Dia Nacional da Leitura: A atriz Day Mesquita indica quatro livros para leitura

Hoje, dia 12 de outubro, não se comemora somente o dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças, mas também é o Dia Nacional da Leitura. O objetivo desta data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos.

Day Mesquita – Foto: LUIZCLAS

A atriz Day Mesquita, conta que começou a adquirir mais o hábito da leitura após entrar para o teatro:

“Comecei a desenvolver mais o hábito e o gosto pela leitura depois que entrei pro teatro. Quando comecei a estudar, escutava sempre que um bom ator tinha que buscar cada vez mais conhecimento e os livros trariam isso. Então, além das peças e estudos que tinha que fazer já pras apresentações, fui sempre escolhendo algo pra ler em paralelo, algo que não tivesse necessariamente a ver com o trabalho que estava fazendo. Embora, lógico, eu seja uma apaixonada pelo audiovisual, têm livros que são imbatíveis até quando ganham versões pra Cinema, Série… Prefiro ler os livros no papel mesmo, mas gosto muito de ler pelo Kindle também.”

Desde 2009, comemoramos o Dia Nacional da Leitura e para a comemorar a data neste ano de 2021, a atriz preparou uma lista, com quatro dicas de livros:

“Fim” de Fernanda Torres .

“Fim” de Fernanda Torres é um livro sobre o findar da vida, o envelhecer e morrer…, mas é delicioso de se ler, com momentos de arrebatamento, alguns tristes e outros reflexivos, mas com muito humor também. Foi o primeiro livro da Fernanda Torres que eu li e amei a forma como ela escreve, dinâmica. Comecei a ler um outro dela “A glória e seu cortejo de horrores”, que estou adorando também, mas ainda não terminei. Já era fã dela como atriz e artista e, depois desses livros, também como escritora.

“Zen Para Distraídos”, da Monja Coen. Já acompanhava há algum tempo a Monja Coen por seus vídeos e ganhei esse livro de presente de uma amiga, e parece que no decorrer da leitura conseguia ouvir a voz doce da monja com seu jeito engraçado e leve de falar. O livro tem conceitos do budismo para ajudar a melhorar nosso bem-estar diário em meio a tantas informações e excesso de afazeres.

“Uma Vida Inventada” da Maitê Proença, li há bastante tempo, e ele me veio à memória agora. Com histórias da sua vida, reais ou não, foi uma leitura bem dinâmica também é interessante.

“ Ideias Para Adiar o Fim do Mundo” de Ailton Krenak.

“ Ideias Para Adiar o Fim do Mundo” de Ailton Krenak, foi o último livro que li. Ele é pequenininho, mas cheio de boas informações e boas reflexões vindo desse grande  ativista do movimento socioambiental e da defesa dos direitos indígenas. Ele traz discussões sobre a maneira como desassociamos a natureza da ideia que temos de humanidade.

Vale lembrar que internacionalmente, o Dia Mundial da Leitura é celebrado em 23 de abril, data que marca o aniversário de morte do icônico autor inglês William Shakespeare e do espanhol Miguel de Cervantes.

 

 

 


Faça abaixo um comentário sobre este artigo. PARTICIPE!

Comentários (utilize sua conta no Facebook):

Powered by Facebook Comments

Author

maribarcelos
Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja. Visite: Instagram.com/PortalMariBarcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *