em ação, mas irão ainda mais amar as mensagens de reflexão, que não podemos julgar nada nem ninguém, pois não conhecemos o que cada um realmente passa.

Por fim, nos tempos atuais, “Pantera Negra” é uma obra necessária, que aborda a rica e vasta cultura Africana e isto funciona como uma grande homenagem que merece cada vez mais ser valorizada.

Vale muito a pena conferir esse filme fascinante e viver esta experiência que ele nos proporciona. Riqueza e esplendor encontram-se em todos os aspectos.

Vejam o trailer:

 

 

 

Corram para os cinemas no próximo dia 15/02 e confiram mais essa grande obra-prima da Marvel Studios em parceria com a Disney.

Forte abraço pessoal e até a próxima. WAKANDA FOREVER!

LUAN RIBEIRO

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do Rio de Janeiro. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *