FESTIVAL RECINE: A 19° edição do Festival acontence de 30/09 a 14/10, de forma online (plataforma no vimeo do RECINE) e presencial no Cinema Estação Net Rio

A sessão de abertura do FESTIVAL RECINE será dia 30 de setembro. No mesmo dia, haverá a inauguração da loja Cavideo, a exposição e mostra do diretor Neville D’Almeida, além de performances e lançamento de livros.

O início do evento será às 18h e a sessão às 21h, no Estação Net Rio, com curtas de todos diretores homenageados. O livro de Geraldo Veloso também será lançado no dia 30, bem como um site-livro de Carlos Alberto Mattos: Paisagens do Fim, no dia 4. Também acontecerão várias pré-estreias, sempre às 19 horas. Veja programação completa abaixo.

A Cavideo se muda definitivamente da COBAL do Humaitá e abre um novo espaço no Espaço Estação/Cavideo no Estação Net Rio, uma loja de cinema (com dvds, blue rays, livros, trilhas de filmes, poster e outros suvenires) e um espaço cultural, seguindo o mesmo modelo do Espaço Cultural Cavideo nas Casas Casadas.

 

RECINE 2021

O Festival realizará atividades no Espaço Cultural Cavideo nas Casas Casadas em Laranjeiras, no Estação Net Rio em Botafogo, na plataforma on-line do Recine e nos sites Vertentes do Cinema  e no CINELIMITE1.

Link plataforma :

https://vimeo.com/recine2021

O Festival é uma realização da CAVIDEO e do site VERTENTES DO CINEMA e conta com o apoio e parceria do CIRCUITO ESTAÇÃO NET DE CINEMA e do site americano LIMITE.

 

Mostra NEVILLE LADO B e exposição “COSMOVILLE”

A RECINE 2021 realizará a Mostra “NEVILLE LADO B” com uma série de filmes raros e praticamente inéditos do grande Neville D’Almeida, a partir do dia 30 de setembro, na plataforma vimeo do Recine e no Estação Net Rio. A mostra “NEVILLE LADO B”  tem curadoria de Cavi Borges e Igor Nolasco e a exposição sobre  o diretor, “COSMOVILLE“, tem curadoria de Cavi Borges e Rodrigo Fonseca.

“MANGUE BANGUE”, “NEW YORK ANOS 70″ ( em parceria com Hélio Oiticica), ” O BEM AVENTURADO”, ” HOJE É DIA DE ROCK”, “JARDIM DE GUERRA”, ” COSMOCOCAS”, ” MAKSUARA”, “O PODER NEGRO”, ” REDENÇÃO” entre outros curtas e videoartes.

 

 

HOMENAGEADOS

Com a temátwica: “A MEMÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO”  serão realizadas várias homenagens e retrospectivas de cineastas. Entre os homenageados: MIS (Museu da Imagem e Som), CULTNE ( CANAL DE FILMES DA CULTURA NEGRA), FABIANO CANOSA, CARLOS HUGO CRISTENSEN, OLNEY SÃO PAULO, GERALDO VELOSO, EUNICE GUTMAN, OCTÁVIO III.

FABIANO CANOSA será um dos grandes homenageados no RECINE 2021. É uma das figuras mais importantes do cinema brasileiro e um verdadeiro fio condutor entre realizadores, cinéfilos, curadores, programadores e amantes da sétima arte” , declara Cavi. A homenagem a Fabiano Canosa será parte da Recine 2021 que tem como temática: “A MEMÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO”.

“RECINE 2021 também vai homenagear o querido e saudoso GERALDO VELOSO. Vamos exibir o curta-metragem “Toda memória das Minas” , o longa “Perdidos e malditos” e o episódio inédito, com Geraldo, da série “MATERIAL BRUTO”. Além disso, vamos relançar seu livro “O CINEMA ATRAVÉS DE MIM” no dia 1 de outubro, na abertura do Festival no Estação Net Rio”, declara Cavi Borges.

Outra homenageada será a grande diretora e montadora EUNICE GUTMAN, pioneira na realização de filmes com temáticas feministas e politicas do cinema brasileiro, com uma retrospectiva com 10 de seus filmes documentais, além de alguns filmes onde foi montadora.

Um deles será CARLOS HUGO CRISTENSEN, com 11 filmes da sua fase brasileira: “MEUS AMORES NO RIO”, “AMOR PARA TRÊS”, “VIAGEM AOS SEIOS DE DUÍLIA”, “CRÔNICA DA CIDADE AMADA”, “O MENINO E O VENTO” , “ANJOS E DEMÔNIOS” , “UMA PANTERA EM MINHA CAMA” , “ENIGMA PARA DEMÔNIOS”, “A MULHER DO DESEJO”, “A MORTE TRANSPARENTE” e “A INTRUSA”.

O baiano OLNEY SÃO PAULO será outro homenageado do RECINE 2021. Serão apresentados seus filmes: “GRITO DA TERRA”, “DIAS DE ERÊ”, “MANHÃ CINZENTA” e ” CIGANOS DO NORDESTE”. Além do belo documentário de Henrique Dantas sobre Olney “SINAIS DE CINZA”.

RECINE 2021 apresenta RETROSPECTIVA OCTÁVIO III, uma homenagem ao ator, musico e produtor cultural que nos deixou ano passado.

Serão disponibilizados 20 filmes entre curtas e longas onde Octávio trabalhou atuando e performando: ” O SIGNO DO CAOS”, ” OS PRÍNCIPES”, “QUEBRANTO”, ” AMAXON”, ” A BALADA DO PROVISÓRIO”, “DJALIOH”, “PAIXÃO E VIRTUDE”, “BOA NOITE CINDERELA”, “O OBSESSOR”, “A FORMA DO VAZIO”, ” O FILME DA MONTAGEM”, “FAUSTO DE OCTÁVIO III”, “BENJAMIN ZAMBRAIA” entre outros.

A curadoria dessa Mostra é do realizador Felipe Cataldo, com colaboração de João Lanari Bo.

 

O RECINE 2021 lançará com exclusividade a série “MATERIAL BRUTO – A MEMÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO”

Criada a partir do material bruto de filmagens anteriores não utilizadas de outros projetos, traz entrevistas inéditas de mestres do cinema brasileiro. Uma coprodução entre a CAVIDEO e a DGT FILMES.

A primeira temporada tem 10 episódios e mostrará depoimentos de  mestres do cinema nacional sobre seus processos criativos e seus filmes. Estará disponível a partir do dia 1 de outubro, no canal do vimeo do RECINE 2021.

 

ESTAÇÃO OCUPADA

O cinema Estação NET Rio (Botafogo) será ocupado em toda a sua extensão. Trata-se do projeto “Estação Ocupada” que integra a programação do Festival Recine, dirigido pelo cineasta Cavi Borges.

Do dia 30 de setembro a 13 de outubro, além das sessões previstas para o Festival, a Cia Gente e diversos convidados protagonizam uma ação mais ampla contemplando diversas expressões artísticas. Servindo como uma forma de retorno às atividades presenciais da Companhia (que completou 9 anos em 2021), a Ocupação tem como eixo curatorial o uso das estações do ano de modo cíclico, totalizando 5 marcos (Verão, Outono, Inverno, Primavera e Verão).

Tratando-se especificamente das ações presenciais,  1) Espaço externo, localizado no hall/café; 2) Espaço interno, situado no interior das salas de cinema.

As ações externas são todas gratuitas e ocorrem sempre a partir das 18:40 e as ações internas, às 19h, sendo classificação e ingresso das salas necessárias de consulta à programação do Festival. A apresentação da Ocupação será do MC Slow DaBF e a produção de Paula Lopes.

SERVIÇO

De 30/09 a 13/10  Local: Estação NET Rio (Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo)

OFICINA no RECINE presencial

– Leia o filme, veja o livro

Uma reflexão sobre a empreitada de transpor uma obra para outra linguagem. Começamos com as dificuldades da adaptação literária, passamos pela fotografia e terminamos com uma reflexão sobre os usos possíveis de arquivos para filmes ficcionais, curso ministrado pelas professoras Marialva Monteiro e Bete Bullara.

SERVIÇO

Dias: 5 e 6 de outubro horários: das 10h as 12h, presencial, no Estação Net Rio.

Para inscrever-se, chegar 15 minutos antes

Bete Bullara é jornalista, fotógrafa e coautora do livro “Cinema: uma janela mágica”, com Marialva Monteiro (3ª edição UFMG); Participação como roteirista e produtora no programa Olho Mágico (TV Educativa); Roteiro e produção e vários vídeos e filmes de curta-metragem.

Marialva Monteiro é fundadora e atual presidente do Cineduc, entidade que trabalha há 50 anos com o uso da linguagem audiovisual no processo educativo. Coautora do livro “Cinema: uma janela mágica”, com Bete Bullara, sobre linguagem cinematográfica, destinado a jovens (terceira edição em 2015).

 

Lançamento do site-livro PAISAGENS DO FIM, de Carlos Alberto Mattos

Dentro da programação do festival Recine 2021, o crítico e pesquisador de cinema Carlos Alberto Mattos lançará online o seu site-livro “PAISAGENS DO FIM – Cenários reais pós-catástrofe no cinema de ficção”. A live de lançamento será na segunda-feira, 4 de outubro, às 16 horas, no canal Youtube Vertentes do Cinema.

Abordando desde filmes rodados durante a I Guerra Mundial até títulos recentes, o site-livro examina o tratamento dramatúrgico de cenários devastados por guerras, desastres naturais, acidentes nucleares, construção e destruição de barragens, etc. As “paisagens do fim” podem referir-se a seus próprios momentos históricos ou serem agenciadas para outros significados puramente ficcionais.

A pesquisa cobriu obras de cineastas como David W. Griffith, Abel Gance, John Huston, Roberto Rossellini, Billy Wilder, Chris Marker, Abbas Kiarostami, Volker Schlöndorff, Andrei Takovski, Spike Lee, Sion Sono, Jia Zhang-ke e Walter Salles, entre outros.

O site-livro reúne textos, fotos e trechos de filmes, além de remeter a outros trabalhos que tratam do mesmo tema. O estudo abrange a íntima relação do cinema com a ideia de catástrofe e a fascinação que as ruínas exercem sobre as artes desde o Renascimento.

SERVIÇO

Lançamento do site-livro PAISAGENS DO FIM, de Carlos Alberto Mattos

4 de outubro de 2021, às 16h

https://www.youtube.com/c/VertentesdoCinema

 

RECINE 2021 – Mostra Vertentes da Memória

A Memória do Cinema Brasileiro é o tema da edição 2021 da Recine. Seguindo essa linha, o crítico Fabricio Duque idealizou a curadoria da mostra Vertentes da Memória, que acontecerá na programação da Recine, na plataforma Vimeo, de 30 de setembro a 13 de outubro de 2021, onde serão exibidos 12 curtas-metragens.

Os filmes OS ÓCULOS DO VOVÔ (1913, Brasil, 5 minutos, Mudo, Ficção, de Francisco Santos), ARUANDA (1959, Brasil, 21 minutos, Documentário, de Linduarte Noronha), A ENTREVISTA (1966, Brasil, 19 minutos, Documentário, de Helena Solberg), O POETA DO CASTELO (1959, Brasil, 11 minutos, Documentário, de Joaquim Pedro de Andrade), O PÁTIO (1959, Brasil, 12 minutos, Experimental, de Glauber Rocha), A VELHA A FIAR (1960, Brasil, 6 minutos, Ficção, de Humberto Mauro), VIRAMUNDO (1965, Brasil, 38 minutos, Documentário, de Geraldo Sarno), SUBTERRÂNEOS DO FUTEBOL (1965, Brasil, 32 minutos, Documentário, de Maurice Capovila), DOCUMENTÁRIO (1966, Brasil, 10 minutos, Ficção, de Rogério Sganzerla), ALMA NO OLHO (1974, Brasil, 11 minutos, Ficção, Experimental, de Zózimo Bulbul), ZÉZERO (1974, Brasil, 32 minutos, Ficção, de Ozualdo Candeias) e ROCINHA 77 (1977, Brasil, 19 minutos, Documentário, de Sérgio Péo).

 

PROGRAMAÇÃO

30 SET – QUINTA – Estação Net Rio

18H – Inauguração do Espaço Estação/Cavideo

19H – Inauguração da EXPOSIÇÃO NEVILLE DE ALMEIDA

21H – Sessão de abertura ( com curtas dos homenageados):

  • “MATERIAL BRUTO – Geraldo Veloso” – dir: Cavi Borges e Sérgio Gag
  • “VIVA CANOSA! ” dir: Cavi Borges e Brunno Rodrigues
  • “MANHÃ CINZENTA” – dir: Olney São Paulo
  • “CINEMA É DROPS” – dir: Aline Castella
  • ” JOÃO POR INEZ” – dir: Bebeto Abrantes
  • “AS SETE MARAVILHAS DO RIO DE JANEIRO” – dir: Carmem Santos

 

1 OUT –  SEXTA – Estação Net Rio – Sala 2

– 19h – “NEY À FLOR DA PELE” (2021) – Documentário – 72 minutos – dir: Felipe Nepumuceno

( Homenagem aos 80 anos de Ney Matogrosso)

 

2 OUT – SABADO – Estação Net Rio – sala 2

– 19h – “DEPOIS DO VENDAVAL” (2021) – Documentário – dir: José Carlos Asbeg, Luiz Arnaldo campos e Sérgio Péo

 

3 OUT – DOMINGO – Estação Net rio – sala 2

– 19h- ” “ANTENA DA RAÇA” (2021) – Documentário – dir: Paloma Rocha e Luis Abramo

 

4 OUT – SEGUNDA – Estação Net Rio – sala 2

– 19h – “ME CUIDEM-SE! ” (2021) – Documentário – dir: Bebeto Abrantes e Cavi Borges

 

5 OUT – TERÇA – Estação Net Rio – sala 2

– 19h – “BENJAMIM ZAMBRAIA E O AUTOPANÓPTICO (2021) – Ficção – dir: Felipe Cataldo

HOMENAGEM OCTÁVIO TERCEIRO

 

6 OUT – QUARTA – Estação net Rio – sala 2

– 19h – “ASTERÓIDES” (2022) – Documntário – dir: Vicente Duque Estrada

 

7 OUT – QUINTA – Estação Net Rio – sala 2

– 19h – “CURTAS SALAS DE CINEMA” – curadoria: Christian Jafas

 

8 OUT – SEXTA – Estação Net Rio – sala 2

– 19h – “DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS” (2019) – Documentário – dir: Daniela Broitman

 

9 OUT – SABADO – Estação Net Rio – sala 2

– 19h – “YOUTUBERS” ( 2021) – Documentário – dir: Bebeto Abrantes e Sandra Werneck

 

10 OUT – DOMINGO – Estação Net Rio – sala 2

-19h – HOMENAGEM MILENA MANFREDINI (CURTAS) + SESSÃO MILENA CONVIDA (CURTAS)

 

11 OUT – SEGUNDA – Estação Net Rio – sala 2

– 19h – “DE CABRAL A GEORGE FLOYD – ONDE ARDE O FOGO SAGRADO DE LIBERDADE” (2021) – Documentário – dir: Paulinho Sacramento

 

12 OUT – TERÇA – Estação Net Rio – sala 2

– 19h – “ZÉFIRO” (2021) – Documentário – dir: Silvio Tendler

 

13 OUT – QUARTA – Estação Net Rio – sala 2

– 19h – ” CAMERATA JOVEM – CONDUZINDO SONHOS À REALIDADE” (2022) – Documentário – dir: Marcio


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado,  @cineelaw e @marimastrange

#VamosParaOCinemaJuntos

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

CINEMA & COMPANHIA
Críticas, Séries, notícias, Mundo Geek! Siga o @cinemaecompanhia no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *