TEU MUNDO NÃO CABE NOS MEUS OLHOS: UM FILME PARA SER SENTIDO

Este novo filme da Paris Filmes possui direção de Paulo Nascimento, responsável sobre diversas obras como Janeiro 27, A Oeste do Fim do Mundo, Em teu Nome, Casa Verde entre outros. Aqui traz uma obra sensível abordada através de um drama onde seu personagem principal (Vitório) é um deficiente visual, que mesmo diante de diversas dificuldades diárias, consegue se adaptar extremamente bem àquela realidade, bem como, não perder o prazer de viver a vida como ela é e ser feliz acima de tudo por isso.

Teu mundo não cabe nos meus olhos demonstra o cotidiano de Vitório (Edson Celulari) e a constante da sua dúvida a partir do momento que sua esposa Clarice (Soledade Villamil) o comunica da oportunidade de realizar uma intervenção cirúrgica para devolver sua visão.

O tema com toda esta complexidade faz com o telespectador tenha a percepção de como funciona o cotidiano de uma pessoa deficiente visual, enfrentando seus caminhos tortuosos e a maneira de como enfrentar tudo isso de cabeça erguida, não agindo como vítima, mas sim como um guerreiro. A mensagem final é dada com todos as situações provocadas por obstáculos, desvios, tropeços e as respectivas interpretações dos personagens presentes na história. E o resultado é um resultado muito satisfatório.

Mas será que o deficiente visual realmente quer sair da realidade que se encontra para voltar a enxergar 100% através de um transplante de córneas. Será que o mesmo terá uma vida normal ou terá dificuldades para se readaptar a um mundo completamente novo a sua volta? Todas essas perguntas pairam sobre Vitório e suas dúvidas e anseios são demonstradas através de camadas coesas no desenvolvimento do personagem na trama.

A história de Teu Mundo não cabe em meus olhos exibe um tema sensível que provê  informações detalhadas para garantir ao telespectador a imersão naquela história.  Possui bom timing que garante momentos de descontração e bom humor, a expressão “ver com os olhos do coração” marca o filme e algumas situações que acabam por poder ser relacionadas com algumas obras abordando o mesmo tema.

A atuação de Edson Celulari e da atriz Soledad Villamil estão bastante satisfatórias e dá ao filme a profundidade que o mesmo pede. Vale ressaltar a ótima fotografia e transição de jogo de câmeras que opta pela clareza dos detalhes no decorrer da trama.

Trata-se de uma trama sensível, profunda, mas nem por isto carregada de seriedade. Vale assim, afirmar que os telespectadores terão uma excelente percepção sobre o que é ser deficiente visual na nossa sociedade, tendo como parâmetro a incrível história do seu protagonista principal e conhecerão um mundo que é bem diferente aos olhos daqueles que não tem a visão. Muito bom ver nosso cinema nacional trazendo histórias extremamente relevantes e de grande profundidade.

Importante lembrar que o filme terá sessões especiais com Audiodescrição para os deficientes visuais e legendas para deficiente auditivos, ou seja, acessibilidade a todos que são apaixonados pela Sétima Arte.

Então é isso pessoal o filme já se encontra em cartaz em todos os cinemas.

Forte abraço! E até a próxima.

LUAN RIBEIRO

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Luan Ribeiro
Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do Rio de Janeiro. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *