Virei “filha” de Lucia Coelho

 

cartaz lucia1

 

Ontem, dia 17 de junho, foi a primeira exibição pública do documentário “Lucia Coelho – Sempre Navegando”, de Ricardo Brito. O local não podia ser outro: o Teatro Tablado, reduto da produção teatral infanto-juvenil no Rio de Janeiro… E eu estive lá porque fui a roteirista dessa obra.

equipe lucia

Parte da equipe que fez o filme: Daniel Og, eu, Ricardo Brito, Paula Diniz e Ricardo Baldessarini

Quando Ricardo me convidou, eu não queria. Faltava tempo pra mim e dinheiro para ele. Mas, com jeitinho, ele me deu a autobiografia não publicada dessa artista para eu ler. E eu fui fisgada. Virei mais um peixinho de Lucia, mais uma “filha” de Lucia…

A vida de Lucia Coelho daria um filme, de verdade! Fiquei doida para conhecê-la, mas não deu tempo; pouco menos de 1 semana do fim das gravações do documentário, em outubro de 2015, ela faleceu, vítima de uma parada cardíaca.

Ironicamente, esse seu coração, que sempre a conduziu pela vida, pelo tanto de amor que ela espalhou… logo ele a levou dessa vida aos 80 anos.

boneco lucia

Um dos muitos “amigos” de Lucia Coelho

A noite foi emocionante. O documentário, com depoimentos dela e de seus “filhos profissionais” como Daniel Dantas, Zezé Polessa, Cica Modesto, Andréa Dantas, e suas filhas de sangue Paula Coelho e Fernanda Coelho e de amigos, parceiros profissionais e irmãs de alma, conduziu a emoção… E, ao final, o bate-papo que se seguiu parecia a continuidade do filme: os ali presentes dividiram com todos suas lembranças e causos dessa artista que faz parte da história do teatro infantil brasileiro com sua paixão pelos bonecos.

Lucia Coelho formou gerações de artistas sensíveis, e ensinou muitos adultos a brincar. Virou purpurina, espuma, renda de buriti… Ensinou, brincou, educou, espalhou muito amor e deixou uma grande lição, seu maior legado: seja livre e desobediente!

Não percam o documentário “Lucia Coelho – Sempre Navegando”, no Canal Brasil, a partir de julho!

Abaixo, o link de parte do depoimento dela, pra deixar  um gostinho de quero mais…

 

 

Facebook: https://www.facebook.com/Lucia-Coelho-Sempre-Navegando-390073461170784/?fref=photo

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Patricia Costa
Editora-chefe do ArteCult.com Jornalista, roteirista, mãe, poeta, editora, escrivinhadora, atriz. Mulher. Sou filha da PUC-Rio, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Trabalhei em revistas sobre meio ambiente e educação. Fui parar na TV na produção do Globo Ecologia e logo estava participando da criação do Canal Futura, onde fiquei por mais de 7 anos. Trabalho na MultiRio, uma produtora de multimeios educativos da prefeitura do Rio de Janeiro, há 10 anos, atuando como roteirista e editora. Colaborei para o site Opinião e Notícia por 2 anos escrevendo sobre Educação, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente: opiniaoenoticia.com.br Escrevi também para a Revista do Senac Educação Ambiental por cinco anos. Me formei em teatro pelas mãos de Bia Lessa. Fui dirigida por Alberto Renault e Roberto Bontempo. Conheci muita gente talentosa. Aprendi com muita gente boa. Fiz cursos livres de canto, de dança flamenca, de locução de rádio e de roteiro para TV e cinema. Sou uma leitora contumaz. E ótima ouvinte. Gosto de observar a vida e de dar pitaco em alguns assuntos os mais variados. Mãe de dois adolescentes, continuo aprendendo sobre a vida todos os dias. O humano me encanta. E me aterroriza também!