Raiz do Sana comemora seus 20 anos de carreira em apresentação no Nono Arraia do Néctar-RJ

Hoje, dia 09 de junho, vai rolar um dos mais tradicionais Arraiá do Rio de Janeiro, o Arraía do Néctar que acontece em Vargem Grande.

A Banda Raiz do Sana, um grande ícone do forró e banda residente do local, irá fazer uma grande apresentação comemorando seus 20 anos de carreira.

Tudo começou em meados de 1998, no Vale do Sana, distrito de Macaé – RJ. Inspirada pelos ritmos nordestinos, a banda Raiz do Sana se propôs ir muito além, fazendo uma fusão dos xotes, xaxados, maracatus e baiões com outros ritmos e elementos, como o rock, a salsa, o samba, e o soul.

Foi a partir dessa autêntica mistura que o grupo desenvolveu como marca registrada uma sonoridade própria e inconfundível, com apresentações envolventes e repertório dançante, contendo canções autorais da fina flor da música regional brasileira, interpretadas por músicos inspiradíssimos.

Já no início de sua trajetória, o Raiz do Sana recebeu o prêmio SESI de cultura, na categoria música. Em abril de 2000 a banda lançou seu primeiro CD, totalmente autoral e independente, com grande repercussão, adquirindo um grande número de seguidores.

Após conquistar o púbico carioca, estava na hora de voos mais altos. Em abril de 2001 a banda se apresentou pela primeira vez em São Paulo e em dezembro do mesmo ano a música Pedro Mila foi eleita pelos forrozeiros paulistas como a melhor do ano.

O segundo CD, Cabeça D’água, também com composições próprias, foi lançado em 2002 com muito sucesso. A partir daí foram também acontecendo shows em outras praças, como Vitória e Belo Horizonte e a banda seguiu conquistando cada vez mais adeptos.

O terceiro CD, ‘3’, foi lançado também de maneira independente em 2005. Mais um sucesso. Nesse disco a influência de outros ritmos e sons como o maracatu, o reggae, o rock e o samba ficou mais evidente, acentuados por timbres de guitarra. Em 2009 o Raiz do Sana lançou seu quarto trabalho, o DVD “Raiz do Sana Ao Vivo”, uma retrospectiva dos maiores sucessos. O show foi gravado na Fundição Progresso e contou com as participações especiais de Elba Ramalho e Marcelo D2. Em 2011 o grupo realizou a sua primeira turnê internacional, com shows na Itália, Portugal, França, Holanda e Alemanha. Em 2012 repetiu a dose, visitando os mesmos países. Em 2014 lançou o quinto álbum, ‘Fio da Navalha’. O disco, que foi financiado através de “crowdfunding” e é composto de 12 faixas (todas músicas próprias e inéditas) conta com as participações especiais de Geraldo Azevedo, Baia, Carlos Malta, Helio Bentes, Nissin e Chris Mourão. Em 2015 o Raiz do Sana lançou “Tambores de Oxalá”, seu primeiro clipe, gravado no Sana e editado na Alemanha. Em novembro de 2017 lançou o single “Dedinho de Prosa”. Em 2018 a banda completa a incrível marca de 20 anos de carreira.

Para comemorar essa data está lançando uma websérie com convidados especiais e também um EP, com 5 músicas inéditas. A cada dia o Raiz agrega uma média impressionante de seguidores em seus perfis nas redes sociais, sendo considerada uma das mais conceituadas bandas de forró pé-de-serra do Brasil. O show? Contagiante, dançante, emocionante, vibrante, hipnotizante; imperdível!

A Banda

Tati Veras | Voz. Impressiona com sua energia contagiante, o timbre de voz único e a força de suas interpretações. Seu carisma inconfundível é uma das marcas registradas da banda.

Elysio | Baixo. Poeta, compositor, músico, pintor. Artista completo e de talento raro. Mentor e principal compositor da banda. Traduz a beleza do Sana em belíssimas canções, além de ser um excelente instrumentista.

Rodrigo Ramalho | Sanfona. Surpreende com sua musicalidade, solos pontuais e frases inspiradas, intensificando e dando um colorido às mensagens trazidas pelas canções.

Léo Oliveira | Cavaquinho e Guitarra Solista. que prima pela criatividade, tem como principal influência o rock.

Frank Furtado | Zabumba. Dançante e cheio de energia, encanta a todos com seu carisma e alegria. Sua pegada na zabumba é única.

Raphael Rabello | Percussão. Com seu estilo “várias mãos”, implementa dinamismo e é um dos principais diferenciais nos arranjos.

O mais novo trabalho é mais um CD original, único, autêntico. A mistura do forró com outros ritmos continua muito presente e a sofisticação nos arranjos e composições do “Fio da Navalha” trazem uma experiência tão complexa quanto agradável pra quem ouve o disco. Outro ponto a se destacar é o timaço de convidados: Geraldo Azevedo, Carlos Malta, Baia, Helio Bentes, Nissin e Chris Mourão.

Links:

Além do Raiz do Sana, o Arraiá contara com Estopim e o DJ Messias RJ.

Ingressos Antecipados por R$30 (sem fila)
Online: www.sympla.com.br
Pontos de Venda: Néctar 21 9 97656799

Ingressos na hora: R$40

Apoio: Kalu Brownies – Ricky Burger – Sympla

Realização: Milenas Produções

MARIANE BARCELOS

Siga-nos no Instagram @artecult / @TiltCine / @barcelosmariane

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *