Quadrinhos a minha paixão – Contando um pouco da saga

Oi, pessoal. Meu nome é Carlos Ewald e estou muito feliz de inaugurar o Canal QUADRIMUNDI – Quadrinhos & Mangá aqui no ArteCult!

Formei-me em 1993 em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual. Também estudei desenho artístico na Sociedade de Belas Artes do Rio de Janeiro, desenho artístico no SENAC e desenho de propaganda também no SENAC do Rio de Janeiro. Neste curso, em especial, tive a oportunidade de estudar com o professor Jorge Guidacci, sem dúvida um dos melhores professores que tive em minha vida. Jorge Guidacci, cartunista, ilustrador e quadrinista, artista premiado no Brasil e no exterior e um dos melhores desenhistas que conheci. Hoje tenho a hora de trazer a sua influência para os meus traços eletrônicos e no papel.

Em 1991, fui convidado pelo professor de tipologia para participar do segundo livro dos alunos da Faculdade da Cidade com o título “Fazendo Tipos 2”, o qual tenho até hoje guardado no meu portfolio pessoal.

Trabalhei com publicidade e desenho de ambientes entre os anos de 1989 a 1992, fase em que tive a oportunidade de interagir com grandes artistas e publicitários do mercado brasileiro. Foi um momento inesquecível para o meu aprendizado e aperfeiçoamento profissional. Na época, fiz capas de revistas, livros, artes finais e editoração eletrônica.

Primeiras Exposições e Games

De 1992 até 1995, realizei com mais dois amigos várias exposições no rio de Janeiro. Posso comentar duas em especial: uma na loja Terra Mágica em Niterói no Rio de Janeiro e outra pela Empresa Devir na Feira do Livro. Essas exposições eram de ilustrações e maquetes relacionadas a quadrinhos de fantasia, seguindo a linha de aventuras do Senhor dos Anéis, e também associando ao tema os famosos jogos de fantasia.

Um exemplo de Board Game

Entre os anos de 1988 até 1996, entrei no mundo dos jogos de fantasia e wargames, também conhecidos como board games, desenvolvendo vários temas e regras matemáticas, sem falar nas ilustrações dos jogos, miniaturas, pintura e criação de cenários (maquetes).

Sempre fui apaixonado por desenhos e principalmente pelas histórias em quadrinhos, as quais sempre me acompanharam em todas as fases da minha vida.

Desde que eu era bem pequeno, sempre me identifiquei com super-heróis, com seus superpoderes e seus mundos mágicos e maravilhosos, com suas aventuras e mistérios.

Carimbo da API

PRIMEIRO CONTATO COM QUADRINHOS E O UNIVERSO DE PERSONAGENS E HERÓIS

Meu primeiro contato com a arte dos quadrinhos foi aos seis para os sete anos, através do meu tio avô alemão Willi Mendell, que, na época, era dono da representação das empresas API – Agência Panamericana de Imprensa LTDA, King Features Syndicate do Brasil e King Features Syndicate da América Latina, todas responsáveis pela distribuição de materiais cinematográficos de Hollywood, livros estrangeiros e quadrinhos dos mais variados tipos.

Lembro muito bem, como se fosse hoje, quando ia ao seu escritório no centro da cidade do Rio de Janeiro na Candelária, de onde sempre saia acompanhado por livros e revistas em quadrinhos que ganhava do meu querido tio avô.

Os meus primeiros contatos com quadrinhos foram os belíssimos trabalhos do Alex Raimond Flash Gordon no Planeta Mongo e “Príncipe Valente Nos Tempos do Rei Arthur” de Harold Foster. Artes impecáveis, desenhos expressivos e narração perfeita das histórias. No caso do Príncipe Valente possui uma reconstituição  de história da época impecável, com a apresentação das armas, armaduras e vestimentas, sem falar nos belos cenários que faziam a composição dos quadros. Também ganhei um livro chamado “Lone Sloane – Le Mystere des Abimes” de 1966, trabalho criado pelo quadrinista francês Philippe Druillet, com desenhos mais dinâmicos e ousados, uma narração cadenciada, quadro a quadro, guardando acontecimentos inesperados para cada mudança de página, prendendo o leitor até o final da leitura. Todos esses livros de quadrinhos tenho guardados comigo até hoje em minha coleção.

Lone Sloane – Le Mystere des Abimes

Lone Sloane

 

Desde bem pequeno sempre fui um aficionado pelos quadrinhos, guardando todos os dias o dinheiro do lanche, para no final do mês, comprar as minhas revistinhas. Há o mundo maravilhoso dos quadrinhos que nos proporciona uma alegria imensa de participar também como personagem, em sonho, usando a pura imaginação, participando das mais variadas aventuras lidas quando criança.

Principe Valente

Minhas primeiras revistinhas e livros eram das editoras RGE (Rio Gráfica Editora), EBAL (Editora Brasil América), Bloch Editores e Editora Abril. Sempre acompanhava todos os lançamentos relacionados aos super-heróis pelos quais era apaixonado. Posso citar alguns, como Capitão América, Homem Aranha, Batman, Hulk, Punhos de Aço, Mestre do Kung Fu, Conan, Homem de Ferro, Arqueiro Verde, entre outros.

Lembro bem da série lançada pela Editora Abril chamada Heróis da TV, onde se reuniam todos os heróis da Marvel de que mais gostava. A época era diferente, as séries de revistinhas não eram tão variadas quanto hoje em dia, mas as histórias eram fantásticas, com argumentação perfeita, desenhos maravilhosos e arte finalização impecável. Posso citar alguns: Argumento das histórias Stan Lee, Roy Thomas, Jim Steranko e Chris Claremont, desenhos John Buscena, Barry Smith e John Byrne, Arte final George Klein, Sal Buscena e Dan Adkins.

Atualmente desenvolvendo as minhas técnicas no curso Lipe Diaz Studio e Escola , com o professor Lipe Diaz, ilustrador e quadrinista, retomando o desenvolvimento da arte de desenhar, agora mantendo o foco para a criação de quadrinhos. Recebi, então, o convite do editor do ArteCult, Raphael Gomide, para participar deste maravilhoso projeto cultural.

EQUIPE QUADRIMUNDI

E assim se inicia o canal QuadriMundi , que trará para todos o envolvente mundo dos quadrinhos com seus super-heróis e suas maravilhosas aventuras, orientando também os iniciantes que desejam participar com arte desse mundo fantástico! Por enquanto é só, nos vemos nas próximas matérias em que estaremos navegando por todo este universo fantástico, através da colaboração deste maravilhoso time que está chegando comigo aqui neste novo Canal do AC:

 

Forte Abraço!

Carlos Ewald
Co-Fundador e Editor do QuadriMundi

https://thecarlosewald.wordpress.com

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Carlos Ewald Amazonas
Sócio-fundador QuadriMundi e direção geral do Canal QuadriMundi do ArteCult.com Coordenador de todas as seções do QuadriMundi, sendo elas: Comentando Quadrinhos, Quadrinhos do Passado, Mangá e Anime, Desenho Digital de Quadrinhos e Criação de Personagens, Dicas de Desenho de Quadrinhos a Mão Livre e Comentando os Super-Heróis e sua Evolução. Estudei desenho artístico na Sociedade de Belas Artes, Desenho Artístico no SENAC e Desenho de propaganda no SENAC. Me formando em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual. Também estudei fotografia na mesma instituição. Desde quando tinha 5 anos vivi no mundo dos quadrinhos com o meu tio avô Willi Mendell, dono da representação da King Feature do Brasil. Publicitário, desenvolvedor web, programador e me dediquei algum tempo a área financeira. Mas sempre desenvolvendo em paralelo minhas atividades relacionadas a quadrinhos, jogos e maquetes. Fiz varias exposições no Rio de Janeiro entre 1988 e 1995. Trabalhei em varias agências de publicidade e propaganda, em treinamento executivo por 20 anos, ministrando treinamentos no IME - Instituto Militar de Engenharia e DADM na Marinha do Brasil, trabalhei na Vivo chegando a assessor da Vice Presidência da empresa e sendo um dos mentores na criação da marca Vivo. Atualmente estudo na Lipe Diaz Escola de Artes Visuais desenvolvimento de quadrinhos. Minhas influências são Jack Kirby, Jonhm Blanche, Jorge Guidacci, Jonhm Buscema, Sal Buscema, dentre outros mestres dos quadrinhos. Sempre apaixonado pelos quadrinhos!! ewald.amazonas@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *