A LENDA DE GOLEM: Uma grata surpresa para os amantes do gênero

 

O novo terror isralense “A Lenda de Golem” da PlayArte traz uma abordagem bastante interessante e bem original como pano de fundo de sua história. Apresenta a protagonista Hanna que, em um pequeno vilarejo nos anos de 1623, resolve evocar através de um ritual uma criatura mítica (o “Golem”) para que possa ajudá-la a lutar contra aqueles que estão invadindo suas terras e provocando males às pessoas do seu povoado. Confiram nossa critica a seguir!

A trama que se passa no ano de 1623 na Lituânia. Desde que perderam um bebê, o que Hanna (Hani Furstenberg) e seu marido Benjamin (Ishai Golan) mais querem é tentar ter outro filho. Hanna conta com sua fé em Deus e estuda diariamente a Torá, mesmo sendo uma prática restrita aos homens em sua comunidade.

Quando uma epidemia assola a região e a culpa recai imediatamente sobre os judeus, Hanna tenta usar de seu misticismo para convocar um golem, sem saber que a criatura é muito mais perigosa do que pensa.

Com direção da dupla Doron Paz e Yoav Paz, na sua ambientação e atmosfera percebemos que o longa bebeu da fonte de clássicos como “A Bruxa” ou o terror “Hereditário”, trazendo aquele clima de suspense misturado ao misticismo, carregado de tensão e que prende sempre a atenção do público.

Além destes elementos, sua fotografia e trilha sonora se alinham muito bem diante da proposta mostrada.

A ideia central da trama foca no papel da mulher em uma pequena comunidade isolada e predominantemente machista e no seu objetivo principal na criação da criatura, mas o “Golem” fica longe de ser demonstrado como uma terrível ameaça, o que nos deixa com aquele gosto de quero mais. Nada que diminua nossa experiência com a trama.

Mesmo demonstrando que possui uma boa condução, a história acaba se atrapalhando um pouco no seu desencadear devido a seu roteiro, pois apesar de possuir uma ideia muito interessante, em alguns momentos é mal aproveitada.

Todos os personagens são bem apresentados na história, estão coerentes em seus momentos e construções, vale ressaltar a ótima atuação da atriz Hani Furstenberg como Hanna, que possui uma riqueza na composição da história. Já Ishai Golan (Benjamin) interpreta um personagem “ok”, sem muitas nuances.

Confira o trailer:

 

 

 

 

Por fim, “A Lenda de Golem” propõe uma reavaliação do gênero abordado, traz uma história com muitos elementos já apresentados em outros filmes, mas que são reformulados e apresentados de uma maneira bastante interessante e que irão prender a atenção do público nas telonas! No final das contas, vale a pena conferir!

NOTA – 7,5

LUAN RIBEIRO

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA:

DIREÇÃO: Doron Paz e Yoav Paz

ELENCO:

  • Hani Furstenberg – Personagem : Hanna
  • Ishai Golan – Personagem : Benjamin
  • Brynie Furstenberg – Personagem : Perla
  • Lenny Ravich – Personagem : Horrovits
  • Adi Kvetner – Personagem : Jacob
  • Alex Tritenko – Personagem : Vladimir
  • Konstantin Anikienko – Personagem : Golem

ROTEIRO: Ariel Cohen

TRILHA SONORA: Tal Yardeni

PRODUÇÃO:

  • Shalom Eisenbach
  • Ariel Cohen
  • Doron Paz
  • Yoav Paz
  • Shaked Berenson
  • Patrick Ewald

EQUIPE TÉCNICA:

Direção de fotografia: Rotem Yaron
Montagem: Einat Glaser-Zarhin e Itamar Goldwasser
Engenharia de som: Yuval Bar-on

DISTRIBUIDORA: PLAYARTE PICTURES

ARTECULT – Cinema & Séries
Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @casaldecinema,
@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *