As 24 Categorias do Oscar – Como são escolhidos os filmes do Oscar ?

Crédito: foto de Michael Buckner/Variety/REX/Shutterstock – Atmosphere

 

Daqui há alguns dias a estatueta dourada vai ser entregue mais uma vez aos escolhidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Para o leitor ter uma pequena ideia de como as coisas são feitas, segue uma explicação que tenta mostrar isso resumidamente.

 

O QUE É A ACADEMIA ?

Fundada em 1927, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas organiza, desde 1929, a entrega da célebre premiação mundialmente conhecida como Oscar. A sua sede fica na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, nos EUA. Quem integra a Academia são pessoas que atuam na área do cinema e são convidadas para participar da eleição. Como o nome diz, sendo uma Academia tem como objetivo estudar a Arte Cinematográfica (ex.: figurino, fotografia, atuação, direção, música, etc.) e a Ciência Cinematográfica (ex.: som, imagem, sua evolução tecnológica). Estima-se que seja composta por seis ou oito mil membros.

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS FILMES ?

O processo de escolha tem várias etapas.

  1. Começa em saber quais filmes podem participar. Os requisitos são:
  • foram lançados entre de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior nos cinemas norte-americanos;
  • têm duração maior que 40 min.;
  • estiveram em cartaz, pelo menos, durante 7 dias em alguma sala de exibição nos EUA;
  • se for gravado analogicamente, estar nos formatos  70 ou 35 mm; se digital, 24 ou 48 fps (frames per second)
  1. Após o cumprimento desses requisitos, dá-se a inscrição no site da Academia
  2. A organização da premiação aprova os filmes e as respectivos produtores informam em que categorias querem concorrer;
  3. Dessa informação sai uma lista inicial de 300 filmes
  4. Nessa lista inicial de 300 filmes, os membros de cada ramo votam para decidir quem serão os 5 indicados para as 24 categorias (ex.: melhor figurino, fotografia, trilha sonora, etc.). exceto Melhor Filme*.

*Melhor Filme: todos participam e cada um vota em 5 filmes por ordem de preferência. Com estes votos, uma empresa de consultoria independente (lembram-se do ano de 2017, quando ocorreu a confusão dos envelopes de La-la-land e Moonlight ?) faz a contagem dos votos e aqueles que apareceram mais vezes na lista dos votantes são elencados em uma lista que tem de 5 a 10 indicados. Em seguida, estes indicados vão se juntar aos 5 indicados para cada categoria. Aqui, agora, todos os membros votam em: (i) 23 categorias e (ii) Melhor Filme.

6 . Dos 5 indicados em cada categoria, sai o vencedor que estará no envelope da correspondente categoria a ser lido pelas(os) apresentadoras(es) do Dolby Theater em Los Angeles.

Foto: Matt Sayles/A.M.P.A.S. via Getty Images

E FILME ESTRANGEIRO ?

Este segmento tem requisitos diferentes dos demais.

Deve ter sido um filme:

  1. metade do tempo, falado em idioma que não o inglês
  2. exibido, no mínimo, durante sete dias, em seu país de origem

Se a produção do filme desejar que ele concorra a outras categorias do Oscar, como, frequentemente, vários filmes o fazem, deve ter passado em salas de cinema de Los Angeles durante, pelo menos, sete dias. Foi o que ocorreu com Central do Brasil em 1999: além de Filme Estrangeiro, Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar de Melhor Atriz.

Em abril do ano passado, esta categoria sofreu um revés, pois a Academia decidiu que as sessões de exibição de documentários e filmes estrangeiros – com presença de elenco, diretor e imprensa especializada após a indicação – sejam reduzidas para quatro e não mais seis como era feito até então. Desse modo, filmes estrangeiros se viram prejudicados na sua divulgação já que menos membros da Academia os veriam.

ALTERAÇÕES FEITAS EM ABRIL DE 2018

Além de Filme Estrangeiro, outra categoria, a de documentário, teve, também, o número de sessões reduzidas após a indicação na categoria.

Outra mudança para Melhor Documentário é que, agora, basta uma qualificação em festivais norte-americanos para estar apto a concorrer ao Oscar.

Demais alterações:

  • Trilha Sonora e Canção Original: a forma de votação mudou. Agora, os concorrentes da categoria são eleitos por membros especializados da área que elaboram uma lista preliminar de 15 filmes que serão, novamente, escrutinados pelos membros da mesma categoria.
  • Efeitos Especiais: agora podem ser vistos pelos membros por streaming (ex.: Netflix, Hulu, Prime Video, etc.) ou satélite e preencher a cédula de votação online. Anteriormente era necessário assisti-los em cinemas de Los Angeles.
  • Animação: no dia da premiação, o Oscar será dado a toda equipe de produção e não mais aos diretores como era feito antes. Agora é do mesmo modo que Filme Estrangeiro.

 

Foto oficial de todos os indicados no Oscar do ano passado (2018).

 

ANDRÉA ASSIS

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @cinemaatm , @tiltcine e @cabinesete

Acompanhe o resumo do dia do universo de Cinema & Séries:

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Andréa Assis
Carioca, mas paulistana da gema radicada há mais de 20 anos na capital. Formada em Relações Internacionais, tem mestrado em Administração de Empresas em Lyon, na França. Orgulhosa da cidade onde vive, adora mostrá-la aos visitantes, sejam eles brasileiros ou não. Procura sempre descobrir lugares novos e diferentes, por isso sempre se mantém atualizada sobre o que acontece nestas bandas. Para isso, vai sempre às exposições que pipocam aqui e acolá e é sobre elas que pretende lançar seu olhar crítico que não se restringe só às obras, aos trabalhos expostos, mas também ao ambiente: como estão organizadas, se existem informações para os visitantes, enfim, se vale a pena o leitor investir o seu tempo para ir vê-las. Eventualmente, faz críticas de filmes, mas prefere deixá-las aos mais habilitados. Mas não deixa de acompanhar os lançamentos. Humildemente, pede ao leitor paciência para com o que ele lê aqui no espaço, pois a escritura e análise pedem apuro ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *