Você tem dificuldade em dizer NÃO!

Você adora ajudar as pessoas e está sempre preocupada em agradar os outros? Tem dificuldade para dizer não!

Cuidado: você pode estar sendo vítima do seu sabotador “Prestativo“!

Não tem problema nenhum em você querer ajudar as pessoas e isso é muito positivo inclusive.

O problema está em quando você faz isso e se deixa de lado, deixando de fazer o que é importante para você também.

Em outro artigo eu falei sobre a Inteligência Positiva e lá falei dos sabotadores. Lembra que sua mente pode ser sua amiga, mas também sua pior inimiga? Pois é, e quando você quer agradar e ajudar as pessoas, mas se deixa de lado? Sabe quando você acaba fazendo uma coisa, mesmo que você não gosta, mas porque o outro está pedindo? É aí que mora o perigo!

Porque na verdade o que está por traz da sua disponibilidade de ajudar é conseguir a aceitação e afeição dos outros, e quando você faz as coisas esperando isso em troca, é que não é legal para você.

Sabe quando você faz de tudo pelo outro e não é reconhecido, ajuda o colega a fazer as tarefas e ele não te valoriza por isso? E o pior, tem muita dificuldade de dizer não, porque vai que o outro não entende e fica chateado contigo?!

E quando você pensa o seguinte:

que para ser uma boa pessoa, eu devo colocar as necessidades dos outros à frente das minhas.”

Fico tão incomodada quando as pessoas não reparam ou não ligam para o que eu fiz para elas, são umas ingratas e egoístas.”

“Dou muito, muito e não penso o bastante em mim.”

“Mas e se eu expressar as minhas próprias necessidades as pessoas vão achar que sou egoísta.”

E aí o seu sabotador prestativo que eu chamo de “Falso Bonzinho” vai dizer para você que você ajuda os outros sem querer nada em troca e que o mundo seria um lugar melhor se todos fizessem isso. Só lamento, mas você está deixando o seu sabotador te dominar.

E sabe no que ele te prejudica?

Ele não deixa você olhar para si mesmo e identificar o seu potencial, ele não deixa você conquistar aquilo que quer, ele te prende e não deixa você seguir em frente.

Você age desta forma? Não se desespere existe uma solução!

O primeiro passo é identificar e trazer para a consciência os momentos em que o seu sabotador prestativo aparece, identificar quais são os sentimentos e pensamentos que aparecem e ver claramente que eles não são bons para você.

O segundo passo é rotular os sentimento e pensamentos que esse safadinho do prestativo promove e batizá-lo com um nome, por exemplo Falso Bonzinho. E você pode dizer para si mesmo:

Ah, o Falso Bonzinho resolveu aparecer para dizer que eu tenho que ajudar o outro porque ele é um coitadinho e precisa da minha ajuda”

ou

“O Falso Bonzinho apareceu de volta dizendo que eu não posso dizer não para o meu colega”.

Fazendo estas ações se tornarem um hábito você vai conseguir enfraquecer em muito o seu sabotador Prestativo e se sentirá mais livre para se preocupar com outras questões.

Priscila Timbó
Coach de Carreira e Realização Profissional

Psicóloga especialista em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Coach de Carreira.

Seu histórico profissional engloba atuação em consultorias de recursos humanos com foco na área estratégica e de desenvolvimento humano. Desde 2015 atua como Coach de Carreira e Realização Profissional. Criadora do programa online Sucesso na Recolocação.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Priscila Timbó
Coach de Carreira e Felicidade Profissional. Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas com formação em Coaching IKIGAI. Eu acredito que o Coaching é uma forma de ajudar as pessoas a descobrir aquilo que traz satisfação em sua vida, e que coaches podem ajudar as pessoas a conquistar os seus objetivos, e pessoas que conquistam os seus objetivos evoluem e se sentem mais realizadas e felizes. Meu histórico profissional se perfaz em atuação em consultoria de recursos humanos na área de desenvolvimento humano, onde respondi por atividades como Recrutamento e Seleção de profissionais especialistas e executivos, implantação de gestão por competências, assessment de profissionais executivos e especialistas, pesquisa de clima organizacional, Aconselhamento de carreira e Outplacement (Recolocação). ATUALMENTE atendo diversos profissionais no formato de assessoria individual (presencial e online) em SERVIÇOS DE COACHING DE REALIZAÇÃO PROFISSIONAL | RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL E TRANSIÇÃO DE CARREIRA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *