Anna Mariano é homenageada em recital gratuito no Instituto Ling dia 21 de janeiro

Na apresentação dirigida por Margarida Peixoto, os atores Liane Venturella, Marcelo Ádams e Ursula Collischonn dão vida a 32 poemas da obra Apenas por nós choramos, lançada no último mês de junho pela escritora gaúcha. A entrada é franca

Crédito da foto: Carin Mandelli


Na próxima terça-feira, dia 21 de janeiro, às 20h, o Instituto Ling recebe mais uma atividade do Porto Verão Alegre. O público poderá conferir um recital com entrada franca em homenagem a Anna Mariano. Na apresentação dirigida por Margarida Peixoto, os atores Liane VenturellaMarcelo Ádams e Ursula Collischonn dão vida a poemas da obra Apenas por nós choramos, lançada no último mês de junho pela escritora gaúcha. As senhas para assistir ao espetáculo podem ser retiradas gratuitamente, no dia do evento, a partir das 19h.

Em cena, os três intérpretes declamam os versos da escritora, seguindo um fio que constrói uma dramaturgia potente que extasia o espectador. Com foco na palavra interpretada, o espetáculo é construído com iluminação de Rodrigo Waschburger. A apresentação reúne uma seleção com 32 dos 79 poemas inéditos da coletânea Apenas por nós choramos, com textos que transitam entre o eu lírico e o cotidiano, em profundas e versáteis construções de imagens.

A obra de Anna Mariano aborda temas variados, sempre com um olhar feminino sobre assuntos da vivência humana. A autora reflete sobre a sua vida e apresenta suas visões de mundo, com referências desde a sua infância, com lembranças de família e lugares, até pautas mais atuais, como as ansiedades e angústias presentes na vivência das mulheres e a desumanização sofrida por imigrantes e refugiados até hoje. O amor, tema atemporal, é retratado de forma honesta e sensível.

Ursula Collischonn, Liane Venturella e Marcelo Ádams durante o recital Crédito da foto: Juliane Mergener

SERVIÇO – RECITAL

Apenas por nós choramos
De Anna Mariano, com direção de Margarida Peixoto e atuação de Liane Venturella, Marcelo Ádams e Ursula Collischonn
Dia 21 de janeiro, terça-feira, às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Evento com entrada franca, mediante retirada de senhas que serão distribuídas no dia do evento, a partir das 19h, por ordem de chegada. Será permitida a retirada de até duas senhas por pessoa

Classificação etária: Livre
Duração: 45 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura. O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company” Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com - Rio
Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *