GAME XP com Acessibilidade: Pela primeira vez no mundo, parque de Games tem audidescrição

Ana Lúcia Motta e Patrícia Saiago, Diretoras da All Dubbing Estúdios. Foto de divulgação.

A 2ª edição do Game XP, o primeiro Game Park do mundo, chega com acessibilidade para cadeirantes, surdos e cegos. A roda gigante e demais brinquedos terão espaço para cadeiras de rodas. Pela primeira vez no mundo um parque terá audiodescrição para pessoas cegas e de baixa visão. A All Dubbing Estúdio também terá uma equipe de intérprete de Libras que é especializada em Games. O evento acontece de 25 a 28 de julho de 2019, das 10 às 21h, no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Muitas soluções encontradas para atender as pessoas com deficiência na Game XP são frutos das dificuldades que Thiago Amaral, Supervisor de Acessibilidade da Game XP, enfrenta como cadeirante.  “Eu tento sempre observar as coisas que eu passo e que não são legais em outros eventos e trazer o que necessitamos para o Game XP”, comenta.

O trabalho da equipe de acessibilidade contou com a participação ativa do consultor cego, analista de sistemas, Leonardo Teixeira Knitell. “Assim nossa equipe disponibilizou a audiodescrição para todos de duas formas: através de um hotsite externo acessado pelo APP do Game XP de onde pode se ouvir a audiodescrição das principais atrações e mapas do parque, e também teremos ao vivo em pontos estratégicos do evento.”, explicam Ana Lúccia Motta e Patrícia Saiago, Diretoras da All Dubbing Estúdios.

A Inova Arena ganha ainda mais destaque e passa a ter um espaço exclusivo com mais de 2 mil metros quadrados. O Inova Stage está de volta com 36 horas de talks e painéis que falarão sobre seis grandes temas: Tecnologia na Educação, Tecnologia na Saúde, Bastidores do Mundo dos Games, Revolução nos Negócios, Cidades Inteligentes e Gadgets of the Future (robôs, dispositivos de comando de voz, roupas inteligentes).

A outra novidade desta edição fica por conta do Dev Park, uma área de exposição para que programadores independentes ganhem visibilidade com seus trabalhos e criem novas conexões com o mercado. A estimativa de 100 mil visitantes no parque. As pessoas com deficiência terão espaço exclusivo para atendimento.

 

Game XP já está mudando a cara do Parque Olímpico

O papel da Inova Arena é contribuir para a construção do conhecimento. Aqui, inovação e tecnologia viram entretenimento. Temos empresas que são referências em seus setores, como a Embraer que está comemorando seus 50 anos aqui conosco, e com ativações criativas e divertidas acendem a curiosidade e interesse do público de todas as idades. Além disso, com os talks e painéis do Inova Stage jogamos luz sobre temas fundamentais para nossa sociedade – explicou Roberta Coelho, CEO da Game XP.

 

Atrações da Inova Arena

CodeBuddy Tilt Brush XP: Uma experiência em realidade aumentada onde você faz um live painting em mundo 3D virtual.

Cultura Gamer Arcade: A Cultura Inglesa te convida para encarar um quiz que irá desafiar seus conhecimentos no vocabulário gamer dentro de um arcade gigante.

Dev Park: Os desenvolvedores de games independentes ganharam uma área de 200 m² com áreas de gameplay, monitores de exibição, estações de realidade virtual, além de um palco onde os Devs poderão realizar sessões de bate papo e meet & greet com o público. Ao todo, serão 24 desenvolvedores exibindo seus games, sendo 12 destes selecionados pelas inscrições online, das quais 6 são exclusivamente destinados a devs do Estado do Rio de Janeiro, 6 vagas para desenvolvedores incubados pelo Programa Rio Criativo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e mais 6 da Subsecretaria de Inovação da Cidade do Rio de Janeiro, por meio do concurso Inova Games, realizado com o projeto Naves do Conhecimento.

Embraer Visão do Futuro: experimente o futuro e embarque em uma viagem imersiva, aproveite e conheça aeronaves em realidade aumentada enquanto carrega seu celular.

Influency.me: Venha entender a profissão e conhecer os seus influenciadores favoritos!

Meu caminho Estácio: Inspirado na plataforma “Rota das Carreiras”, o estande da Estácio terá duas ações interativas na Game XP: um mini teste orientacional, como uma viagem ao futuro onde as pessoas serão apresentadas às suas jornadas conforme suas respostas e um jogo de tabuleiro em realidade aumentada, no qual os jogadores vão se tornar peças em tamanho real e poderão testar seus conhecimentos sobre diferentes temas relacionados as mais variadas profissões.

MOCS: Kit Livre com jogo VR de acessibilidade, experiências de holografia e a Pundi, onde você pode começar sua conta no mercado de bitcoins!

Oi: Holografia + Nave – Dentre tantas frentes de inovação da Oi, conheça a tecnologia 5G e jogue os games feitos pelos alunos do Nave, escola apoiada pelo Oi Futuro.

 

Inova Stage

Na segunda edição solo da Game XP o Inova Stage será, mais uma vez, palco de palestras e debates e reunirá mais de 100 speakers que falarão sobre seis grandes temas: Tecnologia na Educação, Tecnologia na Saúde, Bastidores do Mundo dos Games, Revolução nos Negócios, Cidades Inteligentes e Gadgets of the Future (robôs, dispositivos de comando de voz, roupas inteligentes). Durante os quatro dias de evento, o público poderá participar de debates esclarecedores sobre tecnologia e sociedade.

 A programação pode ser conferida no site https://www.gamexp.com.br/ e aplicativo da Game XP.

Ana Lúcia Motta e Patrícia Saiago, Diretoras da All Dubbing Estúdios. Foto de divulgação.

Sobre a ALL DUBBING

A All Dubbing é uma empresa conceituada e reconhecida no mercado de acessibilidade em recursos audiovisuais e eventos além de dublagens completas e legendagens. Atuante em diferentes esferas, sua filosofia é legitimar a todos acessibilidade e a dublagem como garantidora de cidadania plena mantendo a informação de qualidade, seja para pessoa com deficiência ou típica.

Para os Serviços de Dublagem fornecem de qualquer idioma nativo para o português (Brasil). Empresa especializada em qualquer produção: Documentários, novelas, filmes de TV, jogos, desenhos, animados e principalmente cinema. Os estúdios estão disponíveis para assumir uma grande capacidade de trabalho e garantir a melhor qualidade para os seus clientes.

A Audiodescrição, a LSE e a interpretação em LIBRAS exigem profissionais gabaritados, sensíveis à arte, pois são responsáveis por garantir uma experiência estética aos cidadãos conforme estabelece o artigo 4 da Lei Brasileira de Inclusão.

Para os serviços prestados ao Vivo, é garantida eficiência pois os profissionais têm formação e são experientes em diferentes contextos formais e culturais: filmes, espetáculos, congressos e eventos de grande porte como Carnaval Sapucaí, Game XP e Rio 2C, RH Rio 2019.

 

SERVIÇO

Game XP 2019

  • Dias: de 25 a 28 (quinta a domingo) de julho, das 10 às 21h.
  • Local: Parque Olímpico, Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401
  • na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
  • Programação: https://www.gamexp.com.br/

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *