Vinhos do Alentejo anunciam os finalistas do Rio de Janeiro do concurso “O Melhor Sommelier do Brasil 2020”

 Grande final será realizada em fevereiro, no Alentejo em Portugal. Vencedores das etapas regionais são premiados com tour e degustação exclusiva pela região portuguesa

Mais de 130 sommeliers de todo o Brasil se inscreveram para o concurso promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA)
Especialistas de todo o país participaram das semifinais. Sommeliers do Rio de Janeiro, estão entre os finalistas

O concurso “O Melhor Sommellier Vinhos do Alentejo do Brasil 2020”, está em sua etapa final. A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organização que certifica e promove os vinhos da região do Alentejo, em Portugal, anuncia os finalistas do Rio de Janeiro, são eles:

Rio de Janeiro
Ettore Lima Amendola – Amendola Salumeria
Robson dos Santos Venancio – Restaurante Esplanada Grill

Em sua sétima edição no país, a iniciativa visa aumentar a notoriedade e o conhecimento sobre os vinhos do Alentejo, além de revelar novos talentos brasileiros: cerca de 130 sommeliers de todo o país participaram da disputa este ano.

“A edição 2019 do concurso superou as expectativas. O nível de conhecimento dos sommeliers brasileiros é impressionante. O país, de fato, tem uma ampla seleção de especialistas de alto nível distribuídos em todo seu território”, afirma Maria Amélia Vaz, responsável de Marketing dos Vinhos do Alentejo no Brasil.
A segunda etapa do concurso começa em fevereiro e acontece no Alentejo, em Portugal. Os oito finalistas embarcam para a região para visitar as diversas vinícolas locais, terminando em um teste prático onde um júri escolherá “O Melhor Sommelier do Brasil — 2020”. O nome do grande vencedor será revelado também nesse mês e se tornará também o embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil.

Sobre a 6ª edição do Concurso

A sexta edição do “O Melhor Sommelier do Brasil- 2019” envolveu cerca de 120 sommeliers de todo o país, que participaram das seletivas regionais realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis.

Em cada etapa, foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como o seu histórico, terroir e perfil dos vinhos. Na seleção, composta por workshops, os participantes tiveram acesso a uma série de informações acerca dos vinhos e da região do Alentejo, além de testarem seus conhecimentos em uma prova teórica. Com isso, dois melhores sommeliers de cada cidade foram selecionados para a segunda fase. Já em Portugal, os oito finalistas tiveram oportunidade de conhecer o Alentejo, observando de perto a realidade dos vinhos alentejanos, sua variedade de castas e os distintos terroirs.

Durante uma semana, os brasileiros trocaram experiências com os produtores e enólogos da localidade para aprofundar seus conhecimentos com os vinhos da região. A seletiva resultou em uma final disputada por 8 sommelliers de todo o Brasil. O grande vencedor, Jean Stelmach da Zahil Importadora, superou todos os finalistas e, além de nomeado embaixador dos Vinhos do Alentejo durante o ano de 2019, recebeu da CVRA um troféu especial, simbolizado por um decanter de cristal gravado com o título de “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2019”, seguido pelo seu nome.

SOBRE A CVRA  Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Daniela Fróes
Musicalmente eclética, apaixonada pela diversidade dos estilos, das festas e festivais, amante de uma boa música, principalmente das batidas eletrônicas. #Música #MúsicaEletrônica - Nunca se precisou de drogas para senti-la, a essência da batida, a sonoridade toca a alma de um jeito que não da pra ficar parado! "Quem não sente a melodia acha maluco quem dança"!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *