Quatro instituições brasileiras se unem para disponibilizar milhares de obras digitalizadas (mas precisam de solicitação)

página de pesquisa do site Brasiliana Iconográfica

Primeiro foram o Instituto Moreira Salles e a Biblioteca Nacional que se uniram e colocaram no ar um portal dedicado a fotografias. Isso foi no ano de 2015. E agora, desde 27.10, mais duas outras instituições, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Itaú Cultural se juntam aos outros dois para disponibilizarem um site especializado em Arte, o BRASILIANA ICONOGRÁFICA (http://www.brasilianaiconografica.art.br). O conteúdo engloba mais de 2.500 obras e abrange a História do Brasil desde o Descobrimento até a segunda década do século passado. Lá são encontrados artistas bem conhecidos do público como é o caso de Debret, mas, também, poucos conhecidos, a exemplo de Franz Joseph Frühbeck, que veio na comitiva de notáveis da Princesa Leopoldina, no começo do séc. XIX.

Para testar o funcionamento do site, a curiosa que vos escreve, digitou, na página de pesquisa, “São Paulo”. Como resposta, vieram 53 itens, entre gravuras, pinturas e desenhos. Todos identificados com o título, o autor, data e editor (se aplicável). Você pode vê-los em http://www.brasilianaiconografica.art.br/obras/rel_content_id/17069. Funcionou ! Imagine se eu procurasse por “Rio de Janeiro” … Você pode, ainda, em Explore, procurar por autores, linha do tempo, assuntos e mapas. Na verdade, a pesquisa é bem intuitiva e o lay-out é quase de um aplicativo.

O investimento, segundo informações do Itaú Cultural, totalizou R$ 250 mil.

Entretanto, apesar deste louvável empenho das instituições, infelizmente, o usuário desta iniciativa não poderá baixar as obras deste acervo. Caso precise utilizar da imagem, a(o) usuária(o), deverá contatar uma das instituições detentoras do acervo e solicitá-la (http://www.brasilianaiconografica.art.br/contato).

ANDRÉA ASSIS

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Andréa Assis
Carioca, mas paulistana da gema radicada há mais de 20 anos na capital. Formada em Relações Internacionais, tem mestrado em Administração de Empresas em Lyon, na França. Orgulhosa da cidade onde vive, adora mostrá-la aos visitantes, sejam eles brasileiros ou não. Procura sempre descobrir lugares novos e diferentes, por isso sempre se mantém atualizada sobre o que acontece nestas bandas. Para isso, vai sempre às exposições que pipocam aqui e acolá e é sobre elas que pretende lançar seu olhar crítico que não se restringe só às obras, aos trabalhos expostos, mas também ao ambiente: como estão organizadas, se existem informações para os visitantes, enfim, se vale a pena o leitor investir o seu tempo para ir vê-las. Eventualmente, faz críticas de filmes, mas prefere deixá-las aos mais habilitados. Mas não deixa de acompanhar os lançamentos. Humildemente, pede ao leitor paciência para com o que ele lê aqui no espaço, pois a escritura e análise pedem apuro ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *