V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará: Sessões gratuitas de cinema itinerante no interior do CE

A V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará exibe produções cearenses,
além de oferecer oficina deanimação e cineclubismo para alunos das escolas municipais

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura por meio de produções audiovisuais, a V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, exibirá vários filmes em sessões gratuitas no interior deste estado.

Um caminhão transformado em sala de cinema pega a estrada com destino a cidades do interior do Ceará levando sessões gratuitas de filmes ao ar livre, entre os meses de maio e junho. A programação completa pode ser conferida na página oficial do evento no Facebook e para obter mais informações acesse o site da Secult: https://www.secult.ce.gov.br/

A iniciativa nasceu da necessidade de proporcionar a experiência do cinema para a parcela da população que não tem acesso às salas comerciais. Durante a programação, serão exibidos filmes de curta e longa-metragem, produzidos por diretores cearenses, com classificação indicativa livre.

A realização da V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará é da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com apoio da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), parceria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em convênio com o Ministério da Cidadania, e apoio cultural do Banco do Nordeste e com produção executiva do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (ISACC).

Confira as imagens do projeto

As produções selecionadas são: o longa “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro”, obra de Helder Martins, e seis curtas e médias metragem que contemplam os gêneros consagrados na linguagem cinematográfica: os documentários “Becco do Cotovelo”, de Pedro Cela e Eduardo Cunha, “Couro Tecido”, de Adriana Barbalho, e “Negro lá, negro cá”, de Eduardo Cunha de Souza, as ficções “Céu Limpo” de Marcley de Aquino e Duarte Dias,  e “Doce de Coco”, de Allan Deberton, e a animação “Esaú, o contador de história”, de André Dias.

A curadoria é de Duarte Dias, coordenador de audiovisual da Secult e curador de cinema do Cineteatro São Luiz. “Essas são, a nosso ver, as obras que, delimitadas num curto espaço de exibição, representarão os anseios de uma política cultural voltada para o audiovisual que não se resume apenas ao entretenimento, mas à reflexão e pensamento que a sétima arte é capaz de proporcionar”, esclarece.

Além das exibições, também faz parte da programação oficinas que propõem a prática de fazer cinema para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Serão realizadas as oficinas “Cineclubismo”, ministrada pelo realizador Henrique Dídimo, e “Cinema de Animação”, ministrada pelo realizador André Dias.

A Mostra segue até o mês de junho e passa pelas cidades de Pindoretama, Barreira, Redenção, Guaiúba, Pentecoste, Forquilha, Hidrolândia, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Ibicuitinga, Quixadá, Banabuiú, Iguatu, Tarrafas, Potengi, Altaneira, Caririaçu, Crato, Jati, Jardim, Abaiara e Barbalha.

A V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e pela Secretaria de Educação (Seduc) com parceria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em convênio com o Ministério do Desenvolvimento. A produção executiva é do Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (Isaac) e apoio cultural do Banco do Nordeste.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DE MAIO DA MOSTRA:

Redenção

10 e 11 de maio – Exibição
06 a 10 de maio – Oficina

Guaiúba

13 e 14 de maio – Exibição
06 a 10 de maio – Oficina

Pentecoste

15 e 16 de maio – Exibição
13 a 17 de maio – Oficina

Forquilha

17 e 18 de maio – Exibição
13 a 17 de maio – Oficina

Hidrolândia

19 e 20 de maio – Exibição
13 a 17 de maio – Oficina

Ipaporanga

21 e 22 de maio – Exibição
20 a 24 de maio – Oficina

Mosenhor Tabosa

23 e 24 de maio – Exibição
20 a 24 de maio – Oficina

Ibicuitinga

26 e 27 de maio – Exibição
03 a 07 de junho – Oficina

Quixadá

28 e 29 de maio – Exibição
03 a 07 de junho – Oficina

Banabuiú

30 e 31 de maio – Exibição
10 a 14 de junho – Oficina

A programação completa pode ser conferida na página oficial do evento no Facebook.

 Fontes:

MAIS INFORMAÇÕES :

Descrição

A V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará ​contempla exibições gratuitas de filmes nacionais e oficinas de cinema e audiovisual que circularão em 30 municípios do Ceará. Cada cidade receberá dois dias de programação gratuita com exibição de um longa-metragem e dois curtas de origem nordestina, e ainda uma oficina a ser escolhida entre: stop-motion e animação, Cineclubismo e Edição de Vídeo com 24 horas-aula. A Lei Estadual nº 16.026 de 01 de junho de 2016 que institui o Plano Estadual da Cultura, coloca entre seus objetivos e competências do Poder Público a democratização do acesso à produção e à fruição da cultura, bem como a promoção da circulação de bens, serviços e conteúdos culturai

Links e Contatos

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador e Diretor Geral do ArteCult.com e Sócio-fundador e editor do QuadriMundi. Ambos projetos da Webstaff, sua empresa. Apaixonado pela sua família e por toda forma de ARTE e CULTURA. Nas redes sociais, administra além das páginas do ArteCult e QuadriMundi, as páginas do OlheiroMusical.com, Atuando, Dica de Vinho, Dicas de Filmes, Dicas de Livros, Dicas de Músicas, Futuristiko, Infância80, Olheiro Musical, Bullying nas Escolas, Reação Adversa e Portal TEAmigo (comunidade TEA - Transtorno do Espectro Autista).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *