QOFF 2021: Segunda edição do Festival traz obras cinematográficas produzidas em casa e debates com nomes consagrados do mercado

O festival continua acontecendo no YouTube de forma online e completamente aberta. O objetivo é incentivar o networking e a produção de filmes dentro de casa.

Transformar sentimentos em expressões artísticas e fomentar o contato da produção audiovisual com o mercado são os dois pilares que sustentam o Quarentena Online Film Festival ou QOFF.

Criado por Mateus Rocha e Lara Sampaio, o formato diferenciado se adequa às transformações que estão acontecendo no setor audiovisual devido à pandemia desde 2020.

Em 2021, o festival lança o QOFF Experience, um evento com uma série de palestras e workshops com nomes consagrados do mercado, entre eles Barbara Sturm, diretora de conteúdo da Elo Company e uma das responsáveis pelo lançamento de 34 filmes pela Pandora Filmes, como “Que Horas Ela Volta?”; Marcelo Lima, fundador da Exibidor e da Expocine; Gabriel Gurman, CEO da Galeria Distribuidora e co-CEO da Diamond Films, tendo lançado mais de 200 longas, como “Jogos Vorazes” e Paulo Leierer, roteirista da Comedy Central e da
Netflix.

O intuito, segundo os idealizadores, é estimular a produção audiovisual durante a quarentena. São treze profissionais que, durante duas semanas, tocarão painéis de debate sobre temas atuais de diversos ramos do audiovisual. O valor de participação é de cento e dez reais. Os pagantes receberão conteúdos extras e certificado de participação, além de terem a chance de entrar para o maior streaming de curtas-metragens do Brasil, a Cardume Curtas. Além de trazer atividades psicoterapêuticas para todos se cuidarem durante o período de pandemia com a psicóloga Maria Cláudia Tardin.

 

SOBRE O FESTIVAL

O festival é executado de forma colaborativa. Os participantes, desde o início, interagem e tiram dúvidas por meio de lives no Instagram e uma comunidade no Telegram.

 

“O propósito primordial do QOFF é dar visibilidade a essas pessoas e sem restrição para formatos e tempo de duração dos filmes”, diz Mateus Rocha. “Damos prioridade à liberdade de criar e o externar das angústias deste tempo estranho que estamos vivendo.”.

 

O QOFF é um espaço para novos formatos de produção que normalmente não são contemplados em festivais mais tradicionais, como vlogs e IGTVs. Em 2020, foram inscritas 47 obras, sendo a maior parte de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro. Além disso, foi marcada a presença de inscritos internacionais – Colômbia, Espanha, Portugal, Inglaterra, Irlanda e Alemanha. O destaque da edição passada foi a participação das mulheres, que representou 80% do total de criações.

 

“Fizemos uma campanha nas redes sociais direcionada ao público feminino depois que notamos que, durante o processo de inscrições, havia um número muito maior de homens participando.

A participação de mulheres passou de 34% para 74.6% em menos de 12 horas.”, diz Lara Sampaio.

“Reverter esse cenário é mais um ponto transformador para o nosso mercado.”

 

 

 

O Festival será exibido a partir do dia 04 de maio no canal do YouTube Quarentena Film Festival

A votação acontecerá do dia 04 ao dia 22 de maio e todos os participantes da comunidade Quarentena fazem parte da banca avaliadora. Cada um pode votar em cinco filmes por categoria. Desde as mais tradicionais como Fotografia e Roteiro, até as inusitadas como Rio de Lágrimas, para os filmes emocionantes; Prêmio Cardio, para as obras que aceleraram as batidas do coração; e Prêmio StayAtHome, para aquelas que fizeram filmes com o tema “quarentena”.

O público poderá votar na categoria Júri Popular por meio de um formulário de votação disponibilizado na bio da página do Instagram @quarentenafilmfestival, até 22 de maio. A cerimônia de premiação está prevista para o sábado, dia 29 de maio.

 

SERVIÇO

Site para inscrições no QOFF Experience: http://www.qoff.com.br/qoffexperience/
Site para inscrições no Festival: http://www.qoff.com.br/
Rede Social: Instagram – @quarentenafilmfestival

Contatos:

 

Confira aqui no Regulamento –  QOFF EXPERIENCE 2021 – REGULAMENTO

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja. Visite: Instagram.com/PortalMariBarcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *