Raiz do Sana comemora seus 20 anos de carreira em apresentação no Nono Arraia do Néctar-RJ

Hoje, dia 09 de junho, vai rolar um dos mais tradicionais Arraiá do Rio de Janeiro, o Arraía do Néctar que acontece em Vargem Grande.

A Banda Raiz do Sana, um grande ícone do forró e banda residente do local, irá fazer uma grande apresentação comemorando seus 20 anos de carreira.

Tudo começou em meados de 1998, no Vale do Sana, distrito de Macaé – RJ. Inspirada pelos ritmos nordestinos, a banda Raiz do Sana se propôs ir muito além, fazendo uma fusão dos xotes, xaxados, maracatus e baiões com outros ritmos e elementos, como o rock, a salsa, o samba, e o soul.

Foi a partir dessa autêntica mistura que o grupo desenvolveu como marca registrada uma sonoridade própria e inconfundível, com apresentações envolventes e repertório dançante, contendo canções autorais da fina flor da música regional brasileira, interpretadas por músicos inspiradíssimos.

Já no início de sua trajetória, o Raiz do Sana recebeu o prêmio SESI de cultura, na categoria música. Em abril de 2000 a banda lançou seu primeiro CD, totalmente autoral e independente, com grande repercussão, adquirindo um grande número de seguidores.

Após conquistar o púbico carioca, estava na hora de voos mais altos. Em abril de 2001 a banda se apresentou pela primeira vez em São Paulo e em dezembro do mesmo ano a música Pedro Mila foi eleita pelos forrozeiros paulistas como a melhor do ano.

O segundo CD, Cabeça D’água, também com composições próprias, foi lançado em 2002 com muito sucesso. A partir daí foram também acontecendo shows em outras praças, como Vitória e Belo Horizonte e a banda seguiu conquistando cada vez mais adeptos.

O terceiro CD, ‘3’, foi lançado também de maneira independente em 2005. Mais um sucesso. Nesse disco a influência de outros ritmos e sons como o maracatu, o reggae, o rock e o samba ficou mais evidente, acentuados por timbres de guitarra. Em 2009 o Raiz do Sana lançou seu quarto trabalho, o DVD “Raiz do Sana Ao Vivo”, uma retrospectiva dos maiores sucessos. O show foi gravado na Fundição Progresso e contou com as participações especiais de Elba Ramalho e Marcelo D2. Em 2011 o grupo realizou a sua primeira turnê internacional, com shows na Itália, Portugal, França, Holanda e Alemanha. Em 2012 repetiu a dose, visitando os mesmos países. Em 2014 lançou o quinto álbum, ‘Fio da Navalha’. O disco, que foi financiado através de “crowdfunding” e é composto de 12 faixas (todas músicas próprias e inéditas) conta com as participações especiais de Geraldo Azevedo, Baia, Carlos Malta, Helio Bentes, Nissin e Chris Mourão. Em 2015 o Raiz do Sana lançou “Tambores de Oxalá”, seu primeiro clipe, gravado no Sana e editado na Alemanha. Em novembro de 2017 lançou o single “Dedinho de Prosa”. Em 2018 a banda completa a incrível marca de 20 anos de carreira.

Para comemorar essa data está lançando uma websérie com convidados especiais e também um EP, com 5 músicas inéditas. A cada dia o Raiz agrega uma média impressionante de seguidores em seus perfis nas redes sociais, sendo considerada uma das mais conceituadas bandas de forró pé-de-serra do Brasil. O show? Contagiante, dançante, emocionante, vibrante, hipnotizante; imperdível!

A Banda

Tati Veras | Voz. Impressiona com sua energia contagiante, o timbre de voz único e a força de suas interpretações. Seu carisma inconfundível é uma das marcas registradas da banda.

Elysio | Baixo. Poeta, compositor, músico, pintor. Artista completo e de talento raro. Mentor e principal compositor da banda. Traduz a beleza do Sana em belíssimas canções, além de ser um excelente instrumentista.

Rodrigo Ramalho | Sanfona. Surpreende com sua musicalidade, solos pontuais e frases inspiradas, intensificando e dando um colorido às mensagens trazidas pelas canções.

Léo Oliveira | Cavaquinho e Guitarra Solista. que prima pela criatividade, tem como principal influência o rock.

Frank Furtado | Zabumba. Dançante e cheio de energia, encanta a todos com seu carisma e alegria. Sua pegada na zabumba é única.

Raphael Rabello | Percussão. Com seu estilo “várias mãos”, implementa dinamismo e é um dos principais diferenciais nos arranjos.

O mais novo trabalho é mais um CD original, único, autêntico. A mistura do forró com outros ritmos continua muito presente e a sofisticação nos arranjos e composições do “Fio da Navalha” trazem uma experiência tão complexa quanto agradável pra quem ouve o disco. Outro ponto a se destacar é o timaço de convidados: Geraldo Azevedo, Carlos Malta, Baia, Helio Bentes, Nissin e Chris Mourão.

Links:

Além do Raiz do Sana, o Arraiá contara com Estopim e o DJ Messias RJ.

Ingressos Antecipados por R$30 (sem fila)
Online: www.sympla.com.br
Pontos de Venda: Néctar 21 9 97656799

Ingressos na hora: R$40

Apoio: Kalu Brownies – Ricky Burger – Sympla

Realização: Milenas Produções

MARIANE BARCELOS

Siga-nos no Instagram @artecult / @TiltCine / @barcelosmariane

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Eu me chamo Mariane Barcelos, tenho 25 anos, sou designer e estudante de Audiovisual, construindo uma carreira na área. Já viajei para quase todos os cantos do mundo, inclusive já fui para fora do planeta, já dei um pulo em Marte, conheci uns anéis de Saturno e me aventurei em galáxias muito distantes, me transformei em bruxa, loba e vampira, também já fui super heroína e vilã. Não pensem que sou louca, sou apenas uma cinéfila que enxerga nos filmes uma maneira de se desconectar da realidade, ou quem sabe me conectar, com a minha realidade. Quando eu vejo um filme é para me conectar com aquele mundo, se não estou no clima, digo "nossa que dor de cabeça" e fica para um outro momento. Cinema é para ser sentido, para se apaixonar e se iludir. Encantar. Espero poder compartilhar com vocês, toda essa emoção que eu sinto ao assistir um filme e conseguir fazer com que vocês também embarquem nessa viagem sem destino. Agora através do ArteCult, também faça cobertura de eventos, como o Festival do Rio, RioMarket, Pré-Estreias e afins. Assim como nos filmes, espero poder trazer grandes novidades e coberturas completas em todas as mídias sociais, para que vocês, leitores, possam se sentir sempre imersos ao nosso universo.

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *