E-SPORTS: conheça o universo das competições organizadas de jogos eletrônicos

Olá Galera! Eu sou o Thiago, a.k.a. cabelo3000 e estarei aqui no canal trazendo notícias, informações, curiosidades e tudo que rola no mundo dos Games.

Se você vive no planeta Terra, provavelmente conhece ou joga algum tipo de game. Seja no PC, vídeo game ou smartphone, os jogos eletrônicos já fazem parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Os jogos são divididos em diversos gêneros, tais como: esportes, ação, aventura e etc. E apesar de existirem inúmeras categorias e sub-categorias, todos os jogos tem algo em comum: a competição. Sim, ao iniciar qualquer tipo de jogo, o jogador estará iniciando uma competição, que pode ser desde fazer uma pontuação maior que o próprio CPU até derrotar o amigo que esta jogando ao lado. Com os avanços tecnológicos e o crescimento da industria de games, uma nova possibilidade começou a se desenvolver: campeonatos de vídeo game. Empresas e produtores promoviam competições onde jogadores se enfrentavam para saber quem era o maior pontuador, o mais rápido e outras formas de ganhar nos jogos.

Nos anos 90, os consoles atingiram a capacidade de suportar os ARCADE GAMES que eram os jogos que antes só eram suportados pelas máquinas ARCADE que eram projetadas para jogos mais complexos e não suportados fielmente para os consoles de 8-bits. Com a chegada dos jogos arcade aos vídeo games domésticos, os campeonatos passaram a se concentrar e organizar de maneira mais simples e independente. Os principais gêneros que iniciaram essa popularização dos campeonatos de vídeo game foram Futebol e Luta.

Atualmente os campeonatos de games se tornaram verdadeiros eventos, atraindo empresas patrocinadoras e cada vez mais adeptos a essa modalidade. A partir da modernização e crescimento do numero de jogadores competindo, o surgimento de jogadores que se destacam e inevitável. Esses jogadores muitas vezes tem uma rotina árdua de treinamento e preparação para torneios. Verdadeiros atletas da nova categoria esportiva: o E-SPORT.

Existem cenários de e-sports para as mais diversas categorias, sendo as que possuem maior destaque MMO (Massive Multiplayer Online), FPS (First Person Shooter) e Lutas.

VEJA ABAIXO OS VÍDEOS de duas EVO (Evolution Championship Series – Campeonato Mundial focado em games de lutas):

2014:

 

 

 

EVO 2018 (será em Agosto deste ano):

 

 

 

Espero que tenham gostado, até a próxima!

THIAGO BOGADO

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Thiago Bogado
Meu nome é Thiago, A.K.A. Cabelo3000, tenho 35 anos e jogo vídeo games desde os 7 anos de idade. Comecei cedo em uma época onde era possível, e até mesmo tranquilo, as crianças brincarem na rua. Fazia parte dessa brincadeira ir aos fliperamas e também aos botequins onde houvesse uma máquina de Arcade. Encantei-me rapidamente com todas as possibilidades que o vídeo game proporciona, desde alguns benefícios físicos, tais como raciocínio mais rápido e uma maior concentração e coordenação motora até a parte social, onde passei conviver em um mundo com outras pessoas que também gostam de jogar, surgindo assim diversas amizades e interações com todo o tipo de pessoa. A vida seguiu em frente. Vieram as obrigações e deveres e a dedicação aos jogos precisou ser adequada, mas sempre havia um espaço de tempo para jogar. Sempre tive um grande prazer em jogar competindo com outras pessoas, sendo o gênero de Luta o meu preferido. Foi então que em 2013 comecei a jogar competitivamente e o jogo escolhido foi Street Fighter. Tive passagens por algumas equipes e tive a felicidades de obter alguns bons resultados. Em 2016 fui apoiado por uma empresa de Taiwan e, em virtude dessa parceria, obtive bastante reconhecimento no cenário de E-Sports no Brasil. No final de 2017 terminei minha curta carreira como competidor devido as dificuldades em conciliar os treinos e compromissos de competições com as demais obrigações que a vida nos impõe. Agora espero ajudar e contribuir com informações e novidades do mundo dos games para todos os amigos que acompanham este canal do ArteCult.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *