Última loja de partituras no Rio fechará em Dezembro e dá desconto nas peças musicais

ClausCollatz01

Foto Fábio Seixas – Agência O Globo

Foi com muito tristeza que ficamos sabendo do fechamento da última casa de partituras do Rio de Janeiro: a loja de partituras Músicas Oscar Arany, na Rua das Marrecas, Rio de Janeiro. A nota foi publicada na coluna de Ancelmo Gois esta semana.

O fundador “Seu” Oscar nasceu em 1906, na cidade húngara de Szeged, fugiu do nazismo em 1938 por ser judeu e veio para o Rio.

Em 1988, Claus Collatz soube que Arany havia ficado impossibilitado de trabalhar, após um derrame. Sensibilizado com a situação, decidiu assumir o negócio. Empresário e músico amador, logo percebeu logo que era uma cidade carente de material musical. Havia lojas como A Guitarra de Prata, que vendiam algumas partituras populares. Mas de clássico era complicado.

A loja atravessou várias crises, como por exemplo a popularização da xerox nos anos 70, mas o surgimento do mundo digital (atualmente os jovens baixam as partituras até no celular) e o acirramento da crise econômica atual afetaram as vendas.

Com o fechamento previsto para 31/12, as peças musicais estão sendo vendidas a 50% de desconto.

Compartilhem então esta página para instrumentistas clássicos, ajudando assim o Sr. Claus!

Fontes:
Fan Page da Orquestra Sinfônica Brasileira
Reportagem de Helena Maranhão no site de O GLOBO
Coluna Alcelmo Góis

Fotos: Fábio Seixo da Agência O Globo

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Fundador e Diretor Geral do ArteCult.com e Sócio-fundador e editor do QuadriMundi. Ambos projetos da Webstaff, sua empresa. Apaixonado pela sua família e por toda forma de ARTE e CULTURA. Nas redes sociais, administra além das páginas do ArteCult e QuadriMundi, as páginas do OlheiroMusical.com, Atuando, Dica de Vinho, Dicas de Filmes, Dicas de Livros, Dicas de Músicas, Futuristiko, Infância80, Olheiro Musical, Bullying nas Escolas, Reação Adversa e Portal TEAmigo (comunidade TEA - Transtorno do Espectro Autista).