ALADDIN: Mágico, atual e uma linda releitura do clássico Disney

O novo live-action da Disney “Aladdin” traz uma releitura atual, primorosa e bastante detalhista do desenho clássico de 1992. A trama aborda de maneira divertida a aventura de Aladdin, a Princesa Jasmine e o super icônico Gênio da lâmpada. Tudo no filme funciona, existe um verdadeiro propósito que prende o público a todo instante, as canções do clássico estão presentes, as temáticas são abordadas, mas tudo com uma nova roupagem que não causa estranheza e sim potencializa ainda mais os elementos originais. Confira nossa crítica dessa produção adorável a seguir.

A ambientação deste live-action respira musicalidade, sua história, seus momentos, todos costurados por uma trilha sonora de extrema qualidade que nos traz as músicas do clássico, além de composições feitas especialmente para o filme pelos mesmos compositores do vencedor do Oscar “La La Land”. Aladdin é bonito de se ver, colorido, e honra a todo instante a marca de qualidade do Estúdio Disney, que cada vez mais se supera e nos entrega produções majestosas.

Mena Massoud é Aladdin no live-action ALADDIN, dirigido por Guy Ritchie. Foto: Divulgação Disney Studios.

O diretor Guy Ritchie é o maestro dessa orquestra e sabe muito bem como desenvolver essa linda história sem deixar de lado suas características (uso de slow motion, closes nos rostos dos personagens, excelentes planos-sequências) e assim, nos apresenta “Um Mundo Ideal” onde pessoas fazem diferenças, não importa de onde vieram, onde a gentileza e o querer bem faz parte de seu coração, onde o amor reina e, acima de tudo, como podemos agregar à vida de alguém. A receita de Aladdin que já conhecemos é explorada e atualizada para o contexto contemporâneo, e isto funciona de forma extremamente satisfatória, ponto positivo pela ótima direção.

Cena do live-action ALADDIN, dirigido por Guy Ritchie. Foto: Divulgação Disney Studios.

Quanto ao elenco, o filme consegue ter personagens muito bem desenvolvidos, todos desempenham um excelente trabalho, o casal principal da trama vivido por Mena Massoud e Naomi Scott brilha em cena e possui uma química que cativa a todos. Seus personagens são desenvolvidos com gana, conseguindo demonstrar todas suas camadas, o empoderamento feminino, a gentileza, a busca pelo seu lugar no mundo, além de realizarem grandes interpretações musicais.

O astro Will Smith está cativante a todo instante, demonstrando toda a grandeza em talento: atua, dança, canta e imprime com originalidade a dimensão que este grande personagem possui. No clássico o Gênio teve uma grande dublagem realizada pelo ator Robin Willians, mas Smith consegue fazes jus à grandiosidade do trabalho já realizado por Willians. Para isto bebe de fontes interessantes, como por exemplo o seu personagem da série “Um Maluco no Pedaço”, além de demonstrar 1001 referências em seus momentos. É um deleite ver o Gênio vivido pelo Will neste filme. Já o vilão Jaffar, possui um verdadeiro propósito e quer o poder em suas mãos a todo custo, contudo, o ator Marwan Kenzari se desvincula bastante da proposta da produção original, o que para os fãs mais exigentes isto poderá não agradar tanto assim. Os personagens secundários, como Abu (o macaquinho de Aladdin), o tapete mágico e a divertida criada (Daila) de Jasmine são espetáculos à parte e encantam ao público sempre.

Cena do live-action ALADDIN, dirigido por Guy Ritchie. Foto: Divulgação Disney Studios.

O roteiro acaba desenvolvendo muito bem a história, ainda que em seu primeiro ato soe um pouco confuso devido à exploração dos seus arcos principais, mas retoma as rédeas e prende a atenção do telespectador a todo instante. Outros pontos positivos que merecem ser mencionados: a excelente fotografia, o design de produção e um figurino arrojado, dignos de futuras indicações ao Oscar, merecem ser lembrados com a mais absoluta certeza nas premiações. Mas, além destes pontos, outro que merece maior enfoque seria a ambientação do reino de Agrabah: de encher os olhos diante de tantos detalhes e grandeza, a união entre o mar e o deserto e a forma como as câmeras passeiam pelo cenário. Um visual de se aplaudir.

CONFIRA O TRAILER

 

 

 

 

Por fim, Aladdin mostra a que veio e demonstra que a Disney consegue se superar mais e mais. Uma mescla de sentimentos ao término da sessão, pois nos traz um gosto doce de ter presenciado um grande musical, com direito a todos os detalhes possíveis e de muita qualidade. O que além disso nos aflora é o amor por esses personagens que fizeram parte da nossa vida, nos trazendo uma boa nostalgia através desta mágica aventura.  Acaba por ser uma linda surpresa neste ano de 2019!!

O “Mundo Ideal” está de volta. Basta você ver esse filme.

 

NOTA: 8,5

 

LUAN RIBEIRO

 

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @tiltcine@cabinesete ,  @cinestimado e @resetdepoisdever

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

 

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *