O abraço na dança

 danca3

Em quantas atividades diárias podemos ter o privilégio de dar e receber um abraço? Pois a dança proporciona isso, o prazer de dançar a dois nas danças de salão. Normalmente, homem e a mulher fazem a dupla mas, em sua versão mais contemporânea – e por falta de homens na dança (sem querer levantar bandeira, mas…) -, a dança a dois  também está sendo praticada por duplas femininas.

O Tango e o Samba de Gafieira são ótimos exemplos. São estilos de dança onde o abraço é elemento fundamental. Isso porque ele tem pelo menos duas funções: a primeira é a mecânica do abraço, que define o estilo dessas danças nas quais os dançarinos praticam a maior parte dos movimentos “enlaçados”, quase que abraçados. Isso permite a condução da dama pelo cavalheiro de forma sutil,  intuitiva, firme e orgânica. E a segunda função é a psicossocial, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais e culturais.

Ao se falar do abraço na dança, é inevitável abordar os benefícios que esse movimento gera à saúde global humana, principalmente no aspecto social, já que facilita a reciprocidade, é um gesto que implica em dar e receber, favorece a socialização e o exercício do respeito ao próximo. Tudo isso e muito mais é o que promove esse simples gesto. Sem contar que um abraço bem apertado é uma delícia!

No Tango, ou na nossa versão brasileiríssima, o Samba de Gafieira, a cumplicidade e a sintonia simbolizados pelo abraço devem estar apurados. Igualzinho na vida!

Logo abaixo, assista a um trechinho de uma exibição da Cia de Tango da Universidad Nacional de las Artes da Argentina.

A todos vocês, um forte abraço!

https://www.facebook.com/cellebanks/videos/498857743643417/

Author

Sou Marcelle Pereira Soares Banks, a.k.a Celle Banks. Sou profissional com 10 anos de experiência na área de comunicação, com passagem pelo setor acadêmico privado e público, me formei em Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) e fiz o curso de Dança Contemporânea na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Há 12 anos, atuo profissionalmente como Bailarina, Designer, Coreógrafa e Publicitária. Amante das Artes Culturais e Sociais, sou empreendedora e promotora da diversidade cultural. Tenho um enorme desejo de me comunicar com as pessoas e escolhi fazer isso através da dança. Gosto de compartilhar com os outros a minha paixão pela dança. Meu maior interesse é estudar a diversidade de danças através do olhar contemporâneo, das danças tradicionais às urbanas. Já me apresentei em universidades, festivais e teatros do Brasil. Nos Estados Unidos, desenvolvo atualmente um trabalho sobre a investigação de danças tradicionais brasileiras. Essas obras têm aparecido em Festivais Internacionais. Em 2015, me mudei para a Argentina e aprimorei meus estudos a partir de fontes de universidades locais, como Universidad Nacional de las Artes. Divido-me entre Buenos Aires, Des Moines, Rio de Janeiro e Florianópolis, sempre embalada na minha paixão pela família e pela dança