Sob Pressão: Hospital vira cenário de guerra durante operação policial contra a milícia

 

Troca de tiros chega aos corredores do São Tomé no episódio duplo de ‘Sob Pressão’ que irá ao ar nesta quarta-feira em função do jogo da Seleção Brasileira

 

Médicos e pacientes não serão poupados na guerra que se instaura na região do São Tomé a partir de uma operação policial contra a milícia. Uma intensa troca de tiros eleva a tensão da equipe liderada por Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano) ao nível máximo. As cenas vão ao ar em um episódio duplo de ‘Sob Pressão’, que será exibido excepcionalmente nesta quarta-feira, dia 26, logo após ‘A Dona do Pedaço’, em função do jogo da Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa América na quinta-feira, dia 27.

Tudo começa quando Evandro decide aceitar uma ajuda da milícia para salvar a vida de uma paciente. Em uma festa junina promovida por Aristeu (Cesar Ferrario), Roney (João Victor Silva) incentiva a namorada Carminha (Taina Medina) a pular a fogueira, mas ela tropeça e cai, queimando 35% do corpo. As condições de suas vias aéreas também não são boas. A situação é delicada, e a principal alternativa na reversão do quadro é realizar uma broncoscopia para aspirar a secreção dos pulmões, o que requer um equipamento que está em falta no hospital.

Se sentindo extremamente culpado, Roney não sai do lado da namorada e acompanha seu estado de saúde. Ao escutar os médicos, ele entende que a vida dela depende do aparelho e não vê outra saída a não ser pedir ajuda de Aristeu. O chefe da milícia consegue o material necessário, mas avisa: “Um dia, eu vou precisar da sua ajuda também”. O alerta vale ainda para os médicos do São Tomé, que preparam um mutirão de atendimento aos moradores da comunidade e não imaginam que a cobrança vai chegar muito rápido.

Enquanto isso, Vera (Drica Moraes) recebe Alberto (Walter Breda) na emergência. Ele tem uma úlcera na perna em estágio avançado e precisa de cirurgia. Sua esposa Fátima (Narjara Turetta) é contra, pois a cura do marido pode fazer com que ele perca sua aposentadoria. Ainda durante o plantão, Evandro (Julio Andrade) se depara com Diana (Ana Flávia Cavalcanti). A mulher está visivelmente alterada por conta da morte de sua irmã e passa mal. Evandro decide levá-la para a enfermaria, onde ela descobre através de Seu João (Perfeito Fortuna) que ele está à espera de um filho.

Na sala da direção, Décio ainda absorve a notícia sobre uma operação policial na comunidade vizinha. Como se não bastassem todas as questões burocráticas da gestão do hospital, ele se angustia e pensa em como garantir a segurança de todos no São Tomé. Na sequência, como já era de se esperar, uma intensa troca de tiros se dá ao longo da operação, e Aristeu, ferido, se esconde no hospital, onde cobra sua dívida. Acompanhado de seu capanga, ele rende Carolina (Marjorie Estiano) e a obriga a atendê-lo.

Evandro (Julio Andrade) vê a movimentação, entende o que está acontecendo e se junta à esposa. Sob a mira de uma arma e com ameaças constantes, a dupla de médicos realiza um procedimento cirúrgico no bandido, que recusa anestesia. Enquanto os colegas tentam salvar a vida de Aristeu nessas condições e às escondidas, Décio (Bruno Garcia) recebe a notícia da fuga do chefe da milícia e o risco de ele estar na unidade de saúde. O policiamento, então, é intensificado e assusta médicos e pacientes envolvidos no mutirão.

Entre um atendimento e outro, o diretor do hospital nota o sumiço de Carolina e Evandro, vai atrás deles e também acaba rendido. Juntos, os três fazem o possível para atender às ordens de Aristeu, mas, quando o perigo parecia estar próximo do fim, uma intensa troca de tiros se instaura pelos corredores do São Tomé, deixando médicos e pacientes feridos.

 

Temas sociais

Assim como nas temporadas anteriores, ‘Sob Pressão’ aborda diversos assuntos inspirados na vida real, cujo debate tem extrema importância para a sociedade. Ao fim de cada episódio, o público vê cartelas contendo informações e dados sobre os temas em questão, como violência urbana, assunto abordado no episódio desta semana.

Com direção artística de Andrucha Waddington e direção de Mini Kerti, Rebeca Diniz, Pedro Waddington e Julio Andrade, ‘Sob Pressão’ é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes. A terceira temporada é escrita por Lucas Paraizo com Marcio Alemão, André Sirângelo, Claudia Jouvin, Flavio Araújo e Pedro Riguetti.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação ArteCult.com
Redação do Portal ArteCult.com. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *