Novo Mundo – Lurdes e a amizade com Leopoldina

Desembarque da tripulação na Ilha da Madeira. Capitão ( Murilo Grossi ), Lurdes ( Bia Guedes ), Leopoldina ( Letícia Colin ), Anna ( Isabelle Drummond ), Piatã ( Rodrigo Simas ) e Thomas ( Gabriel Braga Nunes ). – Foto: Globo/Cesar Alves

Lurdes (Bia Guedes) é a ama portuguesa de Leopoldina (Letícia Colin). Fiel e dedicada, chegou ao Brasil na comitiva da arquiduquesa para acompanhá-la no país durante o tempo que for necessário. É a responsável pelos cuidados à princesa e está sempre pronta a ouvir os seus lamentos quando o assunto se refere ao príncipe Dom Pedro I (Caio Castro) e às questões familiares.

Com a chegada de Domitila (Agatha Moreira) na vida do imperador, Lurdes fica ainda mais atenta aos movimentos de Leopoldina, pois sabe que ela sofre pela ausência do marido, mas não pode fazer nada diante da situação. Nos próximos capítulos da novela, com Narcisa (Márcia Cabrita) mais perto da princesa no Palácio da Quinta, Lurdes ganha uma aliada, pois a esposa do ministro José Bonifácio (Felipe Camargo) faz de tudo para incentivar Leopoldina a estar mais presente na vida do príncipe e participar dos eventos públicos, onde Domitila faz questão de estar presente.

‘Novo Mundo’ é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com Duba Elia, João Brandão e Renê Belmonte e tem direção artística de Vinícius Coimbra e direção de André Câmara, João Paulo Jabur, Bruno Safadi, Guto de Arruda Botelho e Pedro Brenelli.

Entrevista com Bia Guedes

Como você recebeu a notícia da volta da novela?
Amei! Não é porque faço parte do elenco não, mas essa novela é tão incrível que faz a gente retomar as forças nesse momento. Para mim, foi particularmente especial! Tive bastante dificuldade de me entender no meio de todo esse caos que estamos passando e a novela me faz relembrar momentos maravilhosos. Cada cena que vejo lembro de como eram os bastidores e como nos divertimos durante todo o processo.

Desembarque da tripulação na Ilha da Madeira. Lurdes ( Bia Guedes ) – Foto: Globo/Cesar Alves

Como foi a parceria com Letícia Colin?
Letícia é uma pessoa especial. Ela conseguiu deixar ainda melhor todo o processo. Uma pessoa iluminada e talentosa. Fico feliz a cada conquista dela.

Qual a importância desse personagem na sua carreira?
Nessa novela pude amadurecer muito como atriz. Além de estar cercada de talentos maravilhosos e uma direção cuidadosa e atenta. Pude experimentar vários tipos de cena. A maior parte da minha carreira até então era construída no teatro. Com ‘Novo Mundo’ tive oportunidade de fazer cenas engraçadas, dramáticas e importantes para a construção da história como um todo. Esse desafio só nos fortalece.

Qual cena gostaria de rever?
Difícil (risos). Mas tem duas cenas que considero muito especiais. Uma delas é quando Leopoldina desabafa com a Lurdes sobre estar sozinha e sobre a perda de seu filho. Nos emocionamos muito nessa gravação e mostrou como estávamos conectadas. Outra foi a cena final. Nos divertíamos muito com as cenas da cozinha, Eu, André Dias, Mariana Consoli, Viétia Zangrandi. A nossa cena final foi maravilhosa e fechou nossa história com chave de ouro!

Qual a cena mais difícil?
As primeiras cenas no navio acho que foram as mais difíceis. Fizemos cenas de lutas coreografadas e com muitos detalhes importantes.

Que momento das gravações você lembra com mais carinho?
As cenas onde tinham muitas pessoas do elenco juntas eram sempre incríveis. Lembro da cena de quando foi apresentado o hino da Independência. Passamos o dia inteiro dentro do estúdio gravando e o que era para ter sido um dia muito exaustivo de trabalho se transformou em momentos de muito carinho entre elenco, direção e produção!

Leopoldina ( Letícia Colin ) e Lurdes ( Bia Guedes ) – Foto: Globo/ Raquel Cunha

O que você tem ouvido dos amigos e do público desde que foi anunciada a volta da novela?
Assim que anunciaram que ‘Novo Mundo’ ia voltar comecei a receber várias mensagens e ligações de pessoas que adoraram a novela e que veriam de novo sem dúvida. E pessoas que não conseguiram ver na época, muitas vezes por conta de horário, e que agora na quarentena poderiam assistir. E várias pessoas que queriam mais tempo de ‘Novo Mundo’ no ar, inclusive eu. ‘Novo Mundo’ é uma novela para qualquer momento, independente do tempo.

Tem alguma característica ou algo que você aprendeu com o personagem que ficou pra sua vida?
A dedicação e empenho da Lurdes são intocáveis. Adoro como ela é sensível e amiga! Levo o exemplo comigo, com certeza!

Como tem passado esses dias de isolamento?
No início de tudo eu fiquei bem confusa e nervosa com todo o processo que mostrava estar por vir. Mas entendi que nesse momento precisamos ter calma para focar no que é importante, nos cuidarmos e cuidar do máximo de pessoas que pudermos. Minha vida mudou completamente para passar a quarentena. Voltei a morar com meus pais para estar mais próxima e cuidando deles em tempo integral.

Estava com projetos em andamento antes da quarentena?
Sim, projetos que já estavam para acontecer e outros no processo de criação. Mas mesmo sem data para o pontapé inicial, os trabalhos continuam em construção! Nossa área foi bem prejudicada com a pandemia. Mas somos fortes e estamos nos reinventando sempre. Por enquanto, sigo com um projeto online, o Clube da Cena Lives. Ele já existia no teatro e foi transformado em cenas para lives. Um coletivo de atores, autores e diretores que tem uma semana para deixar a cena pronta para ser feita ao vivo no Instagram.

Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja. Visite: Instagram.com/PortalMariBarcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *