FEVEREIROS – DOCUMENTÁRIO SOBRE OS BASTIDORES DE UMA DAS GRANDES HOMENAGENS DA VIDA DE MARIA BETHÂNIA

“Fevereiros” do diretor Marcio Debellian traz o retrato de uma das maiores vozes do nosso país a cantora Maria Bethânia, a “menina dos olhos de OYÁ”.

Num documentário repleto de detalhes, sensibilidade, devoção, cultura cores e muita música, onde quem sai ganhando é seu público por ter essa proximidade e conhecimento acerca deste grande evento onde a cantora foi a grande homenageada da Escola de Samba da Mangueira.

No documentário podemos acompanhar a cantora Maria Bethânia no Rio de Janeiro durante o seu vitorioso desfile da Mangueira em sua homenagem, trazendo como tema “A Menina dos Olhos de Oyá”, até a sua cidade natal situada na região do Recôncavo Baiana Santo Amaro, podemos perceber diversos detalhes sobre este capítulo da vida da cantora.

O ano de 2016 foi marcado pelo desenvolvimento da história em criar um projeto de construção sobre a vida da cantora impressa nas alegorias, desde as primeiras alegorias até o desfile na avenida o público é convidado a ter uma imersão nesta grande homenagem a cultura e a musicalidade brasileira, diante de uma das maiores vozes do nosso país.

Segundo o diretor Marcio Debellian, um dos responsáveis pelo projeto:

“O que me interessou desde o início, independente do resultado que o carnaval viria a ter, foi o recorte que a Mangueira escolheu para o enredo.Entre as inúmeras possibilidades de se homenagear Maria Bethânia, a escola escolheu tratar da sua devoção religiosa, do seu sincretismo pessoal que junta o candomblé, devoção católica e sabedorias herdadas dos índios”.

Além disso ressalta a importância do local onde a cantora nasceu:

“O Recôncavo baiano, região onde Bethânia nasceu, tem a particularidade de ter sido o lugar no Brasil que mais recebeu negros escravizados trazidos da África. A Bahia soube misturar as tradições africanas, indígenas e portuguesas e transformá-las em expressões originais brasileiras em relação à música, religião e festas populares. Esses aspectos vão sendo apresentados no filme conforme nos aproximamos de Santo Amaro e acompanhamos a construção do carnaval da Mangueira”.

Importante destacar os depoimentos carinhosos e repletos de emoções durante o comentário da própria cantora Maria Bethânia e seus amigos e família Caetano Veloso, Mabel Velloso e Chico Buarque, do historiador Luiz Antônio Simas e de pessoas ligadas ao Carnaval carioca como o porta-bandeira da Mangueira Squel Jorge e do carnavalesco Leandro Vieira.

CONFIRA O TRAILER:

 

 

 

 

Por fim, “Fevereiros” pode ser definido como uma carta aberta homenageando uma das maiores personalidades do Brasil. Bethânia respira cultura, musicalidade e história em tudo que faz e por onde passa. Ver todo esse caminho percorrido pela mesma em um evento de tal magnitude só evidencia todos esses aspectos que a compõe. A Música Popular Brasileira sendo apresentada em todo os âmbitos em que aparece refletida no passado e origem da cantora e o atual patamar em que a mesma se encontra. O documentário apresenta momentos únicos e especiais, como a união entre Maria Bethânia e Chico Buarque, demonstrando a total riqueza da musicalidade brasileira.

 

O filme inspira e respira emoção e alegria.

 

LUAN RIBEIRO

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult e @cinemaecompanhia 

 

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *