O Jardim Secreto de Mariana: O amor tudo supera?

O Jardim Secreto de Mariana, dirigido por Sergio Rezende, retrata a história de João (Gustavo Vaz) e Mariana (Andréia Horta), um casal apaixonado, que vê seu casamento ruir ao terem que lidar com as consequências de um ato que mudaria o futuro da relação. Cinco anos após a separação, eles se reencontram e talvez agora, com os ânimos mais calmos, o amor possa reocupar o seu lugar.

Filmes de romance geralmente seguem sempre a mesma receita – histórias clichês e conflitos que sabemos exatamente como irão terminar. Vez ou outra, surge uma produção que consegue se destoar desse roteiro e entregar algo mais profundo, que fuja do que estamos acostumados a assistir. É o caso dessa belíssima produção nacional.

Andreia Horta em O Jardim Secreto de Mariana. Foto: Reprodução.

Apesar de apresentar uma narrativa sobre a vida de um casal, O Jardim Secreto de Mariana entrega uma história dramática, evidenciando o amor em sua forma mais bruta – provando que apesar de ser um sentimento puro, ele quase nunca se sustenta sozinho e que sua essência também se encontra em sensações e vivências que nos desagradam. O filme não tem como objetivo romantizar apenas a versão bonita e doce de uma relação a dois, mas destacar problemas reais que muitas vezes são colocados em segundo plano, até o momento em que não existe mais solução.

De forma muito natural, o longa se inicia evidenciando as sutilezas, a excitação que se mescla entre o carnal e o sentimental e até atritos bem corriqueiros. Conforme a história avança, o cenário também muda, a ambientação fria e pálida agora ressalta que a frustação, a indiferença e até mesmo a falta de compatibilidade entre ideias e ações se fazem presentes. Embora pareçam sentimentos opostos, todas essas emoções foram muito bem encaixadas em uma história que não se limitou a mostrar apenas a resolução dos conflitos, mas que soube expor de forma muito delicada o processo de entendimento do passado dos personagens.

Andreia Horta e Gustavo Vaz em O Jardim Secreto de Mariana. Foto: Reprodução.

Ainda que o título da produção pareça atrair o protagonismo para Mariana, o longa se refere muito mais a uma jornada de reflexão de João, intercalando uma certa boçalidade, com o desprendimento de sua versão sonhadora. O personagem consegue atingir o objetivo de nos fazer refletir sobre as linhas tênues do perdão e sobre o processo de cura, que às vezes consomem tempo e energia e que as pessoas ao nosso redor podem não compreender.

De modo geral, a produção buscou evidenciar os contrapontos das sombras e luzes que carregamos internamente. A imersão no conflito e todas as nuances dos desdobramentos dos fatos, carregam uma história com muitas possibilidades, principalmente ao mostrar que o amor é um sentimento bem mais abrangente do que a leveza que esperamos encontrar na superfície.

CONFIRA O TRAILER

O Jardim Secreto de Mariana chega exclusivamente aos cinemas brasileiros hoje, 30 de setembro.

 

VICTÓRIA PROFIRIO

 


ArteCult – Cinema & Companhia

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado,  @cineelaw e @marimastrange

#VamosParaOCinemaJuntos


 

 

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *