CAVIDEO comemora 21 anos e cria mostra com Pré-Estreia de Sete Longas

“Vende-se esta Moto”, de Marcus Vinicius Faustini, e “Salto no Vazio”, de Cavi Borges são alguns dos destaques da mostra.

Comemorando seus 21 anos a CAVIDEO criou uma semana para promover sete de seus filmes em sessões de pré-estreias. Com diversos temas, os longas têm como ponto em comum a cidade do Rio de janeiro como um personagem a parte.

O evento acontece de 19 a 25 de julho no Estação Botafogo às 21h30 da noite. Após a exibição do filme do dia será promovido um debate com o diretor do longa. O ingresso poderá ser comprado na bilheteria do cinema.

Dentre os escolhidos para o evento está “Vende-se Esta Moto”, de Marcus Vinicius Faustini. O filme foi premiado no Festival do Rio 2017 com o Prêmio Especial do Júri na Mostra Novos Rumos. A programação também contará com os longas: “Semente da Música Brasileira”, de Patricia Terra; “Cidade Invisível”, de Terêncio Porto; “Salto no Vazio”, de Cavi Borges e Patricia Niedermeier; “Heróis”, de Cavi Borges; “Bandeira de Retalhos”, de Sergio Ricardo e “Sigilo Eterno”, de Noilton Nunes. Além disso, serão exibidos quatro curtas: “Outono”, de Anna Azevedo”; “Mehdi”, de Cavi Borges; “Paraíso Insólito”, de Anselmo Vasconcellos e “O Menino de Calça Branca”, de Sérgio Ricardo.

Também serão homenageados a bailarina Angel Vianna que completa 90 anos, o judoca Medhi e o diretor e músico Sergio Ricardo que completou 85 anos.

Cavi Borges e Patricia Niedermeier são os organizadores do evento. Além de produtor, Cavi dirige dois longas e um curta no festival. O cineasta explica a motivação para organizar este evento:

“Vamos exibir em primeira mão sete novas produções, com temas diferentes e diretores de várias gerações, mostrando a diversidade que é a marca registrada da CAVIDEO.” Cavi acrescenta: “Dois destes filmes assino a direção (“SALTO NO VAZIO” e “HEROIS”). Nova fase da minha carreira que estou me dedicando”.

Quinta-feira, 19 de julho – 21h30 “Semente da Música Brasileira”, de Patricia Terra.

Documentário. 90 min
Sinopse: A história do bar que virou reduto da nova geração de sambistas e músicos na Lapa. Responsável pela revitalização do samba e da musica instrumental dos anos 90 no Rio e apresentando toda uma nova geração de músicos como Yamandú Costa, Teresa Cristina, Zé Paulo Becker, Moyses Marques entre outros que começaram a tocar no Bar SEMENTE.

Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Patricia Terra
Fotografia: Arthur Sherman
Edição: Paulo Henrique Fontenelle
Produção: Cavi Borges
Som: Uerlem Queiroz

Sexta-feira, 20 de julho – 21h30 “Cidade Invisível”, de Terêncio Porto. Documentário. 75 min.
Sinopse: A partir do fato histórico da vinda da família Real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, Cidade Invisível propõe uma arqueologia às avessas ao questionar o mito da Cidade Maravilhosa e a irreverência do carioca.

Ficha Técnica:
Direção: Terêncio Porto
Roteiro: Adriana Nolasco e Terêncio Porto
Produção Executiva: Adriana Nolasco e Terêncio Porto
Direcão de fotografia: Camila Marquez
Som direto: Bruno Espírito Santo

Sábado, 21 de julho – 21h30 “Salto no Vazio”, de Cavi Borges e Patricia Niedermeier. Ficção. 70 min.

Sinopse: “Quando se deseja ir mais longe e além, saltamos no vazio”. Filmado em seis países (Brasil – EUA – Alemanha- Síria – França – Hungria) mistura dança, performance e videoarte e mostra a história de um casal de artistas viajando e criando pelo mundo.

Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Cavi Borges e Patricia Niedermeier
Fotografia: Vinicius Brum
Edição: Christian Caselli
Trilha sonora: Rodrigo Marçal
Produção: Carol Dib e Cavi Borges
Exibição do curta “Outono”, de Anna Azevedo.

Homenagem à bailarina Angel Vianna.

Domingo, 22 de julho – 21h30 “Heróis”, de Cavi Borges. Documentário. 70 min.
Sinopse: A historia de 3 judocas olímpicos: Rafaela Silva – campeã olímpica no Rio 2016, Popole Misenga – atleta refugiado do Congo e Rogerio Sampaio – campeão olímpico em Barcelona 92.

Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Cavi Borges
Edição: Gabriel Duran
Fotografia: Vinicius Brum
Produção: Carol Dib e Cavi Borges

Exibição dos curtas “Mehdi”, de Cavi Borges, e “Paraíso Insólito”, de Anselmo Vasconcellos.
Homenagem ao judoca Mehdi.

Segunda-feira, 23 de julho – 21h30 “Bandeira de Retalhos”, de Sérgio Ricardo. Ficção. 90 min.
Sinopse: No fim dos anos 70, comunidade do Morro do Vidigal se junta para impedir sua remoção por políticos corruptos. Baseado em fato reais.

Ficha Técnica:
Direção, roteiro e trilha sonora: Sérgio Ricardo
Edição: Victor Magrath
Produção executiva: Cavi Borges
Exibição do curta “O Menino de Calça Branca”, de Sérgio Ricardo.

Homenagem ao músico e diretor de cinema Sérgio Ricardo.

Terça-feira, 24 de julho – 21h30 “Vende-se Esta Moto”, de Marcus Vinicius Faustini. Ficção. 85 min.

Sinopse: Xeu e Lidiane terão um filho. Ela faz pressão para que ele venda sua moto e consiga outro emprego. A notícia da gravidez e a visita de Xeu a um primo na Maré trazem instabilidade para a relação.
Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Marcus Faustini
Produção: Cavi Borges e Carol Dib
Fotografia: Pedro Paiva
Edição: Gregório Torres

Elenco:
João Pedro Zappa
Vinicius de Oliveira
Mariana Cortines
Silvio Guindane

Quarta-feira 25 de julho – 21h30 “Sigilo Eterno”, de Noilton Nunes.75 min.

Sinopse: O filme que salvou a humanidade.

Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Noilton Nunes
Produção: Cavi Borges

Elenco:
Aline Deluna
Rolo

SOBRE A CAVIDEO:

A comemoração de 21 anos e a chegada “da maior idade” representa uma vitória da RESISTÊNCIA cultural carioca. Como locadora (uma das últimas do Brasil), como produtora de filmes (com mais de 200 filmes feitos e produzidos) e agora como distribuidora (lançando filmes nos cinemas, festivais, cineclubes, VOD, Netflix, dvds entre outras janelas) vira uma grande referência e exemplo da possibilidade de fazer e viver da arte apesar de tudo que vem acontecendo na cultura brasileira.

A CAVIDEO se tornou a produtora que mais faz filmes no Brasil (uma média de 10 longas por ano) e a que mais lança filmes nos cinemas (4 por ano – segundo os dados da Ancine).

Isso tudo através de um processo baseado nas parcerias e redes colaborativas. Desses 200 filmes já feitos entre curtas, medias e longas, apenas 10 foram feitos com dinheiro de editais e do governo. Além de fazer 7 pré-estreias em julho de novos filmes, planejam, até o fim do ano, lançar um livro comemorativo e lançar comercialmente outros três longas (além dos filmes da Mostra) nas salas comerciais de cinema.

A CAVIDEO representa o cinema independente carioca e é inspiração para realizadores de todo o país.

SERVIÇO:

Mostra 21 anos da CAVIDEO

  • Quando: De 19 a 25 de julho de 2018
  • Onde: Estação Botafogo – sala 1. Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo.
  • Ingresso à venda na bilheteria do cinema.

MARIANE BARCELOS

Siga-nos no Instagram @artecult / @TiltCine / @barcelosmariane

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Eu me chamo Mariane Barcelos, tenho 26 anos, sou designer e estudante de Audiovisual, construindo uma carreira na área. Já viajei para quase todos os cantos do mundo, inclusive já fui para fora do planeta, já dei um pulo em Marte, conheci uns anéis de Saturno e me aventurei em galáxias muito distantes, me transformei em bruxa, loba e vampira, também já fui super heroína e vilã. Não pensem que sou louca, sou apenas uma cinéfila que enxerga nos filmes uma maneira de se desconectar da realidade, ou quem sabe me conectar, com a minha realidade. Quando eu vejo um filme é para me conectar com aquele mundo, se não estou no clima, digo "nossa que dor de cabeça" e fica para um outro momento. Cinema é para ser sentido, para se apaixonar e se iludir. Encantar. Espero poder compartilhar com vocês, toda essa emoção que eu sinto ao assistir um filme e conseguir fazer com que vocês também embarquem nessa viagem sem destino. Agora através do ArteCult, também faça cobertura de eventos, como o Festival do Rio, RioMarket, Pré-Estreias e afins. Assim como nos filmes, espero poder trazer grandes novidades e coberturas completas em todas as mídias sociais, para que vocês, leitores, possam se sentir sempre imersos ao nosso universo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *