Dança em Natal (RN): Cia. CDTAM estréia espetáculo em parceria com o coreógrafo Diego Cruz

                                                                           fotografia: André Rosa

 

Nesta quarta e quinta-feira (17 e 18 de Abril) estréia o mais novo espetáculo da Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão Cdtam Natal-rn “AQUILO QUE SE DESEJA E NÃO SE TEM” no Teatro de Cultura Popular. A obra foi construída em conexão Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, uma parceria entre o coreógrafo Diego Cruz, bailarino da Cia. de Balé da Cidade de Niterói e a diretora Wanie Rose Medeiros.

O trabalho aborda a questão do desejar algo, alguém, um objeto, um lugar que se queria estar e, em não conseguir alcançar esse desejo, sente-se um vazio, um vácuo, esta é a temática que conduze a narrativa cênico-coreográfica. Em cena corpos que se utilizam de ferramentas das lembranças: ódio, amor, vulnerabilidade, trazendo a imagem do que realmente nos falta e o que poderia nos preencher. O processo de montagem desafiou cada bailarino a buscar dentro de si esse vácuo que possibilitou extrair do movimento uma verdade que faz com que cada quadro apresentado ganhe uma intensidade que possa romper a ‘quarta parede’, e através desses corpos tocar o espectador, que ao olhar o outro se identifica e se coloca naquele lugar: o outro também sou eu.

A Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão/CDTAM foi criada em 1998 e está integrada ao Centro Educacional Norte Riograndense/CENA, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Em 20 anos de trajetória  recebeu 81 prêmios, participando de festivais de dança em nível nacional e internacional e, realizando 06 turnês internacionais: Alemanha (Ano 2011), Suíça (Ano 2012), México (Ano 2013), França (Ano 2014) e Estados Unidos (2015 e 2016).
“Através das ferramentas que causam um vácuo invocamos imagens que faz com que o trabalho preencha a cena com uma verdade que parece distante, mas que pertence a todos nós.
Esse processo coreográfico me fez desafiar cada bailarino a buscar dentro de si esse vácuo interior, para trazer à cena uma verdade que pode estar dentro de cada expectador.
Realizar um trabalho que passe verdade e toque o outro – esse é o objetivo dessa obra – onde através desses bailarinos vem despertar esse sentido único: o desejo” (Diego Cruz – Coreógrafo)

A relação de amizade e troca de experiências entre Diego Cruz e a CDTAM começou por intermédio do bailarino Fábio Matheus, que teve aulas com Diego no Rio. Em 2016, ao ir a Natal se apresentar com a Cia. de Ballet da Cidade de Niterói, conheceu a companhia CDTAM e chegou a trabalhar uma pequena peça. Ano passado em mais uma apresentação em Natal, Diego se reencontrou com os bailarinos e ficou mais uns dias para montar o restante desse espetáculo.

Não deixem de conferir o resultado desse encontro no Teatro de Cultura Popular às 19hrs!

Confiram um pouco do trabalho da Cia. CDTAM:

 

 

 

 

RAFAELI MATTOS

 

Ficha Técnica:

DIREÇÃO ARTÍSTICA: Wanie Rose
COREÓGRAFO: Diego Cruz
DRAMATURGIA DO MOVIMENTO: Jan Macedo
EDIÇÃO DE IMAGENS: André Rosa
DESIGNER DE LUZ: Ronaldo Costa
FIGURINO: Carlos Sérgio Borges
BAILARINOS: André Rosa, Gabriela Gorges, Gustavo Santos, Júlia Vasques, Margoth Lima e Olivia Macedo.
NÚCLEO CARLOS SÉRGIO BORGES: Wharton Teófanes e Socorro Aires(confecção de figurino)
PROFESSOR DE BALLET CLÁSSICO: Fábio Matheus
PROFESSORES DE DANÇA CONTEMPORÂNEA: Margoth Lima e Gustavo Santos
PROFESSORA DE ALONGAMENTO CONSCIENTE E PILATES: Denise Rovira

SERVIÇO:

AQUILO QUE SE DESEJA E NÃO SE TEM

Dia: 17 e 18 de abril
Hora: 19h
Local: Teatro de Cultura Popular – R. Jundiaí, 641
Preço: R$ 20 inteira e R$ 10 meia

Links e Contato:

Whatsapp: (84)99409-6655
Instagram: Cdtam_natalrn
Facebook: Cdtam Natal-RN

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rafaeli Mattos
Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *