TONIA, A DIVA NO ESPELHO: Lana Rhodes lança média-metragem sobre Tônia Carrero

Lana Rhodes / ToniaCarrero – foto de André Hawk

“Tônia, a Diva no espelho” homenageia a atriz Tônia Carrero, que marcou a história da dramaturgia brasileira, com objetivo de resgatar e enaltecer as nossas artes cênicas

A trajetória da atriz Tônia Careiro, foi objeto de pesquisa do roteirista Guilherme Gonzalez, que conta com uma vasta experiência textual como cronista e diversos filmes de curtas-metragens pelos quais já foi indicado e venceu prêmios do setor.

Guilherme convidou a atriz brasileira Lana Rhodes, que tem experiência no teatro e na televisão, onde começou ainda adolescente, já tendo trabalhado em grandes produções e diretores renomados como Bia Lessa, Charles Moeller e Claudio Botelho e Jorge Fernando.

Ao time se uniram o diretor André Hawk, da Meduzza Filmes, Fernando Torquatto, responsável pela caracterização e figurinos e Edgard Duvivier, que criou a trilha especialmente para o filme.

“A ideia surgiu durante a pandemia enquanto eu fazia um curso de interpretação online com o autor Guilherme Gonzalez, que na época estava escrevendo uma série sobre a Cacilda Becker. Ele me chamou para fazer a Tônia Carrero na série dele, em uma cena sobre o lugar da mulher bonita na sociedade. Ao ver a cena, ele escreveu o texto da Tônia para mim e decidimos fazer em formato audiovisual, um média-metragem. O André Hawk ser o diretor foi algo fundamental para a escolha do formato, já que ele tem esse olhar documental nos trabalhos dele, Guilherme trouxe Fernando Torquatto, que assim como Edgard Duvivier, entraram de coração no projeto. Estou admirada com as conexões”, comemora Lana Rhodes.

O média-metragem (com 36min de duração) se utiliza da história da atriz para trazer assuntos que estão em destaque, como a objetificação da figura feminina. Tônia Carrero, que foi uma mulher à frente de seu tempo, é um marco da luta pela transformação da mulher e de seu papel na sociedade brasileira. Sempre se posicionou com inteligência, sem abrir mão dos seus atributos de beleza e feminilidade, mas sempre com uma potência e força na sua relação com as artes para além das aparências.

“O projeto surgiu da necessidade de resgatar personalidades marcantes que ajudaram a formar nossa identidade cultural. Um povo que não conhece suas referências e suas origens, não é capaz de trilhar seu caminho a um futuro civilizado. Escrevi o texto com muito respeito à atriz e a sua família. Espero que eles encontrem no filme uma homenagem carinhosa e sincera. Se tudo certo, em 2022, ano do centenário dessa grande dama dos palcos brasileiros, o texto completo será encenado nos palcos”, revela o autor.

Assim, Tônia, a Diva no espelho’ resultou em um filme com grande acabamento técnico e artístico, que apresenta com uma linguagem teatral, um conteúdo cultural que comove tanto o público contemporâneo de Tônia Carrero, como atrai os jovens que não a conheceram, mantendo viva a memória dos nossos grandes artistas e símbolos da nossa cultura.

Confira o Trailer

Sinopse

Biografia romantizada a partir de depoimentos e da trajetória da grande dama do teatro Tônia Carrero (1922-2018). Nesse derradeiro espetáculo, a atriz espelha com o público momentos decisivos de sua vida e carreira, mergulhando a fundo no redemoinho de sua memória. Entre fatos e lembranças narrados com sua personalidade forte, acaba descortinando uma fragilidade oculta, o que desmistifica o ser humano por trás dessa grande diva, que lutou até o fim para que seu talento fosse reconhecido acima de sua incontestável beleza.

 

SERVIÇO

Tônia, A Diva no Espelho’. Lana Rhodes lança média-metragem sobre Tônia Carrero.

  • Quando: Dia 9 de julho às 20h
  • Onde: Youtube.com/c/LanaRhodes
  • Texto original: Guilherme Gonzalez
  • Direção: André Hawk
  • Caracterização e figurino: Fernando Torquatto
  • Trilha original: Edgard Duvivier

 

Ficha Técnica

Tônia, A Diva no Espelho’

  • Atriz: Lana Rhodes (@lana_rhodes)
  • Dramaturgo: Guilherme Gonzalez (@guilhermegonzalez)
  • Diretor e Produtor Executivo: André Hawk (@andrehawk)
  • Assistente de direção e preparador da atriz: Kiko do Valle (@kikodovalle)
  • Assistente de Direção: Lôu Caldeira (@loucascudo)
  • Direção de Fotografia: André Hawk (@andrehawk) e Rodrigo Ocampo (@rodrigoocampo__)
  • Câmera A: André Hawk (@andrehawk)
  • 1º Assistente de Câmerae câmera B: Eduardo Kozlowski (@dudukoz)
  • 2º Assistente de Câmera: Vinicius Scalzilli (@viniciusscalzilli)
  • Gaffer: Big Joe (@bigjoeeletrica)
  • Caracterização e Figurino: Fernando Torquatto (@eufernandotorquatto)
  • Maquiagem: Daniella Kobert (@danikobert)
  • Assistente de Figurino: Alessandro Rey (@alereypaz)
  • Coloração: Marcos do Vale (@marcosdovale31)
  • Joalheiro: Carlos Rodeiro (@carlosrodeiro)
  • Trilha Original: Edgar Duvivier (@edgarduvivier)
  • Som Direto e Mixagem: Camile Lago (@camilelago)
  • Cenografia: Ruslan Alastair (@ruslanalastair)
  • Assistente de Cenografia: Marconi Patterson (@marconipatterson)
  • Making Off: Camila Baggio (@camibaggio)
  • Assistente de Making Off: Dan (@danillyramos)
  • Conteúdo de Mídia: Flávia Leite (@flaviamouraleite)
  • Ajudantes de Set: Raphael Luis e Wallace Furtado
  • Legendas em inglês: Patrícia Monteiro (@pat__monteiro)
  • Arte Gráfica: Conrado Bassini (@conradobassini)
  • Assessoria Médica: Dra. Tereza Thomé
  • Testagem: Laborlife Diagnósticos (@laborlifediagnosticos)
  • Produção: Késsya Fernandes (@kessyafer)
  • Produção de base: Marcelo Castilho (@mac_castilho)
  • Motoristas: Paulinho da Mota, Oscar Crau e Jorge Luis
  • Advogado: Felipe Toledo
  • Assessor de Imprensa: Luiz Menna Barreto (@luizmennabarreto) (21) 99872-5534
  • Esse projeto foi contemplado pelo edital Retomada Cultural, da Lei Aldir Blanc do Governo Federal em parceria com a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura.
  • Realização @meduzzafilmes

Guilherme Gonzalez – Foto Thiado de Lucena

 SOBRE O AUTOR

Guilherme Gonzalez foi colunista do site Guia da Semana em São Paulo, onde publicou 24 contos e 12 crônicas. Fez curso para roteirista com Maria Clara Mattos, Pedro Riguetti e Lucas Paraizo. Estudou dramaturgia com Pedro Brício e Jô Bilac. O roteiro de seu primeiro curta-metragem ‘Sobre o Céu’, foi finalista no edital da TV Globo. Foi premiado na plataforma Sweek com o conto ‘A Mulher Que Tinha Asas’. É ainda autor dos curtas-metragens ‘Souvenir’, ‘Coyote’, e das séries ‘Rosa Choque’, ‘Sinapses’, ‘Desmandamentos’, ‘Vem Ver-o-Peso’ e ‘Cacilda Becker em Cena Aberta’. Escreveu diversos espetáculos, entre outros, ‘Rainha’ (premiado como melhor peça pelo voto popular no Festival Mix 2020), Em 2021, teve um solo selecionado e premiado pela APTR para o projeto ‘E-cena, Mostra de Teatro On line’. Nos projetos futuros, divide o roteiro de um longa-metragem em parceria com Malu Mader.

Lana Rhodes. Foto: Reprodução.

SOBRE A ATRIZ

Lana Rhodes iniciou sua carreira artística aos 12 anos como Paquita e de lá pra cá firmou-se nas artes. Aos 19 anos protagonizou a novela “Alta Estação” na Record, onde fez alguns outros trabalhos. Na TV Globo também fez “Rock Story” e “Se eu fechar os olhos agora”. No teatro ela tem sólida carreira no teatro musical, tendo participado de grandes produções como “Se eu fosse você – O musical” de Daniel Filho, “Elis – a Musical” de Dennis Carvalho, “Kiss me Kate” de Charles Moeller e Claudio Botelho e “Vamp”. Recentemente esteve no elenco da nova montagem de “Macunaíma” sob direção de Bia Lessa.

André Hawk – Foto Reprodução Facebook Meduzza Filmes

 SOBRE O DIRETOR

André Hawk fundou a Meduzza Filmes, iniciando também sua carreira como diretor e produtor, tendo feito curtas metragens e focando principalmente em dar visibilidade e voz às pessoas através da perspectiva documental. Em 2020, dirigiu a fotografia da etapa do RJ do documentário ‘A Beautiful World’ do fotógrafo Mario Testino, produziu o curta metragem #poesiaésóquestãodeser, de Lana Rhodes. Em 2019, foi chamado para ser produzir a série documental de 17 episódios do making of da produção de ‘Desalma’, da Globoplay. E em 2018, produziu e fotografou o curta feminista ‘Trauma’. Foi o diretor de fotografia da British House Rio durante as Olimpíadas Rio2016.

 

SOBRE BAGGIO COMUNICAÇÃO e MEDUZZA FILMES:

A Baggio Comunicação e a Meduzza Filmes realizam desde 2015 atividades relacionadas à cultura e audiovisual.

Destacam-se:

· Cobertura audiovisual completa do MIMO Festival

· Captação do SOFAR sounds, projeto de música independente.

· Projeto junto a Globo da série documental de 17 episódios do making of da produção de ‘Desalma’ (série original da Globoplay).

· Direção de fotografia para documentário de Mário Testino “A beautiful world”

· Direção de Fotografia para o documentário “Sorriso Rei”, produzido pela Universal Music para o Dia da Consciência Negra em 2020

· Direção de fotografia da British House Rio durante as Olimpíadas Rio 2016.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *