Um Brasil em Transformação

4 - bye-bye-brasil-poster02

Caravana Rolidei! Que saudades eu sentia deles. O caminhão, as luzes piscando, o cheiro de teatro mambembe. Fui fazer a pesquisa e comecei pela cena que eu mais amo deste filme – o Wilker fazendo nevar “Maravilha me voi” ou algo assim; que ator hipnotizante! Vi esta cena uma, duas, três vezes e achei que era pouco, por isso fui olhar outra vez só o iniciozinho do filme, mas como resistir? Wilker no volante, Betty Faria ao lado (linda, sensacional) e, quando dei por mim, lá estava eu, de novo, subindo na caçamba junto com Fábio Júnior. E que Fábio Júnior! No auge, lindo, talentoso, um charme. Tocador de sanfona. Irresistível!! Segui com eles até o final.  E tome de estrada de terra. Como bem diz Lord Cigano: “A gente é que nem roda, só se equilibra em movimento”.

2 - BFeFJ

Fábio Júnior e Betty Faria

Podemos falar em Road Movie, porque estamos falando de “Bye, Bye Brasil” um clássico de Cacá Diegues de 1979 que mostra a transformação pela qual o país viveu naquela época. A televisão sai dos grandes centros e vai avançando em direção às pequenas cidades, levando uma mudança de comportamento ao interior.

Alguns prefeitos, em troca de votos, colocam uma televisão na praça e todos se reúnem ao ar livre para assistir à novela Dancin Days. José Wilker e Betty Faria não conseguem rivalizar com Sonia Braga e Antonio Fagundes, que chegam nas pequenas cidades pelas antenas que pareciam umas espinhas de peixe.

6 - JW

O saudoso José Wilker

Jofre Soares faz uma participação como um nômade que leva, de cidade em cidade, filmes para serem projetados, mais uma atividade ameaçada de extinção pela predadora telinha luminosa. Outra aparição ilustre é a de Marieta Severo como uma assistente social numa Brasília em expansão ainda recebendo pessoas que foram ocupando a periferia da cidade.

A trupe, composta por Lord Cigano, Salomé, Ciço e Dasdô, atravessa a Transamazônica e registra o período de mudança. Um tempo em que fazer nevar no Brasil só com truque de mágica.

 

Trecho fenomenal – aperta o play! – é o Wilker fazendo nevar!

 

 LINKS

Filme Completo –  https://vimeo.com/91022842

Trilha Sonora – https://www.youtube.com/watch?v=g-nABRIdarw

 

Nota

Lord Cigano – José Wilker

Salomé – Betty Faria

Ciço – Fábio Júnior

Dasdô – Zaira Zambelli

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Claudia Ebert
Jornalista e prioritariamente um bicho de televisão. Adoro cinema e tenho queda forte por documentários. Minha vida profissional já pairou na GloboNews, Globosat e por produtoras que faziam programas para a Globosat. Falo pouco de mim, mas escuto histórias - as interessantes! -, e prometo contá-las aqui.