Cozinha Zen

Salve salve amigos e amigas do Canal Gastronomia do ArteCult!

Antes de começar a nossa matéria gostaria de apresentar nossa parceria com o aplicativo de idiomas Babbel.

Ter o apoio de uma empresa de idiomas com mais de 1 milhão de usuários nos faz acreditarmos que estamos no caminho certo.
Sempre que eu citar uma palavra em outro idioma, e essa palavra estiver na cor laranja, o Babbel irá nos ensinar a pronuncia correta da palavra. Todas estas palavras com suas respectivas pronúncias estarão no rodapé do texto.

E nas próximas matérias iremos sortear cursos de idiomas da Babbel !!

Vamos a matéria…


COZINHA ZEN
Stress” , na cozinha?

No ano passado comecei a fazer alguns trabalhos com uma empresa chamada Cuisine Rouge,  que tinha uma visão bem diferente, tinha ideias de uma cozinha mais harmônica, mais tranquila.

Nesse momento comecei a tomar uma postura mais “zen”, vi que era possível SIM uma cozinha sem “stress”. Precisamos entender que a cozinha é um local que ira produzir “alimento” que sera ingerido pelas pessoas, portanto a energia que a gente coloca nos alimentos será absorvida. Não adianta um prato lindo e bem montado, se o que está sendo servido não possui uma boa energia.

Comecei a criar algumas playlists musicais de acordo com o prato que eu iria cozinhar, dia de comida brasileira tem Bossa Nova e MPB… No dia que faço um Fish and Chips,  tem  music dos Rolling Stones… E no dia de fazer um Boeuf Carrotte  tem musique francese) .

Isso associado a meditação, temperando de pensamentos positivos nossa comida.

Com isso a cozinha flui melhor, as coisas acontecem de uma maneira mágica.

Hoje, por acaso (o acaso existe?) li uma matéria na página “Budismo Engajado” com o tema: “Meditação na cozinha“.

Na mesma hora fui na hora conversar com o Miguel, um dos responsáveis pela página. Ele me contou que existe um livro chamado: Touching the Earth ,  do Monge Thich Nhat Hanh. E nesse livro tem alguns trecho que falam exatamente sobre isso:

“Senhor Buda, quando estou cozinhando para a Sanga ou minha família… a cozinha se torna minha sala de meditação”. “Quando eu coloco a água numa bacia… eu olho profundamente na água para ver sua maravilhosa natureza… Eu sei que há lugares na Terra onde existe a escassez de água e as pessoas têm que andar quilômetros para buscá-la. Aqui, a água está disponível assim que eu abro a torneira.”

“Eu valorizo a água que está disponível pra mim…a eletricidade …consciente da existência de água e eletricidade…e fico feliz imediatamente.

“Quando estou descascando os vegetais ou cozinhando eles, eu posso fazê-lo com atenção plena e com amor. Eu sei que trabalhando com atenção plena e amor, eu saberei como manter minha energia e não ficarei cansado.”

“Quando vejo o ato de cozinhar como meio de oferecer nutrição e cuidado para minha família e amigos, eu facilmente encontrarei alegria e paz no que estarei fazendo”.

 

Ainda conversando com Miguel, ele disse: “Nos templos do zen a cozinha é um local sagrado e o tenzo, o mestre que cuida da cozinha, é tão importante quanto o abade do mosteiro.”

E para quem se interessar mais pelo assunto, no NETFLIX tem uma serie chamada “Chef’s Table” e na Terceira Temporada um episódio sobre a Chef Monja Jeong Kwan fala sobre isso, sobre cozinhar com meditação… sem o “EGO”.

Se você tem NETFLIX é que assistir ao episodio completo clique abaixo

 

Então ficam as dicas de leitura, vídeo, música, meditação… E tenham uma “harmoniosa” refeição.

RODRIGO DIAS

Esta com fome de aprendizado? Vem comigo que no caminho te explico!

Mande suas dúvidas, criticas
ou sugestões para nosso e-mail!

o-INSTAGRAM-LOGO-570facebook-icon-preview-1-400x40013fa1fab9b8540878a822441f39fb0d9

Siga nas redes sociais e escute nossa playlist

 



Clique AQUI para conhecer o aplicativo Babbel !

Stress

(Pronuncia em Inglês)

Cuisine Rouge 

(Pronuncia em Francês)

playlists

(Pronuncia em Inglês)

Fish and Chips

(Pronuncia em Inglês)

music 

(Pronuncia em Inglês)

Rolling Stones 

(Pronuncia em Inglês)

Boeuf Carrotte

(Pronuncia em Francês)

musique francese 

(Pronuncia em Francês)

Touching the Earth 

(Pronuncia em Inglês)

Chef’s Table 

(Pronuncia em Inglês)

Chef 

(Pronuncia em Francês)

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rodrigo Dias
Rodrigo Dias, cozinheiro por formação, culinarista por paixão e gastrônomo por dedicação. Com diversas especializações, na America do Sul e Europa, adepto de uma culinária em que o sabor esteja acima do glamour. “Cozinhar é o ato de alimentar o corpo e a alma”. Blog: http://www.gourmetegourmand.com/ Email: chefrodrigodias@gmail.com Instagram: https://www.instagram.com/rodrigodias001/ Facebook: https://www.facebook.com/RodrigoDias001/ Nossa Playlist para cozinhar com musica: https://open.spotify.com/user/rdseg/playlist/10ZGHXkKFygYWDVo2qMjLk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *