TIMERMAN: Lançamento de filme do super-herói brasileiro agita o Dia das Crianças

 

No dia 12 de outubro (Dia das Crianças) o nosso super-herói TimerMan vai estar fazendo uma apresentação no Shopping Via Brasil às 16h. (Rua Itapera, 500 – Irajá -RJ) A apresentação será gratuita e faz parte da divulgação de seu curta metragem: Timerman – Contratempo, que entrará em campanha no Catarse. O Evento também contará com a presença do vilão Príncipe Madam, Sorteios e uma seção de autógrafos da sua revista em quadrinhos da Editora Kimera.

 

A Aventura

Foto: Divulgação -Ed.Kimera

Em um futuro distante, a Terra é invadida por uma frota nômade de conquistadores do espaço. Para surpresa de todos, a Terra se defende muito bem e derrota a ameaça, restando aos Nômades o plano desesperado de voltar no tempo e conquistar a Terra no passado. Mas é claro que a Terra não pode deixar que isso aconteça.

No presente conhecemos Fabiano Ferreira, professor de educação física em uma escola pública do Rio de Janeiro, um fã de séries tokusatsu desde criança, que se vê envolvido em uma guerra interplanetária ao impedir que um garoto fosse sequestrado por sujeitos usando roupas estranhas. Antes que fosse morto por armas lasers Fabiano é salvo por Yane, uma moça que diz ser do futuro e precisa de sua ajuda para fazer duas coisas: Encontrar uma garota desaparecida; e deter uma invasão alienígenas durante o processo.

 

Quem é TimerMan

Tokusatsu é um estilo de seriado muito popular no Japão e que ganhou destaque no Brasil nos anos 1990 com os super-heróis “Jaspion” (1985), “Jiraya” (1988), “Kamen Rider” (1971), “Jiban” (1989) e “Changeman” (1986). Essas séries conquistaram uma legião de fãs, como o ator Fabiano Ferreira, 45 anos, do Rio de Janeiro, que, baseado nas lembrancas da infância, criou o seu próprio herói, o TimerMan.

Ferreira alimentava esse sonho desde a época em que assistia “Kamem Rider Black” (1987), mas a produção independente era inviável naqueles anos 1990. Com o avanço da tecnologia, equipamentos de filmagens mais acessíveis e a popularização da internet, o desejo do ator ressurgiu em 2014. “Ao lado de meu sócio e co-criador, Francisco Mauriz, criamos o TimerMan e acabei realizando meu sonho de ser um herói”, conta.

Foto Divulgação – Ed.Kimera

“TimerMan” se passa no Rio de Janeiro e conta a história de Fabiano, um professor de educação física que recebe poderes e precisa aprender a usá-los para defender a Terra do ataque de uma frota nômade de conquistadores do espaço em sucessivas viagens no tempo. Para essa empreitada, Ferreira buscou referências em “Ultraman X” (2015), “Cybercops” (1989) e “Kamen Rider Fourze” (2011). “Mas o grande problema foi o nome, pois não conseguimos bolar nenhum nome em português que nos agradasse e fosse comercial. Foi então que o Francisco soltou ‘TimerMan’, e lá estava o nosso guerreiro do tempo”, relembra Ferreira.

Além do seriado, TimerMan também ganhou uma versão em histórias em quadrinhos, em uma parceria com a Editora Kimera. “TimerMan também será lançado nos Estados Unidos pelo selo Behemonth em todo território americano ao lado de clássicos como ‘Superman’, ‘Batman’ e ‘Homem-Aranha'”, comenta Ferreira.

A HQ chegou ao mercado junto com a pandemia de coronavírus (Covid-19) e, para evitar aglomerações nas ruas, Ferreira decidiu gravar um vídeo para divulgar o trabalho. Foi aí que surgiu o trailer de “TimerMan” e o início da produção audiovisual do super-herói. “Eu estava um pouco relutante, pois era apenas um teste, mas foi um sucesso atingindo mais de 22 mil visualizações em uma semana, o que pra nós foi incrível”, afirma.

O local da filmagem é bem isolado e fica ao lado da residência de Ferreira. O vídeo foi gravado por ele e um amigo.

Foto: Divulgação – Ed. Kimera

“Enquanto eu vestia o TimerMan, ele vestia os vilões, um de cada vez. Acabei voltando mais vezes sozinho para vestir os soldados que apanham. 80% do vídeo sou eu sozinho mesmo”, revela ele, que usou suas habilidades no software After Effects (Adobe) para editar todos os efeitos visuais do vídeo. “Agora deixei tudo nas mãos do design Edinho Gouveia, que cuida desta parte e trouxe ainda mais profissionalismo ao projeto”, complementa.

O ator deseja levar TimerMan para o cinema, tendo como referência “O Doutrinador” (2018), ou seja, a HQ será adaptada no filme e servirá como episódio piloto, depois disso, a produção seguirá no formato de série tokusatsu.

“Inclusive, TimerMan já está licenciado pela loja Kanikoss Moda Nerd, que faz as camisas exclusivas da marca, desenhos animados e versões infantis do herói”, conta Ferreira.

O vilão. Foto: Divulgação – Ed.Kimera

“TimerMan” mescla elementos dos seriados japoneses, filmes da Marvel e um pouco do tempero brasileiro.

“Temos a intenção de trazer um produto onde crianças, adolescentes, geeks e também antigos fãs de tokusatsu possam se divertir igualmente”, diz Ferreira.

Todas as novidades a respeito de “TimerMan” podem ser acompanhadas no canal oficial do Youtube, o “TimerMan Tokusatsu”.

Ferreira já atuou nas novelas “Mandacaru” (1997) e “Brida” (1998), orientado pelo chefe do departamento de elenco da TV Manchete, Ivan Martin. Também fez algumas participações na novela “Chamas da Vida” (Record TV, 2008) e no filme “O Cavaleiro Didi” (2006).

 

O PROJETO

Timerman é um projeto autoral áudio-visual independente, O curta contará com uma aventura do personagem criado por Fabiano Ferreira e Francisco Mauriz com a intenção de apresentar ao público um herói brasileiro inspirado em séries japonesas de super-heróis (conhecidas pelo termo tokusatsu). Abreviação em japonês para “tokushu kouka satsuei” ou “filme de efeitos especiais” é um termo em japonês para filmes ou séries live-action (com atores reais) que fazem um uso forte de efeitos especiais. Apesar de ser um termo japonês, hoje em dia, também refere-se as séries que seguem a mesma linha de produção e conceito ao redor do mundo.

Foto: Divulgação – Ed.Kimera

Mas como todos sabem, não é fácil a produção de um vídeo, então resolvemos trans­formar a primeira parte da história do personagem em uma HQ (História em quadrinho) publicado pela editora Kimera em 2020. Desde modo apresentamos ao público nosso herói, ao mesmo tempo em que nos preparamos e viabilizamos o necessário para a produção do episódio piloto.A inspiração do projeto TimerMan nasceu em 2014 através da parceria do trio Fabiano Ferreira, Francisco Mauriz e Jeferson Martins. Além de roteirizar e cuidar do figurino, das armaduras e dos efeitos especiais, Fabiano é quem interpreta o herói-título. Com ele está Francisco que é encarregado da produção e ilustração dos personagens.

“Conforme o planejamento para execução do projeto avançava novos membros, de diferentes regiões do Brasil, se aliaram na intenção de trazer o personagem à vida. São eles, Rafael Alencar (roteiro), Marister Cortez (atriz), Felipe Gotelip (ator), Tuta Vasconcelos (compositor), Fagner Alves (modelador 3D)”. Conta o ilustrador e produtor Francisco Mauriz.

Foto: Divulgação – Ed.Kimera

Atualmente está em produção um curta que deve ter duração de 5 ou 10 minutos, servindo como episódio-piloto para divulgação e mostrando a primeira batalha entre TimerMan e Madam. Filmado no Rio de Janeiro, o curta será o pontapé inicial para a campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para a produções do longa-metragem do herói, que tem lançamento previsto para 2018.

TimerMan se apresentou pela primeira vez no evento carioca AnimeStar, ainda este ano. “ficamos bem satisfeitos, pois seu visual agradou ao público, Fabiano Ferreira (Timerman), Felipe Gotelip (Madam) e Marister Cortez (Andróide Iane) subiram no palco e falaram sobre o projeto para os presentes”. Relata Francisco com bastante entusiasmo.

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

QUADRIMUNDI
Tudo sobre Quadrinhos, Mangá e animações! Siga o @QuadriMundi no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *