Especial RIO2C 2019: Oi conecta o Rio2C ao levar infraestrutura de fibra ótica para o maior evento de economia criativa da América Latina

Espaço da Oi terá experiência com tecnologia 5G, a mais moderna do mundo, e ambiente imersivo inspirado na Antártica, onde a Oi fornece serviços de telecomunicações;

       Executivos da Oi, do Oi Futuro e do Oito estão na programação oficial do evento, participando de painéis sobre inovação, educação e empreendedorismo.

A Oi conecta o Rio2C – Rio Creative Conference 2019 ao levar sua infraestrutura de telecomunicações para o maior evento da economia criativa da América Latina, de 23 a 28 de abril, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. São 8 km de fibra ótica conectando o local de ponta a ponta com o Oi Fibra e links de dados totalizando 5 Giga, disponibilizando Wi-Fi de altíssima velocidade (2Gbps) ao público de cerca de 18 mil visitantes e mil convidados, entre palestrantes, executivos e artistas, incluindo representantes de 36 países. A companhia também terá um espaço no evento onde proporcionará ao público visitante experiências com a tecnologia 5G, além de uma imersão na Antártica, onde a operadora é a provedora de serviços de telecomunicações.  Com a participação no evento, a Oi reforça seu posicionamento como operadora movida pela inovação e a criatividade para melhorar a vida das pessoas de uma forma que faz sentido.

A companhia disponibilizou links de dados que serão usados em todas as 80 salas e ambientes do evento, inclusive nas salas de palestras e debates. Para oferecer toda a infra de telecom e TI para o Rio2C, a Oi implantou oito quilômetros de rede de fibra ótica, em um trabalho que envolveu profissionais de diversas áreas da empresa, para planejar, implantar e operar uma rede com alta disponibilidade de serviços em todos os dias do encontro. Também foram construídos 10 quilômetros de cabeamento para interligar todos os dispositivos utilizados  pelo público do Rio2C. Além disso, a Oi instalou 110 pontos de wi-fi para uso do público visitante. A Oi também reforçou os sinais 3G e 4G da Cidade das Artes.

A Oi é a internet oficial da Rio2C e, para ativar suas ações no evento, desenvolveu o conceito “conexão em todos os sentidos”, proposta atrelada à nova assinatura de marca da companhia, “Oi. Faz Sentido.”. Com a tecnologia da Oi, o Rio2C se conecta com quem está dentro e quem está fora da Cidade das Artes. A Oi está levando ao evento o Oi Wifi e uma infraestrutura de conexão de alta qualidade que vai permitir uma experiência única para quem está dentro, conectado com Oi Fibra, e para quem está fora, consumindo conteúdo transmitido em tempo real e aproveitando o evento da melhor forma possível.

A companhia vai realizar uma cobertura intensiva da programação do Rio2C para compartilhar com as pessoas conteúdos relevantes, de inovação, educação e música.  Um time de influenciadores, especialistas e repórteres vai acompanhar a programação e levar o melhor dos painéis, mesas e atividades do evento para as redes sociais da Oi e do Oi Futuro, aproximando criativos, empreendedores, profissionais de tecnologia e inovação, estudantes, makers e todo o público interessado.

 

Espaço Oi no Rio2C

No espaço localizado no pilotis da Cidade das Artes, a Oi montou um estande onde o público poderá experimentar a tecnologia 5G, em parceria com a Huawei, antecipando o que há de mais moderno no mundo em tecnologia de transmissão de dados, ainda não disponível no Brasil. Na demonstração do 5G, o visitante pode se conectar a outra pessoa no mesmo ambiente, visualizando suas respectivas holografias por meio de óculos de realidade virtual.

Os visitantes poderão ainda se conectar com o Oi WiFi, carregar os celulares na Celularia da Oi e usufruir de mesas de trabalho no ambiente destinado ao Oito, centro de empreendedorismo e inovação da Oi. O público também poderá fazer uma imersão em um espaço inspirado na Antártica: um domo refrigerado que apresenta a atuação pioneira da Oi no continente mais gelado do planeta. Este ano, a Oi ampliou e modernizou a infraestrutura de telecomunicações da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), especialmente adaptada para suportar as condições climáticas extremas do local. Os cientistas e militares brasileiros que atuam na Antártica contam com internet fixa de alta velocidade (que permite transmitir dados, fazer videoconferências e ligações); rede móvel com conexão 4G; acesso wi-fi distribuído por todas as instalações da estação; e sistema de recepção de sinal de TV.

No primeiro andar, no espaço Oi para Relaxar, um grande telão irá transmitir conteúdos diversos para o público.

 

Programação com curadoria Oi, Oi Futuro e Oito
Com mais de 700 painéis, a programação do Rio2C conta com a participação ativa da Oi, que também leva ao evento experiências do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, compartilhando aprendizados e projetos transformadores nas áreas de educação, inovação social e cultura.

Além disso, a Oi vai apresentar histórias inspiradoras nascidas no Oito, que está no seu segundo ciclo de aceleração de startups. E vai mostrar ao mercado soluções digitais que a companhia oferece ao mercado corporativo para que aprofundem o uso da tecnologia em seus negócios.

 

CONFERÊNCIA:

Dia 24/04, quarta-feira
11h00 às 11h45 – “A Universalização da Educação” – Teatro de Câmara Petrobras
Executivos de plataformas digitais e aplicativos líderes no setor de educação falam sobre o conteúdo, o público-alvo, a expansão do negócio, tendências e o futuro. Participação: Carla Uller, Gerente Executiva de Educação Comunicação e Inovação Social do Oi Futuro, fala sobre a experiência no Programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação). Também participam; Carlos Souza, Diretor Geral da Udacity; Hector Gusmão, Presidente e Cofundador da Fábrica de Startups Brasil (École 42).

12h00 às 13h00 –  “Bigdata: As guerras não vão ser com armas, e sim com inteligência” – Teatro de Câmara Petrobras
Fundadores de empresas líderes do mercado de BigData no Brasil e no mundo falam sobre o poder do acesso à informação e das possibilidades de utilização de dados na influência de segmentos diversos da sociedade. Participação: Gustavo Valfre, diretor de Arquitetura e Transformação Digital da Oi; André Velozzo, Fundador e CEO do Drumwave; Thoran Rodrigues, Fundador do BigDataCorp, e Gabriel Menegatti, Fundador do Slicing Dice.

17h30 às 18h15 – Hubs De Inovação: Inovação Aberta & Criatividade – Casa das Marcas
Diretores e executivos dos maiores Hubs de inovação do RJ falam sobre como podem contribuir para simplificar a estruturação do negócio e favorecer a cultura empreendedora gerando oportunidade e o papel desses hubs na transformação do Rio de Janeiro num polo de inovação e criatividade. Participação: Pedro Abreu, Diretor do Oito (Hub de inovação e empreendedorismo da Oi); Hector Gusmão, Presidente da Fábrica de Startups Brasil (École 42), Fernando Rieche, Gerente do departamento de Empreendedorismo do BNDES.

17h30 às 18h15 – “Selos e Gravadoras Independentes: Novos caminhos para produção  de música independente” – Lounge da Música
Empresários e produtores falam sobre os novos caminhos para produção de música independente. O Oi Futuro compartilha sua experiência no LabSonica, laboratório de experimentação no campo do som. Mediação: Yuri Chamusca, coordenador do LabSonica, do Oi Futuro. Participação: Rodrigo Lariú (Mid Summer Medness), Rodrigo Garcia (Porangareté) e Marco Xi (Garimpo Brasileiríssimos).

 

Dia 25/04, quinta-feira
09h às 09h45 – Painel: Oi Apresenta a identidade feminina no ato de criação – Sala de Inovação Oi
Diretoras e executivas falam sobre a importância da diversidade no ato de criação e na construção da estratégia de comunicação em movimento de dentro para fora, o que o olhar feminino traz para essa composição e como imprimem identidade em suas obras. O Oi Futuro e o British Council compartilham experiências e relatos sobre a criação do Programa ASA, que fomenta a participação feminina no mercado da música. Participação: Zelia Peixoto, do Oi Futuro; Sabrina Candido, do British Council ; e Marcela da Matta, criadora da Da Matta Crew.

 

10h00 às 10h45 – Mesa: “Como inovar em negócios de impacto” – Sala de Inovação 2
Em um mundo em constante transformação, há uma geração que está apostando em negócios com propósito e repensando o uso do dinheiro para a construção de uma sociedade mais sustentável. Venha descobrir um novo caminho com quem está inovando e atuando no ecossistema de finanças sociais e negócios de impacto. O Oi Futuro compartilha sua experiência na criação do Labora, laboratório de inovação social, focado na aceleração de negócios de impacto. Participação: Flávia Viana, coordenadora de Inovação Social do Oi Futuro; Marco Gorini, da Dín4mo; e Andreia Xavier, da Pipe.Social.

 

Dia 26/04, sexta-feira
15h45 às 17h00 – “E-Sport – Entretenimento, engajamento e mídia” – Casa das Marcas
Executivos falam sobre o mercado do e-sports no Brasil e no mundo, as oportunidades para marcas, como a mídia explora o tema com a geração de novos conteúdos além das transmissões e o papel social dessa indústria. Participação: Bruno Cremona, Gerente de Patrocínios e Eventos da Oi; João Pedro Paes Leme, Sócio-Diretor Take4Content; Ricardo Chantilly, Empresário e co-criador do Afrogames; Leandro Valentim, Head de Novos Negócios de Esporte do Grupo Globo; Danielle Mello, Gerente de Marketing Digital da Tilibra, e Luiz Gustavo Pacete, Editor-assistente do Meio & Mensagem.

 

FESTIVAL

Dia 27/04, sábado
12h45 às 13h45 – Mesa: “Educação para economia criativa: a experiência jovem” – Sala de Inovação Oi
Quais competências e habilidades devem ser trabalhadas com adolescentes/jovens – e como – para que eles atuem na economia criativa nos dias de hoje. Participação: Eloi Leones, Educador e repensador de processos, Ingrid Andrade, Scrum Master, Hélio Oliveira, Designer.

 

Dia 28/04, domingo
13h às 14h – “Cultura pop para inovar na educação” – Sala de Inovação Oi
Como conteúdos audiovisuais, música, games, animação, VR/AR, apps e convergência midiática  estão impactando a cultura juvenil e o redesenho das estratégias de ensino-aprendizagem. Participação: Daniel de Sant’anna Martins, Ludólogo e coordenador dos cursos técnicos do NAVE Recife, e Miguel Thompson, Educador e CEO do Instituto Singularidades.

 

Sobre o Rio2C
Após causar impacto econômico de R$ 200 milhões e atingir marcas expressivas em sua edição de estreia – foram 287 painéis, 1000 empresas participantes, 500 keynotes e palestrantes, 18 mil visitantes, 38 shows, 24 horas de games e eSports e mais de 100 experiências AR/VR –, o Rio2C – Rio Creative Conference volta ainda mais forte este ano. Além de ampliar a atuação nos segmentos de audiovisual, inovação e música, a segunda edição do evento proporciona novos espaços dedicados às áreas de neurociência e criatividade e de conteúdo e marcas, com a participação de alguns dos mais prestigiados nomes dos respectivos setores. Nesta edição, o evento se divide em três campos – Mercado, Conferência e Festival. Enquanto os dois primeiros são voltados primordialmente para profissionais da indústria criativa, o último oferece uma série de experiências destinadas a estudantes, universitários e jovens recém-formados ávidos por inspiração, informação e relacionamento.

A segunda edição do Rio2C, conta com a participação de mais de mil convidados, entre palestrantes, executivos e artistas. Os destaques da conferência incluem Charlie Brooker e Annabel Jones, criador e produtora da premiada série britânica Black Mirror, ganhadora de 7 Emmys (2012, 2017 e 2018); o guitarrista, compositor e arranjador Heitor TP, ganhador do Emmy e do Grammy, e autor de diversas trilhas sonoras de sucessos; Louis Black, co-fundador do jornal “The Austin Chronicle” e co-idealizador e diretor do SXSW, maior festival de inovação e criatividade do mundo; além de apresentações de startups como Memphis Meats, BrainQ e Hyperloop TT, que prometem revolucionar os setores de alimentação, saúde e transporte.

 

Especial RIO2C

ARTECULT – ESPECIAL RIO2
Clique aqui e veja nossa cobertura completa
!

Em suas oito edições o Rio2C já contou com mais de 38 mil participantes de 26 países em 989 paineis.

Para conferir a programação completa acesse o site http://www.rio2c.com/programacao

  • Quando: de 23 a 28 de abril
  • Onde: Cidade das Artes – Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
  • Mais informações sobre ingressos e horários em http://www.rio2c.com/

Cobertura RIO2C – 2019:

 

 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Eu me chamo Mariane Barcelos, tenho 26 anos, sou designer e estudante de Audiovisual, construindo uma carreira na área. Já viajei para quase todos os cantos do mundo, inclusive já fui para fora do planeta, já dei um pulo em Marte, conheci uns anéis de Saturno e me aventurei em galáxias muito distantes, me transformei em bruxa, loba e vampira, também já fui super heroína e vilã. Não pensem que sou louca, sou apenas uma cinéfila que enxerga nos filmes uma maneira de se desconectar da realidade, ou quem sabe me conectar, com a minha realidade. Quando eu vejo um filme é para me conectar com aquele mundo, se não estou no clima, digo "nossa que dor de cabeça" e fica para um outro momento. Cinema é para ser sentido, para se apaixonar e se iludir. Encantar. Espero poder compartilhar com vocês, toda essa emoção que eu sinto ao assistir um filme e conseguir fazer com que vocês também embarquem nessa viagem sem destino. Agora através do ArteCult, também faça cobertura de eventos, como o Festival do Rio, RioMarket, Pré-Estreias e afins. Assim como nos filmes, espero poder trazer grandes novidades e coberturas completas em todas as mídias sociais, para que vocês, leitores, possam se sentir sempre imersos ao nosso universo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *