ALITA – ANJO DE COMBATE: O INÍCIO APOTEÓTICO DE UMA FRANQUIA PROMISSORA

James Cameron sempre foi sinônimo de excelência em todas suas produções seu visual e criação de mundos nos envolve, nos conecta e nos prende a todos os instantes em frente as telonas. Com sua mais nova aposta, “ALITA – ANJO DE COMBATE” não podia ser diferente, existe seu selo de qualidade ali.

Baseado em um mangá de muito sucesso desenvolvido por Yukito Kishiro, que aborda a temática de cyberpunk, “Alita” é uma produção grandiosa em diversos quesitos e com um orçamento enorme envolvido (US$ 200 milhões de dólares), teve um trio “de responsa” (James Cameron, Jon Landau e o diretor Robert Rodriguez) na condução desta grande história do universo cinematográfico.

A trama: no mundo pós-apocalíptico que viveu uma grande guerra, chamada “A Queda”, existem dois lugares habitáveis em nosso planeta, a “Cidade de Ferro” frequentada por pessoas que não possuem muito poder aquisitivo e vivem à margem da sociedade e a “Cidade Flutuante” denominada “Zalem”, um lugar para os privilegiados ao qual poucas pessoas podem ter acesso e sonham um dia poder viver na mesma. Em uma espécie de lixão onde são depositados restos descartados por “Zalem” para a “Cidade de Ferro”, um doutor de nome “Ido” (Christoph Waltz), acaba encontrando uma parte de uma ciborgue que possui suas estruturas internas muito bem preservadas, e  acaba dando um novo corpo a mesma e a nomeia “Alita” (Rosa Salazar).

Alita não lembra absolutamente nada do que já vivenciou e do que ela era ou faz parte, mas Dr. Ido garante que ela veio de Zalem. Assim, aos poucos, ela começa a compreender qual é seu papel e descobrirá seu verdadeiro objetivo no mundo, enfrentando diversos obstáculos como o temido e poderoso Vector (Mahershala Ali) e o seu escudeiro Vivendo na Cidade de Ferro, Dr. Ido (Christoph Waltz) acaba achando, no meio do lixo que cai de Zalem, o pedaço de uma ciborgue, com o seu núcleo intacto. Ele, então, a resgata e acaba lhe dando um novo corpo e um nome: Alita (Rosa Salazar).

Alita não lembra absolutamente nada do que já vivenciou e do que ela era ou faz parte, mas Dr.Ido garante que ela veio de Zalem. Assim, aos poucos, ela começa a compreender qual é seu papel e descobrirá seu verdadeiro objetivo no mundo, enfrentando diversos obstáculos como o temido e poderoso Vector (Mahershala Ali) e o seu capanga Grewishka (Jackie Earle Haley).

A estruturas que compõe o filme possuem peças fundamentais para resultar numa obra grandiosa como um todo, mesmo possuindo poucos deslizes. Em nenhum momento o telespectador deixa de se conectar com a história, atestando assim a sua alta qualidade.

O roteiro de responsabilidade de James Cameron,  Robert Rodriguez e Laeta Kalogridis aposta em sua simplicidade e se você espera complexidade, pode ser que saia um pouco desapontado, vemos alguns clichês de filmes do gênero, mas além do visual rico, um dos artifícios mais cativantes é justamente sua personagem principal, Alita, que possui interessante percepção de visão do mundo até para entender as sua malícias, algo crível e ponto alto da sua personificação, assim, para o público ela realmente existe e esta conexão é o que torna toda a experiência ainda mais agradável, leve e orgânica.

Robert Rodriguez na direção consegue imprimir suas principais qualidades em termos de execução de cenas, com lutas e coreografias de encher os olhos e nos entrega uma alta performance no quesito ação, ponto positivo para o diretor. Os efeitos visuais e a trilha sonora são de um espetáculo à parte, como é rico em detalhes o mundo criado para a protagonista. O trabalho de captura de movimentos da atriz Rosa Salazar para trazer à vida Alita é de uma maestria impressionante.

Quanto ao grande elenco da trama, o mais alto desempenho é o de Rosa Salazar responsável por dar a vida a personagem principal do filme, ela brilha e emociona em tela graças a sua ótima atuação e carga emotiva, todas as suas feições e camadas da personagem são demonstradas a todos os instantes, vale também destacar as atuações de Mahershala Ali como Vector, Christoph Waltz como Dr. Ido, que funciona como uma espécie de pai de Alita e demonstra todo o seu cuidado a todo instante para com ela, Keean Johnson como Hugo, o par romântico de Alita e um dos grandes responsáveis pelo arco dramático da trama. Os demais atores desempenham um trabalho primoroso em tela.

CONFIRA O TRAILER:

 

 

 

 

ALITA – ANJO DE COMBATE” pode ser um ótimo início de uma potencial franquia, com um visual ricamente detalhista, cenários grandiosos e toda a maestria de uma equipe de direção e produção de primeira, que nos entrega um espetáculo apoteótico e nos deixa sair da sala com um gostinho de “quero mais”. Um filme que nos faz vibrar em diversos momentos de ápice da trama.

Que venha mais “Alita” porque não estamos aguentando de ansiedade do que pode vir pela frente!

Corram para conferir esse grande filme a partir do dia 14/02 em todos os cinemas do país! Vocês não irão se arrepender!!!

LUAN RIBEIRO

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult , @cinemaecompanhia , @cinemaatm , @tiltcine e @cabinesete

Acompanhe o resumo do dia do universo do Cinema & Séries:

 

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *