PICCOLA ARENA: Edital de Ocupação, Exposição de Maurício de Memória e Shows marcam retomada cultural em Petrópolis

Piccola Arena. Foto: Divulgação.

Sábado, dia 19 de março, a partir das 16h, é dia de festa. A Piccola Arena, misto de atelier, galeria​s​ de arte, teatro de arena​ ​e bistrô, localizada no Rocio, receberá o público para a retomada das suas atividades culturais, pós-pandemia. O artista Mauricio de Memória​, idealizador do centro cultural, vai comemorar seus 80 anos com visita guiada à exposição “Memória de Maurício”, acompanhado pelo violino de Diego Teixeira. Logo após fará o anúncio de Edital de Ocupação da Galeria de Arte 2022/2023, seguido de show da banda The Seven Teas. O pop show tem ainda a participação de Trout Fish Head.

A programação é gratuita.

“A Piccola Arena é um local de resistência cultural. Queremos mostrar que Petrópolis está vivo e que vai muito além dos pontos turísticos do Centro. A retomada começa por aqui e convocamos todos a participar deste momento”, diz o artista.

Mauricio tem mesmo muito o que celebrar: em janeiro, durante a abertura da exposição com a retrospectiva de sua​ ​obra (que ocupa as duas galerias principais, o atelier e a Galleria Alba Zaluar), foi lançado o catálogo “Memória de Mauricio”. A publicação com a seleção das obras do artista tem ​96 páginas e capa dura, impresso em couchê fosco, com organização editorial e curadoria de Jeanne Duarte.

Mauricio de Memória com acervo – foto Mario de Aratanha

O edital está aberto para artistas de todo Brasil (ver em www.piccolaarena.com.br/edital-de-ocupação). Para os que queiram expor o local permite a cessão do espaço por dois meses, totalmente gratuito, para diversos tipos de artes visuais, como fotografia, pintura, escultura, digital, performances, etc. Todo o espaço do Centro Cultural Piccola Arena fica aberto e passível de usos diversos durante as exposições.

As inscrições podem ser enviadas até 29 de abril de 2022, meia-noite, no email eventos.piccola.arena@gmail.com. Os resultados serão divulgados nas mídias sociais Instagram e Facebook e no email do candidato até dia 10 de maio de 2022.

Sobre as atrações musicais

  • Violinista Diego Abreu – 16h
  • Show com a banda The Seven Teas -18h
  • Participação especial: Trout Fish Head

Diego Teixeira, músico e professor desde 2000, trará uma seleção de músicas brasileiras que vão dos baiões mais célebres aos mais conhecidos hinos tupiniquins. O também violonista faz um set especialmente criado para a Piccola Arena.

The Seven Teas. Foto: Divulgação.

A banda The Seven Teas foi fundada pelos irmãos Daniel e Leonardo Mello, nascidos e criados em Petrópolis sob berço musical. Com grandes influências em Pink Floyd, The Beatles e Velvet Underground, o show apresenta músicas compostas entre os anos de 2017 e 2022. Como o nome sugere, segue uma estética fonográfica setentista. O show será acústico, com riqueza e sutileza em seus respectivos arranjos. Já o Trout Fish Head, excepcional compositor de folk psicodélico, fará uma participação especial no show da banda, inserindo percussão, violões e vozes adicionais.

Descrição: Descrição: C:\Users\Usuario\Desktop\Piccola Arena catálogo e edital\edital\The Seven Teas – Piccola Arena.jpg

Sobre a Piccola Arena e o artista

Comemorando 50 anos de carreira, Mauricio é um visionário que criou a Piccola Arena. Situada no Rocio, em Petrópolis/RJ, é um complexo cultural com duas galerias de arte, um teatro de arena, o Divina Sálvia Bistrô e um ateliê com galeria a céu aberto, onde promove e recebe linguagens artísticas – shows acústicos, peças de teatro, espetáculos, exposições e eventos. O teatro tem capacidade para 140 pessoas e cobertura retrátil. As duas galerias de arte somam 140m2 e respeitam a natureza que as envolve. Painéis solares que encobrem o imenso telhado garantem autossuficiência na energia, e hoje já geram excedente para a região.

Historiador por formação, o sobrenome artístico adotado por Mauricio – de Memória – é bastante apropriado. É a memória e os fatos atuais (que um dia também se tornarão lembranças) a inspiração para seus 50 anos de pinturas, esculturas e cerâmicas. Tem mais de 10 exposições realizadas, incluindo grande individual no SESC Pompeia SP. Frequentou a Escola Nacional de Belas Artes em 1961. Exilado nos anos 60 por conta das atividades profissionais e políticas, morou em Varsóvia e Milão, onde pode aprofundar o olhar nos museus e estudar pintura. Fixou-se no Rocio, bairro de Petrópolis, há mais de 30 anos e lá mantém seu atelier e a Piccola Arena, que foi indicada em 2020 ao Prêmio Guerra-Peixe.

 

SERVIÇO:

Shows e Exposição – Arena Piccola em Petrópolis

  • Onde:  PICCOLA ARENA em Petrópolis (RJ). Estrada do Rocio 3507 – Petrópolis RJ. Entrada pelo km 76 da BR 040, sentido Juiz de Fora/Rio. Vindo do Rio: retorne no posto Brazão (km 71). Siga de volta até o km 76 e percorra 3 km de estrada pavimentada.
  • Quando: sábado, dia 19 de março
  • 16h – visita guiada à exposição Memória de Mauricio, acompanhada pelo violino do músico Diego Teixeira
  • 18h – show da banda The Seven Teas e anúncio do edital de ocupação da Piccola Arena
  • Tel. 24 2243-9311
  • Site PICCOLA ARENA: www.piccolaarena.com.br
  • Horário: sábados​,​ domingos​ e feriados​, de 11h às 18h​ ou mediante agendamento.​
  • Entrada gratuita

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *