Com mistura de técnica e inovação, Oficina de Sapateado energiza alunas da Terceira Idade

AC ENTREVISTA – Rafaeli Mattos

Tivemos o imenso prazer de entrevistar a cantora, professora de dança e coreógrafa Rafaeli Mattos sobre este seu projeto maravilhoso :  Oficina de Sapateado que recebe alunas da Terceira Idade.

Fred Astaire: sua dança emocionou e inspirou toda uma geração.

Esta oficina é um desafio corporal possível para terceira idade que, em sua maioria, muito se deleitou com o universo do sapateado através dos filmes musicais. Buscando atender ao público a partir de 55 anos, a oficina tem como finalidade, além dos benefícios à saúde, o desempenho artístico por meio de uma composição coreográfica onde a atenção e memória entram em ação. O repertório de movimentos levantado pelos alunos nas improvisações realizadas nos encontros servem de base para composição de uma coreografia que é apresentada no fim da oficina.

Rafaeli, que é Mestre em Artes Visuais com ênfase em dança e possui inúmeras certificações e qualificações do Mundo da Dança (veja o vídeo da entrevista e mais abaixo uma mini biografia desta artista que já recebeu nosso convite para ser uma das nossa colunistas do Canal de Dança!), criou a oficina após aulas de sapateado para algumas alunas desta faixa etária onde entendeu que trabalhando de forma lúdica na dança, havia uma melhoria do equilibrio das alunas, tão  necessário para realizar transferências, memória e socialização durante o avançar da idade.

TÉCNICA APROPRIADA

Tendo como pilar a técnica do sapateado americano, agregando alguns elementos do método O Passo de referências corporais para o ritmo e da percussão corporal, onde a coordenação ganha ênfase, é possível extrair desses corpos maduros, vivências que auxiliarão na apropriação singular dessas técnicas e métodos, gerando uma maneira própria de sapatear“, explicou Rafaeli ao ArteCult.

A Oficina de Sapateado para a Terceira Idade em suas duas edições no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (2014 e 2016) contemplou 60 participantes com idade a partir de 55 anos! Mesmo não sendo os sapatos uma exigência para a vivência da experiência, a maioria dos idosos investiram nos sapatos de chapinhas satisfazendo sua criança interior. O desejo de uma continuação ficou latente em todos os participantes, pois os encontros para sapatear representaram momentos de alegria e bem estar!

Veja então agora nossa ENTREVISTA com a idealizadora do projeto:

Veja o depoimento de algumas das alunas da Oficina que estão mais do que felizes com suas performances e com a sua professora:

Vanda

Juju

Marta

Angela

Nana

Veja através destes dados da OMS porque um projeto assim é tão interessante para a Terceira Idade:

Nós do ArteCult vimos o ensaio e quase saimos dançando também com a alegria delas:

Aula final da oficina no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro

Conheça a artista RAFAELI MATTOS

Rafaeli Mattos de Oliveira Bastos é Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e
Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no
espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de
Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo
Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo
autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da
Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra
Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos
de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua
como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

e-Mail para contatos:  rafartetuudo@yahoo.com.br

Avenida Nossa Senhora de Fátima 22 – Sobreloja

Inscreva-se no canal da artista para acompanhar
sua carreira, seus cursos e dicas de vídeos de dança!

E já que estamos falando de sapateado, curta aí com a gente este vídeo.
Aumente o som e também saia dançando para entrar em contato com Rafaeli!

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

Raphael Gomide
Raphael Gomide é fundador e editor do Portal ArteCult.com, um dos projetos da Webstaff, sua empresa que está sendo estruturada. Especialista de TI e Gerente de Projetos, apaixonado pela sua família, por arte e cinema, criou e administra também no Facebook o Grupo "Dicas de Filmes" e colaborador dos grupos "Dicas de Livros, "Dicas de Músicas" e da páginas "Infância80", "Olheiro Musical", "Bullying nas Escolas" e "Reação Adversa". Criador também das páginas no Facebook: "ArteCult", "BandasNovas" (divulgação de novas bandas) e "CasarOnLine" (página para noivos e convidados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *