18ª Semana Nacional de Museus: Centro Cultural Light propõe atividade inédita para o evento

Entre os dias 18 e 24 de maio é celebrada a 18ª Semana Nacional de Museus. Nessa época, museus do mundo todo organizam eventos e atividades a partir de um tema comum proposto pelo International Council of Museums (ICOM). No último ano, cerca de 37.000 museus, de mais de 150 países, participaram do Dia Internacional de Museus, o que demonstra a abrangência e relevância da iniciativa.  No Brasil, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) coordena a Semana, que já está em sua 18ª edição.

O tema proposto pelo ICOM, para este ano, foi “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. Oportunidade em que o órgão convida todos os museus brasileiros a refletirem sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social. São muitas as possibilidades de atuação dos museus, tanto na relação com seus públicos e acervos, como na relação dos museus entre si.

Pensando nisso, o Centro Cultural Light convida o público para refletir sobre a representação do museu e a sua importância para a sociedade. O museu é um ambiente de exposições, pesquisas, trocas de conhecimentos e memória, muita memória. Todos os participantes do espaço, direta ou indiretamente, são produtores de história e de conhecimento. Por essa razão, o espaço vai construir uma exposição virtual para ser exibida em suas redes sociais (@centroculturallight) – Facebook e Instagram. E o convite se estende para todos os públicos.

Para participar, o interessado deve: 

– fazer um registro ou selecionar uma foto, vídeo, objeto ou alguma criação sua;

– compartilhar nas redes sociais (Instagram) e incluir a hashtag #omuseusoueu;

A partir daí, o Centro Cultural Light vai compor registro único e, ao mesmo tempo, plural, que será preservado coletivamente durante anos. O projeto conta com recursos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL.

Mas atenção: tudo deve ser feito de casa!

Sobre a 18ª Semana Nacional de Museus

É uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus, a Semana estende essa celebração, pois conta entre seus objetivos o de aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, difundindo as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes. O tema definido pelo ICOM para a edição de 2020 para o Dia Internacional dos Museus, que será o mote norteador à Semana, é: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. A 18ª Semana Nacional de Museus acontecerá de 18 a 24 de maio de 2020. Para saber mais sobre o tema, clique aqui! (http://eventos.museus.gov.br/)

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *