SONOROS: Festival no Centro Coreográfico esquenta as comemorações do dia internacional do sapateado!

 

Nos dias 25 e 26 de maio acontece no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro o festival de sapateado SONOROS, produzido pelos artistas sapateadores Flávia Costa e Lucas Santana a fim de comemorar o dia internacional do sapateado. A programação dos workshops atende todos os níveis e faixa etárias de sapateadores, uma gala para praticantes e apreciadores, exibição de documentário, bate-papos e uma jam session pra fechar em grande estilo.

 

 

O dia internacional do sapateado é comemorado em 25 de maio. Também conhecido como Tap Dance Day, tornou-se uma homenagem a esse estilo de dança que começou a se popularizar no século XX. O dia internacional do sapateado foi oficializado nos Estados Unidos em 7 de novembro de 1989, como uma homenagem ao nascimento de Bill Robinson Bojangles (1878 – 1949), um dos maiores ícones que contribui muito para o desenvolvimento técnico dessa arte. A criação desta data foi resultado de um árduo trabalho da Tap America Project (TAP), em busca do reconhecimento do sapateado como um importante instrumento artístico.

O Festival Sonoros celebrará essa data promovendo um encontro de muitas vivências e ampliação de conhecimentos. Flávia Costa, idealizadora, com parceria de Lucas Santana, afirmam o evento como uma realização de um sonho em  conjunto:

“Queremos tornar mais acessível a participação de diversos públicos e difundir conhecimentos. Oferecer ao público uma vivência de festival com a intensidade de uma comunidade envolvida com a cultura do Sapateado.”

A programação completa está disponível em https://www.facebook.com/SonorosFestivaldeSapateado/ 

https://www.youtube.com/watch?v=6IcQVUAj-1Q

 

RAFAELI MATTOS


SERVIÇO

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Rafaeli Mattos
Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *