AC Entrevista ELYAN LOPES: Conversamos com o idealizador da Revista ALFA que possui vários super-heróis nacionais!!

 

Ator, publicitário, roteirista, autor e editor. Este é Elyan Lopes (também conhecido como Elenildo Lopes, seu nome verdadeiro usado em seus trabalhos nos quadrinhos) que entrou na indústria dos Quadrinhos criando o site MEU HERÓI (www.meuheroi.com.br).

 

O site virou selo editorial e Elyan Lopes lançou o herói Capitão R.E.D (@capitaored) nas bancas e lojas do Rio e Região metropolitana em 2012.

Em 2016, foi autor de Protocolo: A Ordem e, no ano seguinte, produziu Alfa – A Primeira Ordem: Parte 1, além de relançar a revista do Capitão R.E.D, ambas pela Editora Kimera.

Estes projetos valeram a Lopes o Troféu Ângelo Agostini na categoria Melhor Quadrinho Independente e Prêmio ABRAHQ (Academia Brasileira de Quadrinhos) como Melhor Lançamento Independente em 2016, além de duas indicações ao ABRAHQ em 2018, como Melhor Lançamento e Melhor Roteirista.

A ALFA é um projeto que reúne vários autores de super-heróis brasileiros.

Para adquirir a revista, basta acessar o site da Editora KIMERA.

(clique nas imagens para zoom e o botão BACK do navegador, para retornar)

A revista atualmente encontra-se já na sua fase final o projeto “Alfa – Parte 2” (clique AQUI para saber como participar).

 

Veja abaixo nossa entrevista com o Elyan!

A quanto tempo você trabalha com a arte dos quadrinhos?

Elyan Lopes: Trabalho a mais de 10 anos, mas sempre criei quadrinhos e animações amadoras desde criança. Comecei profissionalmente em 2007 criando um site voltando aos quadrinhos em especial aos nacionais, o www.meuheroi.com.br que existe até hoje. Após isso criei meu primeiro super-herói Capitão R.E.D. lançando ele nas bancas do Rio de janeiro em 2012. Em 2017 fizemos parceria com a editora Kimera relançando o personagem além da HQ ALFA – A Primeira Ordem Parte e agora a Parte 2.


Qual o artista que você se inspirou e considera um desenhista maravilhoso?

Elyan Lopes: Eu não desenho profissionalmente e como requer muita dedicação e tempo eu prefiro esboçar e criar os personagens e pagar para grandes desenhistas trabalharem nisso. Considero o Marcio Abreu e que desenha a ALFA e o Vélox hoje um dos melhores do mercado. Acho o Mike Deodato maravilhoso, além do Joe Bennet, graças a Deus temos muitos desenhistas incríveis em nosso país.


3 – Quais foram os seus maiores motivadores e desafios para o trabalho da Alfa a Primeira Ordem?

Elyan Lopes: Minha motivação sempre foi o fato de os brasileiros de um modo geral não conhecerem os seus super-heróis, que existem sim a muito tempo. Eles já foram muito famosos na década de 50 e 60 alguns deles como o Capitão 7 e Raio Negro dentre outros. Os desafios são justamente tirar o preconceito que existe entranhado na nossa sociedade em relação aos seus próprios artistas e autores em especial aos nossos heróis, mas temos alcançado sucesso nesse campo e isso é animador.

Outro desafio é o fato de lidar com tantos autores com mentalidades e objetivos diferentes, são mais de 50 autores diferentes e de todo o Brasil. Administrar seus personagens é um desafio bem complicado, mas depois de alguns projetos a gente aprende a cada dia mais.

Um terceiro desafio é adaptar tantos personagens completamente diferentes em uma história de apenas 100 páginas, pois a revista foi dividida em duas, mas totalizando seriam mais ou menos 100 páginas. Isso é bem complicado.


4 – Qual dos personagens da Alfa você mais se identifica?

Edição Especial do CAPITÃO R.E.D.

Elyan Lopes: Claramente me identifico com o Capitão R.E.D. pois ele tem que lidar com tantos problemas ao mesmo tempo como vilão cósmico, conspirações, uma organização como a R.E.D. para administrar e ainda liderar tantos super-heróis pois se tudo sair errado, muitas mortes ocorrerão e a terra pode acabar, então é basicamente uma responsabilidade colossal.


5 – Quanto tempo você levou para fazer os desenhos a lápis e a arte final?

Elyan Lopes: Quem me dera ter esse papel, mas é o grande Marcio Abreu e o talentosíssimo Vinicius Townsend que estão fazendo as artes da revista e só tenho a agradecer e me maravilhar com o trabalho deles.


6 – Qual o recado que você pode passar para os jovens que desejam seguir a profissão de quadrinista?

Elyan Lopes: É nunca desistir mesmo. Nesses 10 anos de experiência o que vi e ainda percebo é que cada quadrinista precisa ter calma e procurar seu caminho, seguir seu instinto fazendo o que acredita e ama. Do contrário vai desistir pois os desafios são muito grandes. Não depositar em quem está no mercado o seu sucesso, pois seu caminho é você que tem que fazer, claro com a ajuda em certos pontos dos outros é bem melhor. Confio em si mesmo e trabalhe muito que os frutos amadurecerão.


7 – Fale-nos um pouco mais dos seus projetos mais recentes, dos atuais e também dos futuros projetos! 

Alfa – Parte 2

Elyan Lopes: Estou terminando a campanha da ALFA – A Primeira Ordem: Parte 2 no site de financiamento coletivo Catarse. Ele estará até dia 20 de julho recebendo apoios. Para alavancar essa parte final a editora Kimera investiu num CardGame com os personagens da revista ALFA e ficaram muito bacanas, a galera adorou a ideia. Além disso estamos projetando um jogo interativo também da revista que será lançado em breve. Esses são meu foco atuais. Fechar esse ciclo da ALFA! Tenho outros projetos mas falarei deles mais a frente se me permitirem claro. Obrigado pela honra da entrevista e apóie os artistas nacionais e a nossa campanha no Catarse!! O link é: www.catarse.me/alfaparte2 lá tem muitas recompensas bacanas que você pode receber.
Abraços a todo o pessoal do ArteCult e todos seus seguidores!

 

Confira alguns dos cards do Cardgame da Kimera baseado na ALFA:

(clique para dar zoom e o botão Back do navegador, para voltar)

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador e Diretor Geral do ArteCult.com e Sócio-fundador e editor do QuadriMundi. Ambos projetos da Webstaff, sua empresa. Apaixonado pela sua família e por toda forma de ARTE e CULTURA. Nas redes sociais, administra além das páginas do ArteCult e QuadriMundi, as páginas do OlheiroMusical.com, Atuando, Dica de Vinho, Dicas de Filmes, Dicas de Livros, Dicas de Músicas, Futuristiko, Infância80, Olheiro Musical, Bullying nas Escolas, Reação Adversa e Portal TEAmigo (comunidade TEA - Transtorno do Espectro Autista).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *