Exposição sobre o aço é opção de lazer para família carioca

Mostra “Força Precisão Leveza – aço e criação artística” está em seus últimos dias de exposição

Passear em família é bom demais, não é? O Rio de Janeiro oferece algumas opções de lazer para a parentada que vai junto curtir um programinha cultural, exposições, mostras de cinema e outros eventos. Uma das opções de passeio que dá para fazer com toda a família é a exposição “Força Precisão Leveza – aço e criação artística” que está no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM – RJ). A mostra está em seu último mês para visitação, estando disponível até 02 de fevereiro, de terça a sexta, das 12h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.

A exposição destaca o uso do aço como material na produção de peças de três grandes artistas, de diferentes gerações: Amilcar de Castro (1920-2002), Franz Weissmann (1911-2005) e Waltercio Caldas (1946). A exposição, que conta com a curadoria de Franklin Espath Pedroso, é patrocinada pela siderúrgica Ternium, que também é mantenedora do MAM. O ingresso custa R﹩ 14, porém às quartas-feiras o ingresso é gratuito, e aos domingos a entrada sai a R﹩ 14 para até cinco membros da família aproveitarem a programação. Maiores de 60 anos e menores de 12 anos também tem acesso gratuito. Estudantes maiores de 12 anos pagam meia entrada.

O gerente de gestão industrial, Fernando Santos, ficou surpreso ao visitar a exposição. Fernando foi com a esposa, a professora universitária, Gabriela Mansur, e os dois filhos, Ana Julia (22) e Luiz Felipe (7). “Nunca imaginei que algo tão duro e rustico quanto o aço poderia se transformar em uma obra de arte tão delicada, como por exemplo, as obras de Waltercio Caldas”, contou Fernando.

Alexander Coelho, que veio da Baixada Fluminense, também levou toda a família para passar uma tarde agradável no MAM, contemplando a mostra. “A coisa mais interessante dessa exposição para mim é a integração que acontece entre nós e o aço, produto que está presente o tempo inteiro no nosso dia a dia, e nós nem percebemos. Aqui a gente consegue ter um outro olhar sobre o aço quanto material”, destacou o técnico de planejamento.

Para instituições que agendarem visitas em grupos para verem a exposição “Força Precisão Leveza – aço e criação artística”, o museu oferece, além da visita guiada, algumas atividades do programa educativo “eu, você e o Mam”, onde os visitantes participam de uma atividade sensorial, no espaço expositivo. Essa atividade funciona como uma ruptura não só de tempo e espaço, o tempo externo ao museu, a ruptura com a viagem de vinda, em geral muito longa, e do espaço geográfico e arquitetônico que os envolve.

Outra atividade que os grupos que forem ao museu em visitas agendadas podem participar é do cubo dos desejos, onde traçam com linhas coloridas seus nomes, enquanto pensam um desejo próprio, formando no final um emaranhado de fios coloridos com a representação linear e geométrica de todos os nomes e desejos do grupo que ali esteve.

A carioca, Ingrid Person foi acompanhada do marido, e levou a filha Eloah, de apenas quatro anos. Ingrid participou do cubo dos desejos interagindo com sua pequena. “Fico muito feliz com a oportunidade de compartilhar este momento com a minha filha, minha família. Fazer essa conexão da arte com o convívio familiar é realmente maravilhoso”, disse Person.

Serviço: exposição “Força Precisão Leveza – aço e criação artística”

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

[Segundo andar, espaço 2.4]

Abertura: 9 de novembro de 2019, sábado das 15h às 18h

Até 02 de fevereiro de 2020

Lei de Incentivo à Cultura /Mantenedores do MAM Rio: Petrobras, Ternium, Ministério da Cidadania – Pátria Amada Brasil – Governo Federal. Apoio: IED (Istituto Europeo di Design)

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

De terça a sexta, das 12h às 18h.

Sábado, domingo e feriado, das 11h às 18h.

Ingresso: R﹩14; estudantes maiores de 12 anos: R﹩7; maiores de 60 anos,

Amigos do MAM e crianças até 12 anos: entrada gratuita

Quartas-feiras: entrada gratuita

Domingos ingresso família, para até 5 pessoas: R﹩14

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85

Parque do Flamengo – Rio de Janeiro – RJ 20021-140

Telefone: 21. 3883.5600

http://www.mam.rio

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com - Rio
Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *