O III Festival de Cinema de Petrópolis acaba de divulgar sua programação oficial

O III Festival de Cinema de Petrópolis acaba de divulgar sua programação oficial. “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, de Andrucha Waddington, foi escolhido como filme de abertura.

Uma parte do longa foi rodado no Quitandinha e terá uma sessão com exibição especial do filme no local com a presença de atores do filme.  O festival contará com exibição de 11 filmes nacionais de ficção e documentários no SESC Quitandinha e no Cineclube do Filé, além de outros eventos como a ação social “Visão do Futuro” e o “Circuito ArtCine Gastronômico”.

O III Festival de Cinema de Petrópolis agrega mais uma vez a ação social que beneficia crianças do Ensino Fundamental da rede pública municipal, com a doação de óculos de grau. Este ano mais de 2000 crianças vão passar pela triagem. A parceria é das idealizadoras Luciana Pacheco, Daniela Brescianini, Ana Luiza Quintella, com auxílio da Prefeitura de Petrópolis, da Oftalmo Clínica e do patrocínio de empresas privadas como a Essilor, Óticas Carol, CMsatisloh e Laboratórios Petrotica.

Durante o festival também acontece o “Circuito ArtCine Gastronômico”. O evento, em parceria com Pólo Gastronômico do Valparaíso Gourmet, uniu estabelecimentos que vão desenvolver um cardápio especial para o festival inspirados em filmes de sucesso. Todas as criações serão harmonizadas com cervejas artesanais da cidade. Além disso, o cliente que consumir um dos itens do menu, poderá levar para casa um prato decorativo por um preço promocional, desenvolvido especialmente para essa ocasião, intitulado de prato “ArtCine”. A obra de arte será feita pelo artista plástico Cocco Barçante, proprietário do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a cerâmica Luis Salvador.

Foto: Prato Divino – Restaurante Sá Carola

De acordo com as organizadoras, o Festival de Petrópolis é um movimento em prol do audiovisual. “Um espaço para o encontro de amantes e fazedores de cinema. Um lugar para se debater novas formas de mercado, captação e estética. Um festival que abraça o cinema autoral e comercial, além de ser uma oportunidade de trazer para Petrópolis filmes que provavelmente não chegariam nos cinemas da cidade”, diz Daniela. A expectativa para esta edição, é que cerca de 8.000 pessoas circulem pelo evento durante o festival. “Em relação ao evento realizado no ano passado, a nossa ideia é dobrar este número em 2018”, afirma Luciana Pacheco.

 

PROGRAMAÇÃO

 O III Festival de Cinema de Petrópolis exibirá 9 longas- metragens no SESC Quitandinha. O filme de abertura será “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, de Andrucha Waddington. E a programação também destaca as ficções nacionais “10 Segundos para Vencer”, de José Alvarenga Jr; “Sequestro Relâmpago”, de Tata Amaral; e “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues.

A Mostra GloboNews/ Globo Filmes destaca documentários biográficos: “Todos os Paulos do Mundo”, sobre o ator Paulo José, dirigido por Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira;  “Marcia Haydée”, de Daniela Kallman, sobre a vida da bailarina, coreógrafa e diretora de balé; e “Henfil”, que resgata a vida e obra do cartunista, jornalista e ativista brasileiro Henrique de Souza Filho.

A programação no SESC Quitandinha  inclui também longas infanto-juvenis como o nacional “Tudo por um Popstar”, de Bruno Garotti, com Maisa Silva, Mel Maia e Klara Castanho; e a animação franco-belga “O Quadro”, de Jean-François Laguionie.

Em parceria com a Cinemateca Francesa, serão exibidos no Cineclube do Filé os clássicos franceses: “O Batedor de Carteiras”, de Robert Bresson, e “Os Guarda-chuvas do Amor”, de Jacques Demy.

Clique AQUI para ver a Programação Completa.

 

Acompanhe as redes sociais do festival:

Facebook: https://www.facebook.com/festivaldepetropolis/

Instagram: https://www.instagram.com/festivaldepetropolis/

 

Fonte:

 

RAPHAEL GOMIDE

 

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *