Especialista em programas educacionais aponta como aproveitar as férias escolares
e ajudar os pais a aumentar o interesse das crianças pela escrita e leitura
Hoje, 25 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Escritor. A data homenageia grandes nomes da literatura e reforça a importância da escrita em nossas vidas, principalmente para as crianças. A prática de escrever e ler na educação infantil é essencial e precisa ser incentivada desde a infância pelas famílias e escolas. Esse estímulo ajuda na boa formação de um indivíduo, no protagonismo infantil, na criatividade, na imaginação e, além disso, no desenvolvimento de diversas habilidades especiais.
Pensando nisso, Pedro Gigante, co-fundador da plataforma SuperAutor, programa pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis, separou quatro atividades escolares incríveis que podem ser aplicadas dentro e fora da escola, ajudando os responsáveis a promover o hábito da escrita e leitura na vida das crianças, confira:
Crie revistas em quadrinhos – Hoje em dia as crianças estão tão imersas no mundo da tecnologia, que muitas nem sabem o que é uma revista em quadrinhos. Por esse motivo, as velhas histórias desenhadas se tornam grandes novidades para os alunos em sala de aula.
A possibilidade de escrever e desenhar ao mesmo tempo torna muito mais dinâmica e divertida a criação de textos autorais. Por isso, pais e professores podem apresentar as histórias em quadrinhos mais famosas e mostrar aos alunos como funciona a dinâmica. Em seguida, é interessante que ele imprima folhas já com o layout em forma de quadrinhos para que os alunos escrevam.
Incentive a “escrita criativa” escrevendo cartas – Uma prática muito legal, mas deixada de lado hoje em dia, é a escrita de cartas. Escrever recados e declarações em cartas e bilhetes é uma boa forma de tornar a escrita mais criativa e livre para as crianças. Além disso, os responsáveis podem propor que os alunos entrem no mundo da imaginação e escrevam cartas para seus personagens preferidos, personalidades públicas e figuras importantes dos livros de história. Assim, os alunos poderão soltar a criatividade e escrever de forma muito mais autoral e divertida.
Leitura incompleta – As atividades com desafios são as preferidas das crianças, pois elas são muito competitivas e obstinadas quando são motivadas a superar alguma dificuldade. Portanto, uma boa forma de atrelar a escrita e leitura com o desafio é promover a experiência de completar as palavras.
O professor ou familiar pode criar uma atividade de reconhecimento das palavras ao decorrer do texto, colocando espaços incompletos para que as crianças possam escrever. Assim, além de trabalhar o reconhecimento das letras, as crianças aumentam o repertório de palavras e testam o que sabem sobre a gramática de cada uma delas.
Escrever o próprio livro – Um caminho para incentivar o interesse pela leitura é transformar as crianças em autoras de suas próprias histórias, escrevendo seus próprios livrinhos.
O SuperAutor oferece essa atividade em sua plataforma digital. As crianças escrevem, ilustram suas histórias e montam seus livros na plataforma, podendo recebê-los impressos. Além de ajudar na alfabetização e no letramento, o programa incentiva o protagonismo e a autoestima das crianças e possibilita aos familiares participarem da atividade.
SOBRE SUPERAUTOR
O SuperAutor é um programa pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis. Com isso, ajuda educadores a desenvolverem a capacidade criativa dos alunos por meio da escrita, transformando sonhos em realidade! Além da modalidade desenvolvida nas escolas, o programa oferece um formato em que as crianças podem construir seus livros em casa, com acompanhamento de familiares. O programa foi fundado em 2019 e iniciou a operação de forma massiva em 2020, ano de declínio da educação no país por conta da pandemia. Atualmente, conta com mais de 2.000 escolas cadastradas nas cinco regiões brasileiras, ajudou cerca de 100 mil alunos no último ano e produziu mais de 200 mil livros.
AC ENCONTROS LITERÁRIOS
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os escritores que já passaram pelo AC Encontros Literários nestes dez meses de existência do projeto. Não ignoramos a riqueza, a diversidade e a qualidade da Literatura Brasileira. Esperamos ter a oportunidade de levar ao público em geral muitas outras histórias de sucesso e talento.
Alguns dos escritores sensacionais que já entrevistamos: Antônio Torres, Ana Maria Machado, Luís Pimentel, Braulio Tavares, Paulo Scott, Paulo Henriques Britto, Stella Maris Rezende, Carlos Eduardo Novaes, Sérgio Rodrigues, Ivana Arruda Leite, Cesar Cardoso, Alexei Bueno e Andréa del Fuego, entre tantos outros!
VEJA A PLAYLIST AC ENCONTROS LITERÁRIOS NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Não deixe de ver também:
AC Encontros Literários tem curadoria e apresentação (lives) de César Manzolillo (@cesarmanzolillo).